"Pois todo dia e toda hora era dia de índio
Mas agora eles tem só um dia
Um dia dezenove de abril"
Mas agora eles tem só um dia
Um dia dezenove de abril"
Foto - http://greenme.com.br/ |
O Dia do Índio originou-se em 19 de abril de 1940, quando várias lideranças indígenas reuniram-se no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México.
Depois da introdução, nada melhor do que entrar no clima com algo que inspirou nosso título e certamente vai inspirar sua leitura também: Jorge Ben Jor cantando a música que dá nome ao post. ;)
Agora vamos direto para um capítulo delicioso dessa história: a culinária indígena brasileira. Nem todos sabem, mas são muitos os alimentos de origem indígena em nosso dia a dia. Mais do que isso: a forma como os preparamos e consumimos também está intimamente relacionada a essa cultura.
Quer alguns exemplos? Usar farinha de mandioca em beijus e tapiocas. Assar aquele peixe delicioso em folha de bananeira. Fazer petiscos e refeições à base de milho, como a pipoca. Comer paçoca, pirão. E, se você ama caju, pode atribuir isso aos nossos antepassados. A gente explica: existem relatos de guerras entre os cariris e os tapuias para ver quem ficava com os cajueiros das áreas litorâneas. Também, pudera: com o caju eles faziam suco, doce, vinho, licor, farinha e bolo (castanhas).
Os índios também consumiam bastante mel. Antes de conhecerem a cana-de-açúcar, retiravam o mel das colmeias, sempre tendo o cuidado de deixar um pouco para garantir a continuidade do trabalho das abelhas. Deu pra perceber que o desperdício simplesmente não tinha lugar nessa cultura, não é?
E, só pra aguçar a curiosidade (afinal muitas delas não são assim tão famosas), conheça algumas frutas silvestres que faziam parte da dieta indígena: mangaba (ou, como eles diziam, “bato-i”), ingá (ou “y-igá”), jabuticaba, abiu, guabiraba, oiticoró, mamão pequeno, maracujá, sapucaia (também chamada de cumbuca-de-macaco), jenipapo (eles comiam a polpa e as sementes, e usavam a casca para pintar o corpo) e pequi (“pe-qui”, que em tupi quer dizer “casca espinhosa”).
E, depois de tantas delícias, vamos homenagear esse dia tão especial com as receitas abaixo.
SORVETE ORGÂNICO DE TAPIOCA
Ingredientes
1 xícara (chá) de tapioca granulada (160g)
1 xícara (chá) de creme de leite (200g)
1 xícara (chá) de água (200ml)
2 xícaras (chá) de União Orgânico (380g)
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 xícara (chá) de leite em pó integral (90g)
1 litro de leite (1000ml)
Modo de Preparo
Misture a tapioca com a água e reserve. Misture os ingredientes restantes e leve ao fogo até levantar fervura. Adicione a tapioca reservada e bata, na batedeira até homogeneizar. Leve ao freezer até que comece a endurecer. Bata novamente e volte ao freezer até o completo endurecimento.
Rendimento: 2 a 4
Grau de dificuldade: baixo
Receita União
Capacidade da xícara: 200ml
Rendimento: cerca de 2500g
CREME DE TAPIOCA COM COCO
Ingredientes
½ xícara (chá) de tapioca granulada (80g)
1 lata de creme de leite (300ml)
3 e ½ xícaras (chá) de leite (700ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
1 pau de canela, pequeno
1 pacote pequeno de coco seco (50g)
1 xícara (chá) de União Refinado (160g)
União Refinado para caramelizar
2 gemas, peneiradas (cerca de 40g)
Modo de Preparo
Deixe a tapioca de molho em 2 xícaras de leite, por cerca de 2 horas. Acrescente o leite restante e a canela. Ferva até que fique macia. Junte o açúcar UNIÃO e as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo logo após a fervura.
Fora do fogo, junte o creme de leite, o coco e a baunilha. Coloque nas fôrmas e leve à geladeira. Antes de servir cubra com uma fina porção de açúcar UNIÃO e caramelize com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida diretamente sobre a chama do fogo.
Devido a variação da granulometria da tapioca, pode ser necessária a adição de mais 1 xícara (chá) de leite (200ml) no cozimento do creme.
Tipo de receita: cremes - coberturas, recheios
Rendimento: 5 a 10
Grau de dificuldade: baixo
Capacidade da xícara: 200ml
Tipo do recipiente: fôrma para suflê
Capacidade do recipiente: 125ml
Rendimento: cerca de 10 porções
Postado por União em Doce União
http:/www.ciauniao.com.br/receitas/SORVETE-ORGANICO-DE-TAPIOCA/290
http://www.ciauniao.com.br/receitas/CREME-DE-TAPIOCA-COM-COCO/259
Nenhum comentário:
Postar um comentário