sábado, 19 de abril de 2014

Todo Dia era Dia de Índio




"Pois todo dia e toda hora era dia de índio
Mas agora eles tem só um dia
Um dia dezenove de abril"
Foto - http://greenme.com.br/

O Dia do Índio originou-se em 19 de abril de 1940, quando várias lideranças indígenas reuniram-se no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México.

Depois da introdução, nada melhor do que entrar no clima com algo que inspirou nosso título e certamente vai inspirar sua leitura também: Jorge Ben Jor cantando a música que dá nome ao post. ;)

Agora vamos direto para um capítulo delicioso dessa história: a culinária indígena brasileira. Nem todos sabem, mas são muitos os alimentos de origem indígena em nosso dia a dia. Mais do que isso: a forma como os preparamos e consumimos também está intimamente relacionada a essa cultura.

Quer alguns exemplos? Usar farinha de mandioca em beijus e tapiocas. Assar aquele peixe delicioso em folha de bananeira. Fazer petiscos e refeições à base de milho, como a pipoca. Comer paçoca, pirão. E, se você ama caju, pode atribuir isso aos nossos antepassados. A gente explica: existem relatos de guerras entre os cariris e os tapuias para ver quem ficava com os cajueiros das áreas litorâneas. Também, pudera: com o caju eles faziam suco, doce, vinho, licor, farinha e bolo (castanhas).

Os índios também consumiam bastante mel. Antes de conhecerem a cana-de-açúcar, retiravam o mel das colmeias, sempre tendo o cuidado de deixar um pouco para garantir a continuidade do trabalho das abelhas. Deu pra perceber que o desperdício simplesmente não tinha lugar nessa cultura, não é?

E, só pra aguçar a curiosidade (afinal muitas delas não são assim tão famosas), conheça algumas frutas silvestres que faziam parte da dieta indígena: mangaba (ou, como eles diziam, “bato-i”), ingá (ou “y-igá”), jabuticaba, abiu, guabiraba, oiticoró, mamão pequeno, maracujá, sapucaia (também chamada de cumbuca-de-macaco), jenipapo (eles comiam a polpa e as sementes, e usavam a casca para pintar o corpo) e pequi (“pe-qui”, que em tupi quer dizer “casca espinhosa”).

E, depois de tantas delícias, vamos homenagear esse dia tão especial com as receitas abaixo.




SORVETE ORGÂNICO DE TAPIOCA

Ingredientes

1 xícara (chá) de tapioca granulada (160g)
1 xícara (chá) de creme de leite (200g)
1 xícara (chá) de água (200ml)
2 xícaras (chá) de União Orgânico (380g)
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 xícara (chá) de leite em pó integral (90g)
1 litro de leite (1000ml)


Modo de Preparo

Misture a tapioca com a água e reserve. Misture os ingredientes restantes e leve ao fogo até levantar fervura. Adicione a tapioca reservada e bata, na batedeira até homogeneizar. Leve ao freezer até que comece a endurecer. Bata novamente e volte ao freezer até o completo endurecimento.

Rendimento: 2 a 4
Grau de dificuldade: baixo
Receita União
Capacidade da xícara: 200ml
Rendimento: cerca de 2500g


 CREME DE TAPIOCA COM COCO

CREME DE TAPIOCA COM COCO

Ingredientes

½ xícara (chá) de tapioca granulada (80g)
1 lata de creme de leite (300ml)
3 e ½ xícaras (chá) de leite (700ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
1 pau de canela, pequeno
1 pacote pequeno de coco seco (50g)
1 xícara (chá) de União Refinado (160g)
União Refinado para caramelizar
2 gemas, peneiradas (cerca de 40g)




Modo de Preparo

Deixe a tapioca de molho em 2 xícaras de leite, por cerca de 2 horas. Acrescente o leite restante e a canela. Ferva até que fique macia. Junte o açúcar UNIÃO e as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo logo após a fervura.
Fora do fogo, junte o creme de leite, o coco e a baunilha. Coloque nas fôrmas e leve à geladeira. Antes de servir cubra com uma fina porção de açúcar UNIÃO e caramelize com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida diretamente sobre a chama do fogo.

Devido a variação da granulometria da tapioca, pode ser necessária a adição de mais 1 xícara (chá) de leite (200ml) no cozimento do creme.
   
Tipo de receita: cremes - coberturas, recheios
Rendimento: 5 a 10
Grau de dificuldade: baixo
Capacidade da xícara: 200ml
Tipo do recipiente: fôrma para suflê
Capacidade do recipiente: 125ml
Rendimento: cerca de 10 porções


Postado por União em Doce União
http:/www.ciauniao.com.br/receitas/SORVETE-ORGANICO-DE-TAPIOCA/290
http://www.ciauniao.com.br/receitas/CREME-DE-TAPIOCA-COM-COCO/259

Nenhum comentário:

Postar um comentário