sexta-feira, 18 de abril de 2014

Páscoa Pernambucana que se preze tem de ter Bredo, Coco e Jerimum.

Nossos ingredientes desta época pascal são ricos em culturas. com raízes africanas, indianas, sertanejas e americanas, cada insumo traz a sua história, contribuições ímpares ao nosso paladar.

Coco, bredo e jerimum são presença certa na mesa de todos os pernambucanos (Teresa Maia/DP/D.A.Press)
 Coco, bredo e jerimum são presença certa na mesa de todos os pernambucanos 

“Do miolo de coco fresco se tira leite com que se cozem arroz, ralado com um ralo e bem lavado em duas ou três águas, e espremido entre as mãos, de modo que lhe façam lançar toda a umidade que tem. E desta maneira fica o coco tão seco e miúdo, como farelo de pau, e pelo contrário a água em que foi lavado fica tão grossa, que parece leite de vacas muito alvo, ou de amêndoas, e com esta água se faz o arroz de leite tão bom que fica mais saboroso que pudera ficar, se fora cozido com qualquer outro leite”, escreve Câmara Cascudo, em seu célebre História da Alimentação no Brasil (Global, 2004), relatando os escritos de Frei João dos Santos, publicados em 1609. “Com leite de coco, come-se areia!”, diz o ditado que traz no bojo toda a potência das delícias que podem ser extraídas dos alimentos com o simples acréscimo do líquido mágico.

A espécie cocos nucifera, segundo estudos da chef e pesquisadora do projeto Comedoria Popular, Ana Cláudia Frazão, foi trazida pelos escravos africanos, sobretudo os de Moçambique, onde a extração e o uso culinário eram práticas comuns, herdadas da cultura indiana. Pros lados da Índia, inclusive, diz-se que se existir uma árvore do paraíso, esta árvore é o coqueiro, da qual se pode aproveitar absolutamente tudo: leite, amêndoa, água, palmas, azeite, filamentos, raízes e madeira. Absorvido e divulgado pelos africanos, e incorporado pela culinária brasileira, há quem ache - não completamente despido de razão - que o leite de coco é um brasileiro nativo. E é ele, espesso, branco e quase trivial para o nosso paladar habituado que, combinado com frutos do mar, feijão, arroz, jerimum e bredo empresta um sabor único às preparações que dão o tom da Páscoa de qualquer pernambucano.

“Penso que todos os ingredientes da terra que emprestam sabores ao cardápio pascal, e que são basicamente os mesmos temperos, aromas e paladares do dia a dia da tradicional mesa pernambucana, foram  construídos através da experimentação e práticas culinárias dos nossos  antepassados”, reflete Ana Cláudia Frazão sobre os motivos do uso destes ingredientes nas refeições dos dias pós Quaresma.

Combinados com o coco, é uma verdadeira heresia a ausência do jerimum e do bredo na data santa. O bredo faz parte dos hábitos alimentares do Agreste e do Sertão pernambucanos e se desenvolve facilmente em qualquer terreno. A espécie talinun triangulare é a consumida na Semana Santa, e sua presença é surpreendente apenas para os comensais da capital, já que cresce generosamente nas terras do interior pernambucano, sendo às vezes arrancada como uma erva daninha. “Eu atribuo a tradição pela harmonização com o leite de coco, além de se tratar de uma preparação  econômica e ao mesmo tempo rica do ponto de vista nutricional”, revela a chef e pesquisadora. Já o jerimum nos foi emprestado pelas civilizações Olmeca, Asteca, Inca e Maia, mas sua vinda para o Brasil também deve agradecimentos aos povos africanos, que fizeram do seu plantio parte da cultura tradicional dos povos quilombolas e grupos de agricultura familiar. (Julya Vasconcelos)
Fonte-http://www.diariodepernambuco.com.br/
(Teresa Maia/DP/D.A.Press)

Bredo de coco
Receita de Bredo de Coco

Ingredientes da Receita de Bredo de Coco
2 maços de bredo 250 ml de leite de coco 4 tomates picados 1 cebola picada. 2 dentes de alho amassados. Coentro a gosto picado 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Sal e pimenta a gosto.

Como Fazer Bredo de Coco Modo de Preparo:
Separe as folhas do talo, lave e escalde. Escorra e reserve. Frite a cebola e o alho no azeite. Junte os tomates e deixe cozinhar até encorpar. Junte o coentro e tempere com sal e pimenta. Acrescente o bredo e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o leite de coco. Assim que levantar fervura, apague o fogo. Sirva com feijão de coco, peixe de coco e arroz branco.
Fonte- http://www.receitastipicas.com/

Receita de Jerimum de Coco


Ingredientes da Receita de Jerimum(Abóbora) de Coco · 800 g Abóbora; · Azeite extra virgem; · 50 ml de leite de coco; · Pimenta do reino; · ½ de Molho de salsa; · 1 Tomate; · 3 dentes de alho; · 2 Cebolas; · Queijo Parmesão ralado; (Opcional) · Sal. 

Como Fazer o Jerimum de Coco Modo de Preparo: 1) Pique as cebolas, os dentes de alho. Tire a pele do tomate e tire as sementes e pique em cubos
pequenos. Pique também a salsa e reserve tudo; 2) Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourar; 3) Junte o tomate picado e refogue por mais 5 minutos e acrescente a abóbora; 4) Coloque a metade da altura da abóbora de água, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo alto até a abóbora ficar molinha; 5) Mexa bastante com uma colher para desmanchar a abóbora. Se necessário deixe secar um pouco da água para deixar na textura que você gostar; 6) Ajuste o sal e acrescente a salsa misturando bem; 7) Acrescente o leite de coco e misture até homogeneizar; 8) Seu quibebe está pronto para ser servido. Enfeite com queijo parmesão ralado.(Opcional) Fonte-http://cozinhauldarico.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário