sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Culinária Regional e Cultura Caipira



Novo livro do jornalista que inovou a tevê brasileira com a proposta de cozinhar ao ar livre nas pequenas e médias cidades

O jornalista Fernando Kassab lança hoje o livro Prato Fácil: 10 anos. Uma coletânea com receitas culinárias e causos focalizados em 300 cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, a obra celebra os dez anos de exibição do quadro semanal Prato Fácil - concebido e apresentado por Kassab - no Jornal da EPTV 1ª edição. A emissora é afiliada da Rede Globo nas regiões paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos e na mineira Varginha.

Transmitido pela primeira vez no mês de fevereiro de 2003, Prato Fácil trouxe um formato pioneiro ao jornalismo gastronômico e uma inovação à tevê brasileira. No quadro, Kassab, um especialista em culinária regional, cozinha ao ar livre e degusta receitas junto a populares e convidados. Para gravar a atração, invariavelmente numa cidade da área de cobertura da EPTV, a equipe da emissora já percorreu desde a estreia mais de 350 mil quilômetros.

De acordo com o jornalista, as 300 receitas do livro Prato Fácil: 10 anos são simples de fazer e de custo acessível. “Foram preparadas em praças, feiras livres, sob árvores frondosas e, muitas vezes, ao sabor dos humores do clima” ressalta Kassab. Ele acrescenta que a relação de pratos que compõe o livro foi elaborada no ano de 2009, quando a EPTV completou trinta anos no ar e o quadro Prato Fácil percorreu todos os municípios da área de cobertura como parte das comemorações.

“A ideia do programa, e agora do livro, é sempre fazer com que as pessoas, mesmo as que não tenham qualquer intimidade com a arte de cozinhar, sintam prazer em preparar pratos saborosos baseados em ingredientes fáceis de encontrar”, reforça Kassab. Segundo o jornalista, a escolha das receitas reunidas na obra levou em conta, sobretudo, aspectos históricos, tradições regionais e a identidade gastronômica dos municípios visitados.

“Todas as receitas são especiais. Com algumas, porém, tenho uma relação amorosa, próxima. Passei minha infância no Sul de Minas e em Ribeirão Preto e a minha ligação com a cultura do caipira é muito forte”, revela Kassab.

O jornalista conta ainda que o quadro Prato Fácil começou a ser concebido durante uma viagem a trabalho feita aos Estados Unidos em 1999. Na companhia do repórter cinematográfico José Ferreira Filho, Kassab assistia ao programa Arizona Grill, no qual o protagonista cozinhava ao ar livre com apoio de apenas uma câmera, mas sem a presença de público. Fascinado com o desempenho do apresentador americano, o jornalista trocou ideia com Ferreira sobre a possibilidade de realizar uma proposta semelhante na tevê regional. Concordaram que seria viável.

De volta ao Brasil, Kassab concebeu o formato de sua atração com a direção de jornalismo da EPTV. O programa estreou quatro anos depois, após a realização de estudos que demandaram adaptações de conteúdo e conceito, segundo o perfil do público presente nas áreas cobertas pela emissora.

Nos dias de hoje, Prato Fácil atinge em torno de 10 milhões de espectadores e recebe diariamente centenas de sugestões e dicas dos telespectadores.
Fonte:BIA – Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est.
Fonte- http://www.revistain.com.br/noticia_online/culinaria/8153_culinaria_regional_e_cultura_caipira.html
Publicada em : 16/12/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário