quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Feiras Orgânicas

PROCURE A FEIRA MAIS PERTO DE  VOCÊ

O que é?

O Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável é uma ferramenta de busca rápida que mapeia e cadastra feiras orgânicas e grupos de consumo responsável voltada para estimular consumidores interessados em acessar alternativas de alimentação mais sustentáveis.
Por que um mapa de Feiras Orgânicas?
O Idec realizou no começo de 2012 uma enquete que mostrou que 74% dos visitantes disseram que consumiriam mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos. Outros 20% optariam por orgânicos se houvesse mais feiras especializadas perto da sua casa.
Com base nestes dados, o Idec realizou uma pesquisa que demonstrou que os preços de orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos nas feiras orgânicas (confira a pesquisa na íntegra em bit.ly/preçoorganicos). Com isso em mente, o Idec foi verificar quantas feiras orgânicas existem nas capitais brasileiras, e em seu primeiro levantamento foram descobertas pelo menos 140 feiras orgânicas distribuídas em 22 capitais brasileiras. Ou seja, existem feiras especializadas de orgânicos, além de grupos que se organizam para comprar tais produtos, a preços menores que em supermercados. Então por que não ter uma ferramenta que mostra isso de uma forma rápida e prática para o consumidor?
Afinal, para que preciso saber disso?
O Brasil sofre de um problema grave de uso exagerado de agrotóxicos, aqueles produtos químicos que, supostamente, servem para proteger os alimentos de pragas. Hoje, somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, representando 19% do consumo mundial (fonte). Isso equivale a cerca de 5kg de agrotóxicos por brasileiro no ano. Estas substâncias estão presentes irregularmente em 30% dos alimentos que comemos (fonte). E por conta da exposição dos produtores com esses químicos, o agrotóxico se tornou a 2a maior causa de intoxicação no país (fonte). Quando falamos de agrotóxicos, não falamos apenas do que está na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e outros alimentos.
Sendo assim, precisamos encontrar alternativas que realmente nos alimente sem prejudicar nossa saúde e bem estar. E o mapa de feiras orgânicas e grupos de consumo responsável tem justamente este propósito.
Mas o que são Grupos de Consumo Responsável?
Grupos de Consumo Responsável (GCRs) são grupos de pessoas que se organizam para comprar produtos mais saudáveis e que respeitem o meio ambiente de uma forma diferente da que ocorre no mercado convencional. Podem ser formados tanto por pessoas quanto por entidades, e o seu propósito é fomentar um ato de consumo mais sustentável, tornando ainda mais acessível o consumo destes produtos, como as cestas de alimentos orgânicos. Além disso, os GCRs buscam promover a troca de saberes entre os participantes, a reflexão e a transformação de hábitos e costumes, tomando conhecimento sobre todas as relações socioambientais desde a produção até o consumo.

Fonte-http://www.idec.org.br/tema/alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário