terça-feira, 28 de maio de 2013

28 de Maio - Dia do Hamburguer


Dia 28 de maio é o Dia do Hambúrguer!

Não existe uma versão definitiva para a origem do hambúrguer. Uma delas, conta que tudo começou com os guerreiros tártaros que levavam carne embaixo da sela de seus cavalos, para amaciá-las e conservá-las, e era consumida crua. Quando os imigrantes germânicos originários de Hamburgo chegaram à América no início do século XIV, eles trouxeram sua receita, que foi frita para se adaptar ao gosto local.
Somente entre as décadas de 10 e 20 que ele se transformou em sanduíche, inserido entre duas fatias de pão. O sanduíche de hambúrguer invadiu os Estados Unidos, de tal forma que não se pensa no estilo de vida norte-americano sem ele. Chegou ao Brasil nos anos 50 e ficou conhecido depois que a primeira rede de “fast-food” começou a produzi-lo em larga escala.
Hoje é possível encontrar hambúrguer de diferentes tipos de carne: bovina, suína, frango, peru e até de carnes mais exóticas, como avestruz. Apesar de tradicionalmente a receita de hambúrguer ser a base de carne, também encontramos receitas de soja, vegetais, aveia e quinoa. Sem dúvida o hambúrguer se popularizou!
REFERENCIAS:
História, lendas e fatos: a história do hambúrguer, 2004 apud COSTA, L.O. Processamento e diminuição do reprocesso do hambúrguer bovino, 2004. 
www.equilibriumonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário