sábado, 25 de maio de 2013

25 de Maio - Dia da Costureira

A história da costura está intimamente ligada com a história do próprio ser humano.
Foram identificadas agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás, nessa época, o material era o couro.
Cinco mil anos depois, segundo estudos, a espécie humana dominou a técnica de produção de tecidos através do uso de pelos de animais, como a ovelha.
Entre cinco mil anos atrás e 400 a.C. estão as principais fontes de informação sobre a costura na antiguidade.
As informações vêm de pinturas, vasos e esculturas que dão uma idéia aos pesquisadores de como eram as roupas e qual era o papel da costura em cada época.
A quase cinquenta anos foi descoberta a cidade de Çatal Hüyük, que foi a primeira civilização a se preocupar com a vestimenta por motivos também estéticos, valorizando muito a profissão de costureiro.
Antes dessa descoberta pensava-se que os sumérios e egípcios tivesse sido os primeiros a ter esse tipo de preocupação.
O auge da costura na antiguidade foi a civilização persa que chegou a confeccionar peças mais confortáveis e personalizadas.
A idade média trouxe uma série de diferenciações no campo da costura. Muitas túnicas feitas de algodão, sobrepostas, faziam com que o nobre se sentisse confortável com os rigores do inferno europeu. A qualidade das roupas cresceu à medida que se desenvolveu a habilidade dos artesãos.
O renascimento manteve a mesma base das roupas, com mais importância para os ornamentos. As roupas vinham costuradas com jóias diversas. Nesse momento a costura se torna um empreendimento muito lucrativo.
Com a revolução industrial (na Inglaterra ela foi feita baseada na produção de tecidos), começou a haver uma grande padronização da costura.
Hoje, a indústria da moda incorporou parte da diferenciação e a profissão encontra-se em ascensão sendo que é cada vez maior a exigência de mão de obra cada vez mais qualificada.
E é você trabalhador (a) que faz desta nossa profissão um dos pilares de sustentação de nossa economia!
http://www.costureirassp.org.br

15762667415456225_xgyhv4g7_c_large

http://pordentrodamodabymarinact.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário