domingo, 22 de julho de 2012

O Projeto Terrapia

entrada do Terrapia
Entrada do Terrapia



O Projeto Terrapia - Alimentação Viva na Promoção da Saúde, teve início em julho de 1997 e faz parte das ações de Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
Trata-se de um experimento desenvolvido no campus da FIOCRUZ na construção coletiva de uma horta e pomar com a participação dos usuários, com o objetivo de criar um ambiente saudável e desenvolver as ações de promoção da saúde. Desenvolvemos nossas atividades em espaço aberto debaixo das árvores, num ambiente de cultivo biológico com uma praça de alimentação e  varanda para os dias de chuva. A organização dos espaços foi toda realizada com a participação dos usuários além da equipe da infraestrutura institucional. Com instalações simples, propomos a maior integração com o ambiente natural como forma de Promoção da Saúde, nas unidades de Atenção Primária à Saúde.

Como trabalhamos?
Cursos livres gratuitos
Convidamos a todos, independente da escolaridade, a participarem de cursos, oficinas e seminários sobre Alimentação Viva que envolve a produção de sementes germinadas e brotos, preparo dos alimentos na culinária viva, além de conversas sobre hábitos de vida com compromisso ambiental.
Estimulamos que cada um se torne seu próprio médico entendendo que a construção da saúde é sempre individual e que todos somos pesquisadores ativos de nosso próprio corpo.
Além disso, as mudanças de hábitos alimentares e as práticas de auto-cuidado utilizando recursos naturais, sensibiliza o participante para os assuntos relacionados à ecologia, reafirmando a relação entre saúde e ambiente natural.

O site em capítulos, nosso Livro Vivo,  tem o objetivo de disponibilizar as experiências com a Alimentação Viva e o estilo de vida que a acompanha, de modo a estimular mais adeptos nesta caminhada ambiental. Ou seja, dar suporte àqueles que não podem freqüentar o Terrapia e que desejam experimentar a alimentação viva. Chamamos de Livro Vivo a essas páginas que constantemente nascem e caem de acordo com as "estações" do grupo. Como é Vivo, cresce na medida em que compartilhamos nossa experiência cotidiana.
Mostra a pesquisa que foi realizada sobre as sementes próprias para consumo germinadas e a metodologia de ensino desenvolvida. O capítulo “Como germinar” foi pesquisado em cinco idiomas diferentes sobre como apresentar a alimentação viva ao público.
Organização do material didático e o Bazar Solidário
Com o objetivo de facilitar o aprendizado e de gerar a auto-sustentabilidade do Terrapia, foi criado o Bazar Solidário. O material didático das apostilas e dos DVDs foi organizado com a participação de todos os participantes que deixaram suas contribuições. É disponibilizado sobre uma mesa onde você mesmo faz sua compra e deixa o “valor sugerido do material” na caixa de doação. No sistema da economia solidária, cada um pode participar desse empreendimento. Veja o que poderá encontrar nas dependências do Terrapia:
1- Apostilas de receitas da alimentação viva
2- Sementes, coadores e livros básicos
3- Dvds:
Palestra "Alimentação Viva" gravada na TV União Planetária
Apresentação do projeto: "Alimentação Viva para todos-uma experiência no Rio de Janeiro;
”Culinária Viva do Terrapia";
"Mãos a obra: passo a passo do mutirão de  limpeza dos rios" (ação do Terrapia no mutirão em Teresópolis).
Participação em Eventos
Organizamos e participamos de eventos que envolvam a alimentação viva e cuidados ambientais de acordo com a disponibilidade dos voluntários. Anualmente temos dois encontros do "Junta-Pratos" da Alimentação Viva, sempre na primeira quinta-feira de julho e de dezembro. É aberto ao público em geral e a participação é através da contribuição de uma preparação culinária com sementes germinadas e vegetais naturais sem cozimento ou congelamento. Das 8 às 14h estamos em festa!
Aderimos a Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e pela Vida e seus eventos.
Integramos o grupo do Encontro Internacional Crudista, Vegetariano, Frugívoro e Prânico , os eventos da Sociedade Vegetariana Brasileira e participamos de Feiras Agroecológicas na cidade do Rio de Janeiro e Teresópolis, pólo de produção vegetal.

Parcerias

Associação Agroecológica de Teresópolis onde integramos o grupo e oferecemos mensalmente a oficina de preparação culinária Viva com os ingredientes da feira, gratuita, aberta ao público animando com o “almoço na feira”. Todo último sábado de cada mês às 10h você pode participar trazendo sua porção de sementes germinadas. Acesse o blog: http://feiraagroecologicateresopolis.blogspot.com
Unidade de Extensão TERRAPIA RPPN BOM RETIRO, em Casimiro de Abreu, o “Santuário de Vida Silvestre”, que oferece estágios de aperfeiçoamento na prática da alimentação viva e no estilo de vida agroecológico.
Contatos: montanhazul@hotmail.com e http://avarandaviva.blogspot.com

Sítio Virtual CULINARIA VIVA.COM que oferece suporte on line de ensino à distância, divulgação através da Mala Direta, produção e venda de material didático. Você pode acessar  http://culinariaviva.blogspot.com
Fonte- http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=apresenta%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário