terça-feira, 10 de julho de 2012

Como Fazer Bolos Deliciosos

Olá, como vai?
Muito interessante estas dicas para fazer bolos deliciosos! Creio que vai ajudar muito, principalmente quem não tem muita experiencia. Aproveitem!

Dicas e Segredos para fazer Bolos Deliciosos

"Deixamos-lhe algumas dicas úteis para confeccionar bolos deliciosos. Separamos cada uma delas pelas diferentes fases e aspetos da confecção – preparação dos ingredientes, confecção da massa, condições do forno e cozedura – para que seja mais fácil identificá-las.

1. Preparação:

Peneire a farinha e o açúcar, para os tornar mais leves e eliminar pequenos torrões.
Retire os ingredientes do congelador para o frigorífico com antecedência.
Se costuma guardar a manteiga no frigorífico,  retire-a com antecedência, cerca de 30 minutos antes, pois será mais fácil de trabalhar e ficará com uma textura mais cremosa. Desta forma, além de ser mais fácil de ligar com os restantes ingredientes, proporcionará mais suavidade à massa.
Os ovos devem igualmente ser retirados do frio com 30 minutos de antecedência, sendo que as claras, trabalhadas à temperatura ambiente, ficam mais estruturadas.

2. A massa:

Para conseguir um bolo bem fofinho, substitua a manteiga/margarina pela mesma quantidade de óleo.
A massa deve ter sempre um tempo de descanso antes de ser estendida.
Antes de estender a massa, polvilhe com farinha a superfície de trabalho. Deverá pôr pouca farinha, caso contrário a massa absorve-a, alterando a sua consistência. Polvilhe igualmente o rolo da massa e, se necessário, as mãos também.
Para forrar várias formas ao mesmo tempo, coloque-as lado a lado, cubra-as com uma camada de massa e passe com o rolo por cima.
Não é obrigatório enfarinhar a forma depois de untada, mas a farinha facilita o processo de desenformar o bolo, além de deixar uma bonita crosta dourada.
Para fazer um bolo alto e fofo não é imperativo usar fermento. Ovos, açúcar e farinha podem ser os únicos ingredientes necessários para o conseguir, sendo o pão de ló um bom exemplo disso mesmo. A leveza da massa é assegurada pelas claras, pois têm uma proteína que, ao ser batida, absorve o ar e aumenta de volume. No forno, em contacto com o calor e com a farinha de trigo, esse ar expande-se, originando as típicas perfurações na massa do bolo.
Bater as claras em castelo, mesmo que a receita não o recomende, melhora a textura do bolo. No entanto, a incorporação na massa deve ser feita de forma delicada, caso contrário quebram-se as bolhas de ar das claras, impedindo o bolo de crescer adequadamente.
O sal ajuda a clara a aerar mais rapidamente, mas é preciso ter cuidado com o seu emprego, porque provoca desidratação, levando a que a clara perca a textura nevada com facilidade.
Em algumas receitas, o fermento em pó é substituído por bicarbonato de sódio, pois entre os ingredientes há um ácido (leite, iogurte, sumo de limão ou outro) que reage com a base (bicarbonato), libertando bolhas de dióxido de carbono que fazem a massa crescer. Nestes casos, o bolo não vai cresce muito, mas a massa fica leve.
Depois de aberto, o fermento pode ser usado num período de 3 meses, mesmo estando dentro da validade. Ao fim desse tempo, em contacto com a humidade, tende a perder a sua eficiência e esta é uma das razões por que os bolos por vezes não crescem. Para saber se o fermento está ativo, deite uma colher num copo com água e, se a mistura não borbulhar bastante, é sinal que perdeu a força.
O facto de o bolo não crescer também se pode dever a fatores como a temperatura do forno, por estar frio, ou o fermento ser acrescentado muito tempo antes de a massa ir ao forno.
A farinha de trigo com fermento não é a mais indicada para a confeção de bolos pois, como referimos anteriormente, o fermento deve ser um dos últimos elementos a serem acrescentados à massa antes de ir ao forno.
No caso dos bolos recheados, a massa deverá ser pouco porosa, a fim de não ficar empapada. Uma boa dica é polvilhar uma camada de açúcar em pó antes de deitar o recheio sobre a massa.

3. O forno:

Pré-aqueça o forno antes de colocar a massa para que o calor ative o fermento, fazendo a farinha reagir com demais ingredientes e aprisionar o ar, dando leveza à massa.,
Deite a massa só até 2/3 da altura da forma para que o bolo possa crescer sem transbordar.
Salvo indicação em contrario, a forma deve ser colocada sobre a grelha, a meio do forno, para haver uma melhor circulação do calor.

4. A cozedura:

Se a superfície de um bolo começar a ficar escura antes de terminar o tempo de cozedura, cubra-o com uma folha de alumínio.
Terminando o tempo da cozedura indicado nas receitas, espete um palito no centro para verificar a cozedura; se sair seco a massa está cozida, se o palito sair húmido, a massa precisa de cozer mais algum tempo.
Salvo outra indicação, desenforme o bolo sobre uma rede para arrefecer mais depressa. O ideal é deixar o bolo arrefecer cerca de 15 minutos, colocando a forma sobre a grade, para que o ar possa circular na base, arrefecendo-o uniformemente.
Enquanto está quente, a estrutura do bolo é frágil e quebradiça, pelo que não o deixando arrefecer antes de desenformar poderá comprometer a sua estrutura.
Para que o bolo não abata ou se desmanche quando é retirado do forno, deve deixá-lo cozer na totalidade antes de o retirar – daí ser importante verificar o ponto com o palito.  Além disso, a massa precisa de um tempo de estabilização, pelo que se o bolo for tirado do forno antes do tempo, a mudança brusca de temperatura ao entrar em contacto com o ar frio, faz com que as bolhas de  ar no seu interior diminuam e, havendo uma redução da pressão interna, o bolo abate rapidamente.
Além das dicas aqui apresentadas, caso conheça ou tenha desenvolvido outras técnicas, poderá deixá-las nos comentários ou, se desejar, enviar-nos uma mensagem através do nosso formulário de contacto, para que as possamos adicionar ao artigo."

Fonte - http://www.docesregionais.com/dicas-e-segredos-para-bolos-deliciosos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário