sexta-feira, 27 de julho de 2012

Barreado


É um cozido, onde a carne e muitos temperos,  após a ação do  fogo se desmancham e concentram seus sucos próprios. É um prato demorado, que leva de 12 a 24 horas em fogo muito lento e come-se com farinha de mandioca e banana da terra.
Fonte-.velhomundo.com.br



O barreado é um dos principais pratos da cozinha paranaense. Consiste basicamente de um cozido de carne preparado em fogo baixo, por horas a fio, em uma panela de barro selada com uma mistura feita de farinha e caldo. Como acompanhamento, serve-se banana e arroz branco.

Ingredientes

    5 kgs de carne de segunda (coxão mole, peito, patinho)
    500 grs de toucinho fresco
    3 cebolas grandes
    4 tomates grandes
    3 dentes de alho
    4 folhas de louro
    1 colher (chá) de cominho
    pimenta-do-reino a gosto
    sal a gosto
    4 maços de cheiro verde
    1 maço de alfavaca (manjericão)

Modo de preparo

Limpar e cortar a carne em cubos de aproximadamente 4 cms. Temperar com sal e pimenta a gosto. Numa panela (de preferência, de barro) refogar o toucinho. Juntar a cebola e o alho. Dourar. Juntar a carne, o tomate, o louro, o cheiro verde, a alfavaca, e o cominho a gosto. Cobrir tudo com água.

Para vedar a panela:

    2 xícaras de chá de farinha de mandioca
    1 xícara de chá de farinha de trigo
    Cinza de fogão
    Água fervente suficiente para dar a liga
    1 folha de bananeira
    barbante

Como vedar a panela

Amolecer uma folha de bananeira em cima de uma chapa ou em água quente. Amarrá-la sobre as frestas da panela já tampada com barbante. Por cima, vedar com a massa que deve ser feita misturando os demais ingredientes até alcançar a textura adequada. Levar a panela em fogo bem baixo por aproximadamente 6 horas.
O preparo do barreado à mesa

Depois de pronto, uma vez que o barreado está sobre a mesa, este deve ser feito da seguinte maneira: num prato fundo, colocar 2 colheres de farinha de mandioca. Adicionar uma concha do caldo e misturar bem fazendo o pirão escaldar (cozinhar a farinha). Sobre esse pirão, colocar uma concha da carne do Barreado, e misturar bem. Cortar uma banana em rodelas e saborear junto do pirão.

Fonte-www.brasilsabor.com.br


Curiosidade: Hoje, comemora-se:


Dia da Não Violência e da Paz
Dia da Saudade
Dia da Ginástica Olímpica
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário