É um cozido, onde a carne e muitos temperos, após a ação do fogo se desmancham e concentram seus sucos próprios. É um prato demorado, que leva de 12 a 24 horas em fogo muito lento e come-se com farinha de mandioca e banana da terra.
Fonte-.velhomundo.com.br
O barreado é um dos principais pratos da cozinha paranaense. Consiste basicamente de um cozido de carne preparado em fogo baixo, por horas a fio, em uma panela de barro selada com uma mistura feita de farinha e caldo. Como acompanhamento, serve-se banana e arroz branco.
Ingredientes 5 kgs de carne de segunda (coxão mole, peito, patinho) 500 grs de toucinho fresco 3 cebolas grandes 4 tomates grandes 3 dentes de alho 4 folhas de louro 1 colher (chá) de cominho pimenta-do-reino a gosto sal a gosto 4 maços de cheiro verde 1 maço de alfavaca (manjericão) Modo de preparo Limpar e cortar a carne em cubos de aproximadamente 4 cms. Temperar com sal e pimenta a gosto. Numa panela (de preferência, de barro) refogar o toucinho. Juntar a cebola e o alho. Dourar. Juntar a carne, o tomate, o louro, o cheiro verde, a alfavaca, e o cominho a gosto. Cobrir tudo com água. Para vedar a panela: 2 xícaras de chá de farinha de mandioca 1 xícara de chá de farinha de trigo Cinza de fogão Água fervente suficiente para dar a liga 1 folha de bananeira barbante Como vedar a panela Amolecer uma folha de bananeira em cima de uma chapa ou em água quente. Amarrá-la sobre as frestas da panela já tampada com barbante. Por cima, vedar com a massa que deve ser feita misturando os demais ingredientes até alcançar a textura adequada. Levar a panela em fogo bem baixo por aproximadamente 6 horas. O preparo do barreado à mesa Depois de pronto, uma vez que o barreado está sobre a mesa, este deve ser feito da seguinte maneira: num prato fundo, colocar 2 colheres de farinha de mandioca. Adicionar uma concha do caldo e misturar bem fazendo o pirão escaldar (cozinhar a farinha). Sobre esse pirão, colocar uma concha da carne do Barreado, e misturar bem. Cortar uma banana em rodelas e saborear junto do pirão. |
Fonte-www.brasilsabor.com.br
Curiosidade: Hoje, comemora-se:
Dia da Não Violência e da Paz
Dia da Saudade
Dia da Ginástica Olímpica
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
Curiosidade: Hoje, comemora-se:
Dia da Não Violência e da Paz
Dia da Saudade
Dia da Ginástica Olímpica
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário