quinta-feira, 5 de julho de 2012

Goiânia-GO

Aniversário da cidade - 5 de julho.

bandeira Goiás
Bandeira de Goiás





Goiânia... qualidade de vida no coração do Brasil
Localizada a 209 quilômetros de Brasília, Goiânia é uma cidade jovem, moderna e dinâmica. Fundada em 24 de outubro de 1933, foi inaugurada oficialmente no dia 5 de julho de 1942. Planejada para 50 mil habitantes em um Estado que na década de 1930 possuía apenas quatro cidades com mais de 4 mil pessoas, manteve seu plano como instrumento real de ocupação e crescimento até o início da década de 1950. Hoje a cidade já conta com mais de 1 milhão de habitantes. A expansão urbana aos poucos foi alcançando municípios vizinhos, hoje ligados à capital.

Goiânia, assim como outras cidades brasileiras, tem vivenciado dilemas urbanos em razão do crescimento acelerado verificado especialmente após a inauguração da capital federal no Planalto Central, em 1960. Apesar dessas mudanças, a cidade é promissora e agradável para viver, preservando diversas áreas verdes. É considerada hoje a sétima cidade brasileira com melhor qualidade de vida. Belas praças, jardins e clubes fazem parte de sua paisagem. Em vários pontos conserva um ar interiorano, apesar do movimentado trânsito cercado por concreto, asfalto, indústrias e um comércio forte.

Goiânia possui excelente estrutura hoteleira com 7.500 leitos e inúmeros restaurantes. Sua vida noturna é agitada, atraindo visitantes não apenas do interior do Estado, mas principalmente de Brasília. A cidade é conhecida por ser referência em música eletrônica e por abrigar um dos maiores movimentos de rock independente, força impulsionada pela Monstro Discos, gravadora que apóia esses grupos. Em seu Centro de Cultura e Convenções são realizados anualmente diversos congressos de caráter nacional e internacional, atraindo visitantes de todo o mundo.

A capital goiana recebe também compradores de várias regiões brasileiras atraídos pela excelência de sua indústria de confecções. Algumas vias da cidade abrigam lojas de fábricas, como as Avenidas 85 e T-2. Outro aspecto que também chama a atenção é a qualidade de sua medicina. Goiânia é atualmente centro de referência em diversas especialidades, como oftalmologia e cirurgia estética.
O art-déco foi o estilo arquitetônico que mais influenciou as edificações da capital nas décadas de 30 e 40. Entre as principais construções no estilo estão os prédios públicos da Praça Cívica, a Estação Ferroviária e o Teatro Goiânia.


Na História

A região onde está hoje Goiânia virou notícia no final do século XVI, com a descoberta das primeiras minas de ouro pelos bandeirantes que adentravam o sertão desconhecido. Durante o século XVII, Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, explorou o território em diversas expedições. Em 1726, seu filho, também chamado Bartolomeu, volta e funda o Arraial da Barra, primeiro povoado da região. Outros aglomerados foram então surgindo em função da mineração, e o território é desmembrado de São Paulo, dando origem em 1824 à Província de Goiaz.

O ciclo do ouro estende-se até a chegada do século 20, quando as atividades básicas da economia goiana passam a ser a agricultura e principalmente a pecuária. Com o desenvolvimento dos transportes e o surgimento de novas cidades, a antiga capital, Vila Boa, hoje chamada de cidade de Goiás, ou Goiás Velho (atual Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco), começa a ser apontada como limitação para o crescimento do Estado.
Pedro Ludovico Teixeira, nomeado interventor federal, assume a missão endossada pelo presidente Getúlio Vargas de criar a nova capital. Lançada a pedra fundamental em 24 de outubro de 1933, data em que se comemora o aniversário da cidade, Goiânia começa a tomar forma sob a orientação do arquiteto Atílio Correia Lima, com a contribuição de imigrantes oriundos de várias regiões do Brasil. O nome da cidade, que motivou um concurso promovido em 1933 pelo jornal semanal O Social, só foi empregado oficialmente pela primeira vez por Pedro Ludovico três meses antes da inauguração da cidade.

educandocomcarinhoo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário