O autor brasileiro Maurício de Sousa criou, há 50 anos, a destemida personagem de banda desenhada Mônica, e pretende assinalar o aniversário com várias iniciativas, entre as quais uma série com as personagens adultas.
Mônica comemora 50 anos |
Maurício de Sousa já se dedicava ao desenho e às tirinhas de banda desenhada quando, em 1963, criou a Mônica, personagem inspirada numa das filhas e batizada com o mesmo nome, e cujo sucesso acabou por ditar aquela que seria a estrela de uma "turma" que inclui outras figuras como Cebolinha, Cascão e Magali.
Aos 78 anos, Maurício de Sousa é, possivelmente, o autor de banda desenhada de maior sucesso do espaço da lusofonia, e um dos mais carismáticos do Brasil, por conta desse império erguido com a ajuda de Mônica, que o levou a editar milhares de revistas com as histórias da turminha, a abrir parques temáticos e a avançar para o cinema e a televisão.
O autor sempre disse que o sucesso de Mônica se deve ao facto de ser uma "menina moderna, urbana, ativa e com um temperamento forte" e por "debater temas atuais e vocacionados para as crianças".
Ao longo dos anos, Maurício de Sousa aproveitou o sucesso das personagens para passar mensagens positivas e pedagógicas e a promover a revista de banda desenhada no incentivo à leitura entre os mais novos.
Esta semana, o autor apresentou no Brasil o plano de comemorações do meio século de vida da Mônica, que inclui uma exposição, a reposição de um espetáculo inspirado em "Romeu e Julieta", lançamento de brinquedos e o projeto de criação de uma série intitulada "Turma Adulta".
Já em 2008, o autor tinha lançado a revista "Turma da Mônica Jovem", apresentando as personagens adolescentes e com um traço influenciado pela mangá (banda desenhada japonesa).
Maurício de Sousa esteve várias vezes em Portugal, sobretudo a convite do festival de banda desenhada da Amadora, e chegou a anunciar a intenção - nunca concretizada - de abrir no país um parque temático semelhante aos que existem no Brasil.
Nas comemorações dos 50 anos de Mônica, será ainda lançado um livro com as capas de todas as revistas em que a personagem foi protagonista.
Sobre o futuro da personagem, Maurício de Sousa admitiu aos jornalistas brasileiros: "Vai ser difícil não casar a Mônica e o Cebolinha".
http://www.jn.ptMaurício de Sousa, sua filha Mônica e atriz
vestida como a personagem cortam bolo de
aniversário em entrevista em SP (Foto: G1)
Mauricio de Sousa e sua filha, Mônica, participaram nesta terça-feira (26), em São Paulo, de uma entrevista coletiva para anunciar uma série de eventos e produtos comemorativos dos 50 anos da Mônica. A personagem surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha (veja abaixo imagem da tirinha), antes de tornar a figura principal da série de quadrinhos.
Publicações especiais, exposições, espetáculos e novos produtos como versões "retrô" de bonecos da Mônica e do seu coelhinho, Sansão, saem em 2013.
"Vamos depender também bastante do público [na comemoração]. O pessoal das redes sociais pode sugerir novas ideias e novas comemorações", disse Mauricio de Sousa, criador dos quadrinhos, durante a entrevista coletiva.
Mônica, inspiradora da personagem, que hoje trabalha na Mauricio de Sousa Produções, falou sobre a sua relação com a figura dos quadrinhos. "Quando entrei na escola, meu pai chegava e pediam para desenhar, principalmente a Mônica, e eu percebi a importância da personagem. Na pré-adolescência eu não gostava de ser a Mônica. Eu queria ser bonitinha, mas era baixinha, gordinha, dentuça. Depois eu assumi a personagem e amo ter sido a inspiradora dela."
Uma revista especial de aniversário está prevista para chegar às bancas no dia 1º de março. Um livro com todas as capas da Mônica também será lançado em 2013.
Um espetáculo teatral de 1978, "Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta", será remontado e lançado em abril no Teatro Geo, em São Paulo. As roupas da peça são assinadas pelo estilista Fause Haten.
Também serão comemorados os 50 anos do Sansão, coelho de pelúcia da personagem Mônica. Artistas foram convidados para recriar a imagem de Sansão, com imagens em exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo. A exposição já está aberta e fica em cartaz até o final de abril. Será lançado um Sansão de pelúcia amarelo – cor original do coelhinho nos primeiros quadrinhos coloridos.
Uma grande exposição interativa, com originais das histórias, que vai contar toda a história da personagem, também será realizada até o fim do ano, em um grande museu de São Paulo, segundo a empresa, que ainda não revelou as datas e o local.
Selos postais da Mônica serão lançados em parceria com os Correios, além de outros produtos especiais, como a boneca "retrô" inspirada nos primeiros desenhos, e aplicativos para redes sociais.
Na TV, será realizado o "mês da Mônica" no canal Cartoon Network, em março, com programa especial e pílulas de conteúdo comemorativo. Também será lançamento do deesenho Turma da Mônica Toy, com personagens repaginados e sem diálogos.
http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário