segunda-feira, 25 de março de 2013

Exoisição - Fibras e Tramas de Barreirinhas

EXPOSIÇÃO: FIBRAS E TRAMAS DE BARREIRINHAS

convite para exposição


O CNFCP inaugura no dia 28 de março de 2013, às 18h, até 16 de junho de 2013 a exposição Fibras e tramas de Barreirinhas na Galeria do Cofo - Casa de Nhozinho.

cidade de Barreirinhas











Barreirinhas é uma cidade localizada no norte do estado do Maranhão assim denominada, segundo os mais antigos moradores, devido às paredes de barro existentes às margens do rio Preguiças, não raramente ladeadas também por dunas, que ficaram popularmente conhecidas como “barreirinhas”. Considerado a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o município conta com belezas naturais e um rico saber tradicional pautado na fibra do buriti.
buriti, nativo da região
A fibra ou “linho” é retirado do broto da folha da palmeira de buriti – do tupi-guarani, “árvore que emite o líquido” ou “árvore da vida”. É desta árvore, que pode atingir 35 metros de altura, que as artesãs produzem uma diversificada gama de produtos. O beneficiamento da fibra é atribuído por alguns à herança indígena, e o trançado, ao longo dos anos, foi incorporando novas influências. Técnicas amplamente conhecidas como o “macramê” e o crochê se aliam à tradicional “malha de cascudo” – de criação local, em que as tramas se assemelham a escamas do peixe de água doce que leva o mesmo nome. E o colorido, fruto de tingimento natural, dá ao artesanato de Barreirinhas uma forte excepcionalidade.
produtos da fibra do buriti
O repertório produzido hoje é composto por bolsas de diferentes tamanhos e modelos, chinelos, chapéus, adornos de cabeça, bijuterias e artigos de uso doméstico, como centros de mesa, aparador de panelas, jogos americanos, dentre outros, sob uma imensa cartela de cores. Uma boa parte da coleção de autoria da Cooperativa de Artesãos dos Lençóis Maranhenses – ArteCoop poderá ser vista – e adquirida – na exposição, que contará na sua abertura com a presença de algumas das artesãs de Barreirinhas.
Socorro, Izaurina, Wilmra e Juranley
Foto e produção de texto: Zeqroz Neto
Esta mostra na Sala do Artista Popular é parte das ações desenvolvidas pelo Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – que em sua segunda fase conta com recursos do Iphan e parceria institucional da Vale S.A.
Realização: Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan / Ministério da Cultura Parceria Institucional: Vale S.A.
Parceria regional: Casa de Nhozinho/ Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Maranhão.
http://bloguedovarao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário