terça-feira, 5 de março de 2013

Bonequinhas da sorte

 


Bonequinhas da sorte

Elas são pequeninhas, de um a três centímetros de tamanho, mas, cheias de cores e simpatia. Apesar desse tamanho assim, exatamente inexpressivo, que quase não se consegue ver de determinada distância, as Bonecas da Sorte são fontes de renda para pelo menos 90 famílias em Gravatá. A denominação de BONECA DA SORTE surgiu com uma das primeiras a confeccionar estas minúsculas peças de arte, Dona Neuza.  Ela teria aproveitado pedaços de pano para fazer as bonecas há vinte e oito anos. O que começou com uma brincadeira, acabou se transformando em um grande negocio como relata a artesã Cleonice Batista Lopes, que há cinco anos produz as bonequinhas. Segundo Cleonice, nos períodos festivos a procura é tão grande, que rapidamente desaparecem das prateleiras: “Precisamos produzir acima do normal para atender a demanda de São João. Em casa já tenho 300 prontas para a venda”, disse.

E o que elas têm de beleza, também tem de trabalhosas. Uma bonequinha da sorte chega demora cerca de três horas para ficar pronta, todo trabalho é manual. As artesãs usam agulha, linha e pedaços de pano que já são cortados em tamanho ideal para cada parte da peça. Primeiro são feitas as pernas, depois os braços, a cabeça. Cada pedaço da peça é costurado individualmente até ficar totalmente pronta. Muitos turistas procuram as artesãs em casa para adquirirem as bonecas quando elas esgotam da Estação do Artesão é o que relata a artesã Maria Luiza: “Já cheguei a atender em casa uma turista do Recife e de uma só vez cheguei a vender 700 bonequinhas”, disse sorridente.

As artesãs vendem as Bonecas da Sorte na Estação do Artesão junto com outras peças de artesanato que são produzidas na cidade. Mas a maioria das bonecas vai para bem longe daqui. Os principais destinos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e até outros países como: Republica Tcheca, Holanda e os Estados Unidos. Para garantir tanta demanda a artesã… já produziu centenas delas para o São João deste ano na cidade.
As bonecas são vendidas por R$ 2,00 dependendo da finalidade que vão de imãs de geladeiras, broches, brincos, colares, peças de decoração. Se depender destas artesãs, o número de fãs das bonecas vai crescer ainda mais nos próximos meses, haja vista que pretendem produzir o triplo para garantir boas vendas.

portalgn.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário