sexta-feira, 15 de março de 2013

Beterraba






O alimento que você ignorou na infância, hoje, está a um passo de ser obrigatório no seu cardápio. Raiz originária da Europa, a beterraba (Beta vulgaris L.) pode ser considerada um presente e tanto para o organismo com benefícios muito além daqueles que sua mãe falava.

Velho conhecido dos brasileiros, esse vegetal se adaptou bem ao solo nacional e, vira-e-mexe, é incorporado em saladas, sucos e sopas, emprestando às receitas um pouquinho do seu característico sabor adocicado. Sorte de quem o consome. Para se ter ideia, dentre as funções das substâncias encontradas na hortaliça estão a melhora do trânsito intestinal, o aumento da resistência imunológica e a manutenção da saúde óssea. Básico, até então.

A boa-nova mesmo ficou por conta de um composto importante para a saúde do bebê durante a gravidez: o ácido fólico. E adivinhe onde ele é encontrado em abundância? "Essa substância diminui significativamente o risco de má-formação fetal", informa a nutricionista funcional Priscila Spiandorello, da Clínica Carla Albuquerque de Dermatologia, em São Paulo.

Mas não é só quem espera a chegada da cegonha que sai ganhando. "O ácido fólico é importante para o sistema imunológico, pois ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que fortalecem nossa resistência", descreve a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, da clínica que leva seu nome, no Rio de Janeiro.

A TODO O VAPOR!

No quesito "vitaminas" a hortaliça faz bonito. Na sua composição se encontram as do tipo A (ótima para garantir olhos saudáveis) e C (antioxidante de peso). Esta última, no entanto, "só é aproveiaproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua", explica Patrícia. Também são identificadas no alimento algumas vitaminas do complexo B, reconhecidas pela atuação a favor da pele e dos cabelos.

A bagagem de nutrientes ainda é composta por sais minerais como sódio, que protege contra a perda excessiva de líquidos; potássio, fundamental para a manutenção da atividade muscular; zinco, indispensável para os tecidos cerebrais; magnésio, que favorece as funções nervosas e musculares; ferro, imprescindível para o crescimento e desenvolvimento do organismo; além da dupla fósforo e cálcio, que desempenha importante papel na formação e manutenção da massa óssea, bem como na contração muscular. Ufa!

BETERRABA E CÂNCER

De acordo com a nutricionista funcional Gabriella Guerrero Pereira, da Nutriessencial Consultoria Nutricional, em São Paulo, não se pode deixar de mencionar os bioflavonoides que compõem a beterraba. "Eles agem como antioxidantes, impedindo os danos celulares causados pelos radicais livres, e também potencializam nutrientes que apresentam essa mesma função", esclarece.

Ainda que alguns bioflavonoides tenham o poder de interromper ou retardar o crescimento de células malignas e proteger contra substâncias cancerígenas, é cedo para associar a hortaliça à prevenção do câncer. Até porque a doença é resultado de uma série de fatores. E por falar em câncer, é bom lembrar também que a beterraba contém nitrosamina, composto que pode ter ação carcinogênica no organismo, estimulando o crescimento das células tumorais. "Por isso, restringe-se o consumo do legume quando se trata de pessoas em tratamento contra o câncer ou que já tiveram a doença", informa a nutricionista Andrea Esquivel, especialista em gastroenterologia e gastronomia.

A profissional ressalta, contudo, que isso não faz da beterraba um ingrediente perigoso. "Não se pode menosprezar o trabalho do nosso intestino, que funciona como uma espécie de barreira natural, modulando a absorção de muitas substâncias, como a nitrosamina, por exemplo", explica a nutricionista.

Só preste atenção ao oferecer o legume para a criançada. De acordo com Andréa, como o intestino da turminha dificilmente funciona de forma plena, é melhor se desfazer da água usada para cozinhar a beterraba, evitando seu aproveitamento em outras receitas (como gelatina).

SENTIDOS AGUÇADOS

A cor da beterraba é resultado da presença da betacianina, pigmento vermelho presente no alimento. Como a substância não é decomposta pelo sistema digestivo, é muito comum observar que as fezes e a urina ganham uma coloração avermelhada após a ingestão da hortaliça.

Segundo Gabriella, muitas pessoas se assustam porque relacionam a cor ao sangue. "Mas não há motivo para se preocupar. Tudo volta ao normal cerca de dois dias após o consumo", comenta. Apesar de não se saber ao certo qual é a quantidade recomendada de beterraba para o consumo diário, a profissional alerta que ela pode, sim, escurecer gradativamente os dentes. Mais um motivo para não relaxar na higienização da boca, hein!

Outra característica bastante lembrada - e percebida por meio do paladar - é o sabor docinho da hortaliça. Bom, o motivo para apresentar tal atributo não poderia ser mais simples: ela é abastecida de um açúcar chamado sacarose.

E antes de pensar em riscá-la da lista de compras, saiba que sua cintura não corre risco. "Ao contrário do que se pensa, não é um alimento calórico. Ainda assim, uma dica é ingerir a raiz in natura, pois o cozimento aumenta o índice glicêmico, favorecendo um possível armazenamento de gordura", relata a nutricionista funcional Daniela Jobst, da capital paulista. Portanto, diabéticos podem, sim, se entregar aos prazeres da beterraba - desde que contem com um acompanhamento nutricional, é claro!

HORTALIÇA DE FIBRA

Sabe por que o açúcar da beterraba não chega a ser um problema? É que o vegetal é uma exímia fonte de fibras solúveis - como a pectina -, reconhecidas por dificultar a absorção de glicose pelo organismo e diminuir os níveis de colesterol sanguíneo.

Também aparecem na raiz as fibras do tipo insolúveis, responsáveis pelo leve efeito laxativo do alimento. Como elas têm a capacidade de reter água, provocam o aumento do bolo fecal, o que estimula, por sua vez, a evacuação. Ótima notícia para quem sofre por causa do intestino preso!

Aproveite melhor os nutrientes: cozinhe a hortaliça com a casca

SEM DESPERDÍCIO!

Mais importante do que entender todas as maravilhas que a beterraba pode fazer por você é aprender a utilizá-la a seu favor. É que muitas pessoas simplesmente descartam uma das partes mais ricas do vegetal: as folhas. "Elas têm um sabor amargo, mas concentram muitos nutrientes", revela Patrícia.

As folhas podem ser aproveitadas cruas, na salada, ou refogadas, como a couve e o espinafre. A raiz, por sua vez, pode ser consumida em saladas, sopas, bolos doces e salgados, vitaminas e sucos com outras frutas. Se preferir usá-la cozida, Priscila indica não retirar a sua casca, "para não perder o valor nutricional". Agora, para fazer a criançada se render ao vegetal, a nutricionista recomenda preparar um purê usando batata e beterraba. O resultado, garante, "é um prato delicioso e com a cor muito atrativa!".

UNI, DUNI, TÊ

Não dê bobeira no momento de escolher os vegetais para compor as suas receitas. Segundo Daniela, a beterraba deve ter uma coloração forte. Antes de colocá-la na sacola, fique atento às rachaduras e eventuais manchas. "Quanto mais uniforme, melhor", completa. Para a nutricionista da clínica Carla Albuquerque de Dermatologia, a vantagem de comprar as raízes menores é que, além de serem mais tenras, o tempo de cozimento é menor, o que reduz a perda de nutrientes. "Ela deve ser cozida com a casca bem limpa e higienizada. Descasque posteriormente, mas deixe um pedaço do caule para não descolorir e perder os nutrientes", recomenda.

Beterraba X anemia infantil

Quem nunca ouviu dizer que o suco de beterraba é infalível na briga contra a anemia infantil, por causa da grande quantidade de ferro em sua composição? A recomendação, passada de geração em geração, infelizmente é balela. "O ferro aparece em pequena quantidade na beterraba, sem contar que é do tipo chamado não-heme, menos aproveitado pelo organismo", esclarece Patrícia Davidson. Por isso, de acordo com a nutricionista, o ideal é associar o vegetal com algum alimento rico em vitamina C, pois essa substância potencializa a absorção do ferro. "Daí a ótima combinação de suco de beterraba com laranja!", esclarece.

Bolo de beterraba

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de suco de laranja

4 xícaras (chá) de beterraba picada

3 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar

¾ xícaras (chá) de óleo

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

PREPARO

Junte o suco de laranja e as beterrabas e bata no liquidificador. À parte, bata as gemas, o açúcar e o óleo. Acrescente aos poucos o suco batido. Adicione a farinha de trigo. Por último, coloque as claras em neve e o fermento. Asse a mistura em forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar.

RENDIMENTO
Um bolo

Fonte: Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional

Purê de batata com beterraba
INGREDIENTES
2 beterrabas cozidas e descascadas
1 kg de batatas cozidas e descascadas
Sal a gosto
½ xícara (chá) de leite desnatado ou de soja
2 colheres (sopa) de vinagre
5 colheres (sopa) de azeite de oliva

PREPARO
Passe as beterrabas e as batatas (ainda quentes) no processador. Em uma tigela, misture bem a beterraba com a batata, o sal e o leite. Acrescente o vinagre e o azeite. Mexa bem e sirva em seguida.

RENDIMENTO
Uma porção

Fonte: Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional



Suco de beterraba

INGREDIENTES
3 beterrabas médias, cruas e com casca
1 litro de suco de laranja
Açúcar a gosto

PREPARO
Bata as beterrabas no liquidificador (cruas e com a casca) junto com o suco de laranja e o açúcar. Coe e acrescente gotas de limão.

RENDIMENTO
Dois litros

Fonte: Gabriella Guerrero Pereira, nutricionista da Nutriessencial Consultoria Nutricional

Bolinhos de folhas de beterraba

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de folha de beterraba
1 ovo
1 colher (chá) de tempero verde
1 cebola pequena ralada
1 colher (sopa) de fermento
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto

PREPARO
Bata as folhas no liquidificador. Em uma tigela, misture com os demais ingredientes, faça bolinhas e leve ao forno preaquecido para assar. Retire quanto estiverem dourados.

RENDIMENTO
Seis unidades

Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário