quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Os 10 Mandamentos do Nhoque Perfeito

Os 10 mandamentos do nhoque perfeito



Cresci vendo minha avó fazer nhoque na mesa da cozinha. Adorava aquele monte de farinha espalhada, as mãos rápidas fazendo os rolinhos. Adorava ainda mais observá-la passar o garfo, de um por um, para dar formato final e “selar” a massa.

Na aula que assisti do chef Sauro Scarabotta, do Friccò, antes de me jogar nas suas receitas deliciosas (como o nhoque de rúcula com pêra, nozes e gorgonzola) ele deu os 10 mandamentos básicos do nhoque perfeito. Agora acho que consigo fazer sem resultar num monte de papa mole… Aqui vão eles:

1. Para a massa, use sempre 300 gramas de farinha de trigo para cada 1 quilo de batata (ou mandioquinha)

2. A cada quilo de batata e 300 gramas de farinha, adicione 1 ovo; além de deixar mais saboroso, melhora a liga.

3. O maior inimigo do bom nhoque é a água. Use batatas mais secas—as mais velhas são melhores.

4. Para dar mais sabor ao nhoque básico, use 60% de batata comum e 40% de batata doce.

5. “Frite” a farinha antes de usá-la: coloque-a em uma frigideira, em fogo baixo, por  15 minutos, até que fique ligeiramente dourada. Então, penerei-a. Dessa forma, ela ficará menos úmida e o nhoque não despedaçara ao cozinhar

6. Mexa a massa com a mão o mínimo possível— o manuseio faz com que a água se despreenda da batata. É melhor utilizar uma espátula grande para quebrar os pedaços do tubérculo previamente cozido e, então, misturá-lo à farinha (também com a espátula). Só use as mãos para dar liga e fazer os rolinhos.

7. Os rolinhos que serão cortados devem ter a grossura do dedo médio.

8. Cozinhe-os somente em água e sal. Adicionar óleo fará com que o nhoque fique “liso” e não pegue o molho que será colocado sobre ele.

9. Nhoques frescos cozinham, no máximo, por um minuto e meio ou até subirem à superfície da água.

10. Nhoque não é algo rápido de se fazer. Por isso, é melhor tirar um dia tranquilo para cozinhar e, se sobrar, congelá-lo. A melhor maneira é colocar os pedaços em uma bandeja— sem amontoá-los — e levá-los ao freezer envoltos em filme plástico. Para cozinhá-los é só tirar  do freezer e colocar direto na água fervente de 3 a 4 minutos.
Fonte - http://gastrolandia.uol.com.br/onde-ir/restaurantes/nhocada-no-fricco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário