quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cambucá

Ficheiro:P edulis 01.JPG
Cambucazeiro
cambucá, ou cambucazeiro, é uma árvore frutífera endêmica do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica. Seu fruto fez parte cotidiano dessa região até a primeira metade do século XX mas hoje é pouquíssimo conhecido.
Da família das Myrtaceaes, à qual pertencem frutas populares, como a GoiabaJabuticaba, e Pitanga e e outras frutas igualmente esquecidas, como o CambuciAraçá e Gabiroba, há quem diga que o cambucá é uma das frutas mais saborosas que há no Brasil e no mundo.
Suas flores são brancas e surgem solitárias ou em grupos no caule e, como nas jabuticabeiras, os frutos do cambucá brotam direto do caule da árvore.
Os frutos tem de 4 a 7 cm de diâmetro, são arredondados e achatados nos pólos, tem a casca lisa, com sulcos de leve relevo longitudinais e coloração intensamente amarelo-alaranjada. Sua polpa é suculenta e também amarelo-alaranjada; seu sabor, que lembra o da jabuticaba, é intenso e de um agridoce balanceado sem adstringência.
Considerada uma raridade da Mata Atlântica, a espécie está praticamente limitada ao que restou de seu ambiente natural, alguns pomares de produtores de frutas raras, jardins botânicos e poucas chácaras e quintais 
anônimos.

Flor de cambucá
Música: o compositor Vicente Paiva (1908-1964), autor da música Olhos Verdes (1951), imortalizou, nas vozes de Ângela Maria e Gal Costa, o sabor dos cambucás como a fruta que “conserva o cravo do pecado” e é comparada ao “beijo ardente e perfumado” da mulher brasileira.

Olhos Verdes

Vem De Uma Remota Batucada
Uma Cadência Bem Marcada
Que Uma Baiana Tem no Andar
E Nos Seus Requebros e Maneiras
Na Graça Toda Das Palmeiras
Esguias Altaneiras a Balançar
São Da Cor Do Mar Da Cor Da Mata
Os Olhos Verdes Da Mulata
Tão Cismadores e Fatais, Fatais
E Num Beijo Ardente Perfumado
Conserva o Cravo Do Pecado
Dos Saborosos Cambucais

Receita
 Compota de cambucá por Antonio Morschbacker.
- 2 litros de cambucás “de vez” (não usar frutos muito maduros porque estes se desfazem durante o cozimento)
- 2 litros de água
- 1 kg de açúcar (pode-se variar esta dosagem conforme se deseje maior ou menor toque de acidez)
Modo de preparo: descasque os frutos, cortando-os em metades e retirando os caroços. Coloque-os em um recipiente com água e algumas gotinhas de limão para que não oxidem. Enquanto isso, prepare uma calda em uma panela, com os 2 litros de água e o açúcar. Leve ao fogo até ferver, mexendo bem para que o açúcar se dissolva completamente. A seguir, adicione os frutos previamente preparados, cozinhando-os na calda até que fiquem macios. Colocar em vidros, esperar esfriar e levar à geladeira.
pt.wikipedia.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário