sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Biscoito Monteiro Lopes

Biscoito Monteiro Lopes


É uma espécie de biscoito preparado em massa delicada crocante, além de conter uma cobertura com chocolate empanada em açucar cristal. É um biscoito típico do Norte.

O nome "Monteiro Lopes", é uma homenagem à família que criou a receita. Emiliana Moraes, paraense, conta a seguinte história: Entre 1850 e 1890, em Santa Maria de Belém do Grão Pará, existiam duas padarias: uma na Oriental do Mercado Ver o Peso e a outra na Ocidental do mesmo mercado (antiga Cidade Velha, bairro de Belém do Pará). Uma era proprietária de Manuel Monteiro, um mulato e a outra de Antônio Lopes, um português. Eram concorrentes e, por tradição, cada um produzia um biscoito de cores e paladares diferentes. Os filhos de ambos, após a morte dos pais, se casaram e deixaram de ser  concorrentes, juntando cores e sabores num só biscoito, nascendo assim o Monteiro Lopes.
Fonte-wikipedia.org/



Ingredientes

2 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícara de manteiga
1 1/2 xícara de açúcar
5 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
1 1/2 xícara de água
Açúcar granulado fino para envolver

Como Fazer Biscoito Monteiro Lopes

Modo de Preparo:

Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Em uma tigela, junte farinha de trigo, manteiga e amasse bem até obter uma mistura homogênea.
Com a massa, faça cordões com cerca de 5 cm de comprimento e 1,5 de diâmetro, coloque na assadeira, leve ao forno e asse por cerca de 40 minutos ou até ficarem dourados. Tire do forno e deixe esfriar.
Em uma panela, coloque açúcar, chocolate ou cacau, água, leve ao fogo alto e, mexendo sempre com uma colher de pau, deixe a calda ficar em ponto de fio brando. Mergulhe os biscoitos na calda, envolvendo-os bem, tire da calda, passe no açúcar granulado.
Esta receita foi publicada no http://www.receitastipicas.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário