terça-feira, 19 de junho de 2012

Alcarávia ou Kummel




Você vai encontrar a alcaravia com várias nomenclaturas. Algaravia, cominho-armênio, kümmel ou cominho de pão.

O mais usual e correto é Alcaravia ou Kummel. E assim mesmo, Kummel tem uma explicação bem simples. Com o óleo que é extraído dos grãos da alcaravia é preparado o famoso licor Kümmel, muito apreciado em países nórdicos.

Alcaravia é uma planta herbácea da família das umbelíferas, cujas sementes contêm óleo essencial, têm uso em medicina e culinária. É originária da região compreendida entre o centro da Europa e a Ásia e tem-se conhecimento de seu uso pelos povos romanos.

As folhas parecem com as da cenoura, suas flores são brancas, pequenas e estão em pequenas umbelas (formato de um guarda-chuva). Seus frutos são pequenos, parecidos com os da erva-doce.

Da alcaravia, usa-se, sementes, folhas e raízes.



As sementes são picantes e levemente adocicadas. Lembram o sabor de erva-doce, utilizadas na culinária nórdica, que aromatizam queijos, pães e vários preparados salgados, como “pretzels” ( pão tradicional alemão em forma de nó).

É o tempero mais característico das culinárias Alemã e Austríaca, fundamental no preparo dos licores, aguardentes e do queijo tipo “Tilsit” alemão (parecido com o nosso queijo prato só de consistência mais dura).

Estudiosos e pesquisadores afirmam que a especiaria alcaravia possui propriedades medicinais antiácidas, anti-flatulentas, aromáticas, digestivas, laxantes, purgativas e é indicada para afecção do estomago. Também indicada para a falta de apetite. Deve-se usar com cuidado, pois em grandes quantidades pode ser tóxica (carvona). Consequentemente, a indicação de uso por parte de um especialista faz-se, sempre, necessária.

Em culinária, harmoniza bem com carnes, salsichas, sopas, queijos, pães, biscoitos, maçãs assadas. Indispensável  para dar sabor ao chucrute alemão (principalmente o repolho quente) e ao curry indiano. Suas folhas podem ser usadas em saladas.
Fonte-http://armazemdasespeciarias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário