segunda-feira, 18 de junho de 2012

Batata Doce

Sabia que a batata pode ser uma grande aliada na sua dieta? Pois é, pode sim, mas estamos falamos da batata-doce. Esse tubérculo pouco utilizado na nossa culinária, exceto em épocas de festa junina, se diferencia da batata-inglesa por ser uma raiz que absorve e armazena muito mais nutrientes, tais como: vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, betacaroteno e antocianinas.


Flores da Batata Doce

Existem quatro tipos de batata-doce no Brasil, classificados segundo a cor da polpa: 1) a batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca; 2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada; 3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma; 4) a batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos. 


Planta-Batata Doce

Cada tipo de batata-doce possui uma cor e essa cor se deve a compostos bioativos, por exemplo: a coloração amarelada deve-se à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previne certos tipos de câncer, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante.
Batata Doce Branca

Embora a batata-doce seja mais calórica do que a batata-inglesa, ela possui carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, digeridos e absorvidos lentamente, estimulam pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite. Um desses carboidratos é o amido resistente, que nem sequer sofre digestão e comporta-se como uma fibra insolúvel, atraindo moléculas de açúcar e gordura e retardando a sua absorção, evitando assim o aumento de LDL-colesterol, a fração nociva do colesterol, e de triglicerídeos. 

Batata Doce Roxa

Portanto, as diferentes batatas-doce são ricas em nutrientes e compostos bioativos, além de possuírem carboidratos de baixo índice glicêmico. Todas essas qualidades fazem desse tubérculo um alimento funcional, com ação antioxidante, desintoxicante, alcalinizante, anti-inflamatória e de combate ao ganho de peso, ao envelhecimento precoce e ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

E como incluir a batata-doce no nosso dia-a-dia?

Podemos utilizar a batata-doce não somente em preparações doces, mas também nas salgadas, como se fosse a batata-inglesa. É possível fazer purês, salada, sopa e bacalhoada. 
Fonte-choicenutricao.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário