terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados


A origem do dia dos namorados é cercada de controvérsias...

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, na véspera do dia de Santo António, o santo casamenteiro de origem portuguesa.

Existem várias teorias para explicar porque razão o dia 14 de fevereiro (no hemisfério norte) se tornou sinônimo de romance.....

Escolhemos três!
 
Desde o início dos tempos, que os homens celebram a fertilidade da terra na primavera...
Os romanos homengeavam Juno, filha de Saturno e mulher deJúpiter.

Juno era conhecida por ser a protetora das mulheres de Roma e por isso mesmo considerada a Deusa das mulheres e do casamento.

Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, os Romanos celebravam a Festa de Lupercália em que clamavam por saúde e fertilidade.
Vermeer
Lupercália depois fundiu-se com o festival da purificação dos espíritos chamado Februa ou Februatio e por isso o nome do mês de fevereiro.



Durante este festival, as mulheres escreviam cartas de amor, ou bilhetes e as deixavam em uma urna.
Ao passar pela urna, os homens retiravam um bilhete ao acaso e iam atrás da mulher que o havia escrito.
Esta tradição continuou até o século XVIII quando a sociedade passou a valorizar mais a escolha de seus parceiros ao invés de confiar
simplesmente na casualidade. 
Outra teoria para o dia dos namorados ou Dia de São Valentim é fundamentada no fato de que na idade média, acreditava-se que os passaros e os insetos se acasalavam no dia 14 de fevereiro...
um pouco antes do inicio da primavera no hemisfério norte....
Vale dizer, que desconhecia-se terras no hemisfério sul... e consequentemente diferenças nas estações do ano.....

Outra teoria que selecionamos para o dia de São Valentim sugere que ao escavarem uma antiga catacumba romana, os arqueologistas encontraram a ruína de uma igreja dedicada a São Valentim.

A igreja católica reconhece pelo menos três santos diferentes chamados Valentine ou Valentinus... e todos os três foram martirizados no dia 14 de fevereiro.

O candidato mais popular para São Valentim (patrono dos enamorados) era um padre romano do século III que praticava o cristianismo e celebrava secretamente casamentos. Naquela época, o imperador Claudius II havia proíbido os casamentos sem sua expressa autorização, pois ele  acreditava que os soldados solteiros eram mais propensos a alistarem-se no exercito e lutarem em suas guerras.

Ao ser preso sob a ira do imperador, que o considerava um traidor, Valentim  acabou por apaixonar-se pela filha de seu carcereiro. Segundo a lenda, um pouco antes de sua execução, no dia 14 de fevereiro do ano 270 A.D, Valentim escreveu uma carta apaixonada à sua amada assinando "do seu Valentine”.
Os primeiros cristãos preferiam homenagear um santo dedicado às causas românticas de que celebrar um festival pagão...

Em 496 A.D., o Papa Gelasius designou o dia 14 de fevereiro em homenagem a St Valentine, o patrono dos enamorados.....

Em 1969, o Papa Paulo VI retirou este feriado do calendário por não haver provas de sua existência.
No entanto, a mescla entre festivais pagãs e o cristianismo já deu lugar a inúmeros festivais.
portuguese.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário