segunda-feira, 12 de março de 2012

Recife-PE

Aniversário da cidade - 12 de março.
Recife, a  Veneza brasileira.

bandeira Pernambuco
Bandeira de Pernambuco

Foto-http://mirtesmile.blogspot.com.br/



Em 12 de março de 1537 exatamente, a capital do estado de Pernambuco, Recife, era fundada. O nome foi escolhido por causa dos arrecifes - rochedos de coral e arenito formando uma muralha natural que circundam todo seu litoral.
Localizada na foz dos rios Capiberibe e Beberibe, Recife é conhecida como a "Veneza brasileira", em alusão à cidade italiana que tem inúmeros canais e pontes atravessando seus rios.
É considerada uma cidade histórica por ter várias construções tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e muito visitada por turistas fascinados pela beleza de seu litoral.

Fonte - http://graficamouraramos.blogspot.com.br/2013/03/12-de-marco-aniversario-de-recife.html?m=0

A gastronomia de Pernambuco recebeu influências indígena, africana e portuguesa. Dessa mistura surge uma culinária saborosa, de diversos aromas e cores. Tudo aqui tem ritmo, cor, cheiro e sabor. E há tempo pra tudo!

Semana Santa – Não pode faltar o bredo que acompnha o peixe ou camarão, além do feijão de côco, além do quibebe.

São João – o Rei Milho é quem comanda! Ele está na pamonha, canjica, bolo, mungunzá, milho assado ou cozido.

Além do bolo de macaxeira, bolo pé-de-moleque e o famoso bolo de Souza Leão e de Rolo. Para estes dois, destacamos ser patrimônio de Pernambuco.

Aproveite a oportunidade nessa viagem de sabores e procure saber o que o famoso sociólogo Gilberto Freyre pensa desse importante item na formação do povo brasileiro em seu livro intitulado Assucar e tente fazer alguns dos quitutes que constam nas receitas desta obra. E se sobrar tempo não deixe de visitar o Casarão Gilberto Freyre.

Bolo Souza Leão

Esse bolo é patrimônio da cultura de Pernambuco. Conta a história que o bolo foi servido pela família Souza Leão — dona de vastos canaviais — ao imperador dom Pedro II e sua mulher, Teresa Cristina, em viagem a Pernambuco. O casal real empanturrou-se.

O Bolo Souza Leão já tem 140 anos e entre os seus ingredientes traz um generoso pedaço da história pernambucana. Não se permitia servi-lo em qualquer utensílio. A tradição obrigava o uso de pratos de porcelana ou cristal.

Bolo de Rolo

Patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, essa delícia é sem dúvida uma deliciosa especiaria que compõe a vasta culinária pernambucana. É presença garantida em todo evento que se apresenta Pernambuco.

Mais um motivo para visitar Recife!

http://www.recifepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário