sexta-feira, 23 de março de 2012

Florianópolis

... é conhecida também por ser a “Capital da Ostra





... é conhecida também por ser a “Capital da Ostra


É difícil conter a emoção ao ver do alto a Ilha de Santa Catarina e as suas 100 praias se aproximando. Só assistindo para sentir e definir a sensação.
Ao colocar os pés neste paraíso temos alternativas para todos os gostos.
Seguindo na terceira parte da Série Comidas Típicas, desembarcamos emFlorianópolis para desvendar o por quê os três pratos escolhidos simbolizam o típico “Manezinho” da Ilha.
Veja só, pela tradição gastronômica de frutos do mar, não seria justo se não partíssemos por esta direção, portanto, foi escolhido para representar a cultura de Florianópolis, a Tainha, a Ostra e a Casquinha de Siri.
.
Tainha
Geralmente a alegria dos admiradores da tainha acontece a partir do dia 15 de março, quando a temporada de pesca inicia. Desse dia até a metade de junho, os pescadores de plantão partem para as praias com as águas mais quentes, em especial a Praia dos Ingleses e a Barra da Lagoa, ocupando pequenos barracos de madeira, aguardando de dia e noite, a chegada dos cardumes que se aproximam do sul.
Como Surgiu?
Que a Tainha na brasa é gostosa demais já sabemos e quem nunca experimentou desconfia. Mas que a história dela é uma demonstração do trabalho coletivo que dá certo há anos, essa informação é novidade. Presente na tradição da cidade desde o século XVIII, a temporada da tainha não só movimenta as praias locais, como faz cada pescador trabalhar em grupo em busca da pesca perfeita.  Do espião (chamado assim), que vigia na praia e avisa aos outros pescadores quando o peixe está próximo, até a comunidade que ajuda na puxada das redes com a chegada da canoa, todos trabalham em equipe e fazem parte das 10 toneladas diárias de tainhas pescadas em mar catarinense.
Como é feito?
As alternativas são variadas, colocar na brasa ou no forno, recheá-la com farofa de camarão ou assar com sal grosso, vai da escolha de cada um. Mas saiba que independente do prato escolhido, o fundamental é saber temperar. Para o sucesso do prato o uso de um bom tempero é primordial.  Mas existem algumas outras opções de preparo. Ou então, logo você pode ver no vídeo da Ana Maria ensinando uma forma bacana de preparar a Tainha.
.
Ostras
Ostras
Florianópolis é conhecida também por ser a “Capital da Ostra”. A cidade é responsável por cerca de 90% dos crustáceos comercializados no Brasil. Rico em proteínas, o alimento tem tudo haver com o cenário ensolarado da cidade.
Como Surgiu?
Para descobrirmos como o consumo da ostra surgiu em Florianópolis, teremos que voltar em 1984, quando a pesca artesanal entrava em decadência. Apesar do início da modalidade ter sido para complementar a renda dos pescadores artesanais, ao longo dos anos, o comércio passou a se profissionalizar e se tornou a principal atividade de produção, ganhando o gosto dos moradores. Hoje em dia, ostras de altíssima qualidade são produzidas nas cercas de 130 fazendas marinhas localizadas no Ribeirão da Ilha.
Como é feito?
Parecida com a tainha, a ostra também traz suas variações, portanto, o detalhe importante a ser seguido, independente da forma do preparo, é o cuidado com a conservação.  A Ostra estragada pode até matar.  Escolha a sua favorita e prepare.
Mas, se ainda estiver na dúvida, siga nossa dica, Ostras Gratinadas são excelentes!
Coloque um pouco de requeijão, provolone e parmesão dentro de uma Ostra aberta. Leve ao forno até derreter o queijo e pronto! Simples assim!
.
Casquinha de Siri
Casquinha de Siri
Apetitoso, irresistível e com a cara de Florianópolis. Após experimentar a Casquinha de Siri dá para entender o porquê o prato é tão contemplado pelos moradores.
Como surgiu?
No século 17, junto com os imigrantes portugueses, desembarcava a Casquinha de Siri na Ilha da Magia. A partir daí, a Casquinha de Siri, como outros produtos que chegam de fora, ganham variações até tomar o jeito brasileiro.
Como é feito?
Para preparar o prato é preciso obter uma panela média,  por conta da quantidade de ingredientes que a preparação da casquinha de siri precisa. Ao todo são 13 ingredientes.
Coloque a carne de siri para esfriar bem, misture o pão esmigalhado com os demais ingredientes, menos os ovos e as alcaparras. Para finalizar, junte a carne já fria e recheie as casquinhas de siri. Se preferir enfeite com os ovos e alcaparras. Processo concluído. Agora é só se servir em seguida.
Anote os ingredientes:
1 xícara de chá de maionese
1 xícara de chá de creme de leite
1/2 xícara de chá de alcaparra escorrida
1/2 xícara de chá de salsa picada
2 colheres de sopa de conhaque
1 colher de sopa de mostarda
500g de carne de siri limpa e bem aferventada
4 fatias de pão de fôrma
4 ovos cozidos picados
1 cebola média picada
Sal
Pimenta-do-reino
8 casquinhas de siri limpas
blog.decolar.com


Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração gastronômica de Florianópolis. Come-se bem na Ilha de Santa Catarina, pelo simples fato de que aqui está o maior viveiro de frutos do mar do país.

Mas Floripa cada vez mais assume um papel cosmopolita. A cidade recebe vários universitários e pessoas das mais variadas idades e culturas que trazem na bagagem novos gostos e temperos. Toda essa miscigenação transforma a Ilha da Magia em 
uma diversidade gastronômica impressionante que reflete no prato do dia-a-dia.

Assim, atualmente Floripa concentra um grande número de restaurantes das mais variadas especialidades.

guiafloripa.com.br



Curiosidade: Hoje comemora-se o dia mundial do meteorologista e o
                   aniversário da cidade de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário