quinta-feira, 15 de março de 2012

Amendoim

Olá, vamos conhecer um pouco sobre essa leguminosa que é uma das principais oleaginosas cultivadas no Brasil e no mundo, uma das mais importantes culturas, juntamente com o feijão e a soja.

Flor do Amendoim


As flores são hermafroditas, de cor amarela, às vezes com estrias vermelhas, agrupadas em número variável ao longo do ramo principal ou também dos ramos secundários.
Amendoinzeiro
amendoim possui um processo especial de frutificação, na qual uma flor aérea, após ser fecundada, produz um fruto subterrâneo. Os frutos são vagens de cor amarelo-palha, encerrando 1, 2, 3 ou mais sementes. Essas vagens podem estar revestidas por um película de coloração variável: roxa, vermelha, branca, castanha ou por uma combinação dessas cores.


xx
Colheita do amendoim



Amendoim: apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, apresenta maior teor de gordura, por isso, muito cuidado na quantidade a ser consumida. Utilizado em muitas preparações, como pé-de-moleque, paçoca, torrado salgado e doce, pasta, acrescido no frango xadrez, vatapá, cozidos e outras preparações. 
As leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim. Este grupo alimentar deve fazer parte do seu cardápio diariamente.
Fonte-maisequilibrio.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário