sábado, 17 de março de 2012

Aracajú-SE


Dia do Aniversário de Aracaju - 17 de Março


bandeira Sergipe
Bandeira de Sergipe



Origem do Nome
Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" , que significa ´papagaio´, e "acayú" , que significa ´fruto do cajueiro´. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.
Estar em Aracaju é estar no paraíso! Impossível não se encantar com a praia de Aruana e os 4 quilômetros de extensão da Orla de Atalaia.
E todo paraíso que se preza, precisa ter uma excelente gastronomia, Aracaju, não fica pra trás nesse requisito, sua culinária é requintada e saborosa... para desvendar os pratos que identificam o paraíso local... decidimos os que são a cara da cidade.
Os escolhidos foram o CaranguejoCarne de Sol e Surubim na Brasa.
Caranguejo é o principal aperitivo da cidade, difícil é encontrar algum sergipano que não goste do prato. A cada chegada de temporada, o turismo aumenta e conseqüentemente o consumo do alimento também.
Como surgiu?
Os caranguejos são crustáceos, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça (peça relativamente rígida que cobre total ou parcialmente o corpo).
Encontrados nas praias sergipanas, o caranguejo é o prato mais tradicional da cidade. Prova disso é aPassarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia, onde turistas e moradores se reúnem para saborear o prato.
O que é importante saber?
Para quem nunca teve a oportunidade de experimentar a iguaria sergipana, o importante é ter paciência, comê-la requer prática. Se o garçom aparecer com uma pranchinha de mármore, tigelas e martelinhos de madeira, não estranhe a complexidade, o importante e garantir o seu babador, já que sem ele, a possibilidade de sair com sua roupa suja são grandes.
Caranguejo
A suculenta Carne de Sol sergipana, que sempre é recomendada acompanhada de uma macaxeira, também é um dos principais atrativos gastronômicos, se tiver bem torradinha, melhor ainda.
Como surgiu?
Quem diria que a carne de sol, conhecida também como a carne do sertão é um método que surgiu na pré-história. Mas no nordeste que ela se popularizou, ou seja, a população local conservava alimentos de origem do animal, salgando e secando ao sol, em geral, sempre peças de carne bovina. Por essa razão que o nome do alimento ganhou esse nome.
O que é importante saber?
Apesar de ter esse nome, a carne de sol, não é mais exposta no sol, e sim, em locais cobertos e bem ventilados, permitindo uma secagem gradual e controlada. Por isso, o seu antigo apelido, como era chamada carne de vento, condiz mais com a sua atual preparação.
Carne de Sol
Carne de Sol
.Surubim na Brasa é um dos principais pratos de Aracaju. Se for aproveitado ao lado de um belo arroz, fica melhor ainda. O prato é obrigatório no cardápio de qualquer restaurante da cidade.
Como surgiu?
Surubim é um peixe um tanto arisco e discreto, por conta de nem sempre atacar sua presa com vigor. Para pescá-lo é preciso conhecer seus hábitos e particularidades, que variam de acordo com as regiões que habita. E nas proximidades de Aracaju, não é diferente, no Rio Sergipe que banha Aracaju, os pescadores há tempos tem o hábito de pescar o Surubim.
O que é importante saber?
Surubim é aquele tipo de alimento que passa as fronteiras de um local específico para se tornar nacional. Além de sergipano, o prato também é bastante consumido na culinária mineira...
Surubim na Brasa
Surubim na Brasa (Foto: Ana Leiticia)

Aracaju é uma cidade linda e além dos deliciosos pratos típicos, as praias e a cidade oferecem opções para todos os gostos.
decolar.com



A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da Capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro (a primeira foi Teresina, em 1852); seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.


Em Aracaju acontecem grandes festas populares que já fazem parte do calendário nacional, como o Pré-Caju que acontece quinze dias antes do carnaval. Essa micareta reúne milhares de foliões que vão atrás do trio de grandes nomes da música brasileira,
No mês de junho a Capital sergipana vira um verdeiro arraial na Vila do forró, na Orla de Atalaia, e no Forró Caju, na praça dos mercados municipais, com grandes nomes do forró
A Orla de Atalaia é um dos principais cartões postais da cidade, possuindo 6 Km de extensão, situada a 9 Km do centro da cidade.
Alguns dos principais hotéis e restaurantes da cidade ficam localizados muito proximos e muitas vezes bem em frente a orla.
A maioria dos restaurantes com pratos típicos da região ficam localizados na Passarela do Caranguejo.
Além da praia, com sua ampla faixa de areia até o mar, a Orla de Atalaia possui lagos naturais e fontes com iluminação especial. Além de varias àreas de lazer como quadras poliesportivas, rampas de skate e cartodrómo.
Ainda há também o Oceanário de Aracaju, em formato de tartaruga, abriga diversos animais marinhos em 20 aquários e tanques.
Outra atração da Orla é o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, com 48 estandes, onde ficam a mostra obras artísticas e artesanato sergipano.
portalsaofrancisco.com.br
pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário