sexta-feira, 10 de agosto de 2012

São Lourenço - Santo dos Cozinheiros







São Lourenço era um jovem diácono do Papa Sisto segundo, no ano de duzentos e cinqüenta e oito depois de Cristo, quando Sua Santidade foi perseguida pelo imperador Valeriano, seu rival político, que condenou o Papa e todos os seus discípulos à morte. No dia dez de agosto daquele mesmo ano, São Lourenço foi morto, decapitado e os seus restos queimados em uma grelha. São Lourenço era muito querido, dedicado à religião e aos fiéis e após sua morte trágica, iniciou-se o culto à sua imagem. O jovem santo que foi queimado tornou-se padroeiro dos forneiros e cozinheiros na Itália. O Dia de São Lourenço é comemorado na Itália até hoje, a cada dez de agosto. Nas festividades de culto ao santo, costuma-se servir pães e doces de diferentes formatos e também deliciosas lasanhas.
UMA CURIOSIDADE : conta-se, no folclore popular, que São Lourenço foi queimado vivo e chegou a dizer a seu carrasco e algoz, enquanto assava na grelha: "Pode virar o lado que este já está pronto...".
LÁGRIMAS DO SANTO : Existe também a crença de que as estrelas cadentes que surgem no céu na noite de dez de agosto sejam, na verdade, as lágrimas do santo - muitos dizem que são as faíscas saídas de sua grelha. Todos, porém, acreditam firmemente que, ao avistar uma estrela cadente, nesse dia, pode-se fazer um pedido para São Lourenço e ele será atendido.
O SANTO NO CINEMA : Há algumas referências ao Santo no cinema. O premiado filme "A noite de São Lourenço", dos irmãos Taviani, conta a história do massacre de uma pequena cidade italiana, ocorrido durante a segunda guerra, em uma noite de 10 de agosto, repleta de estrelas cadentes. Mais recente, "Sob o Sol da Toscana" é um filme que conta a história de uma jovem mulher americana que se muda para a Itália com a esperança de mudar de vida. A personagem, estrelada por Diane Lane, ganha uma imagem de São Lourenço de presente de um amigo, que conta a ela a história da vida e morte do santo e assegura que São Lourenço vai ajudá-la a aprender a cozinhar.
No Brasil, São Lourenço é reconhecido na comunidade italiana e também entre os cozinheiros e chefes de cozinha. São Lourenço é o patrono da Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, a única escola no país ligada a um instituto estrangeiro de culinária: o ICIF - que quer dizer Italian Culinary Institute for Foreigners, instituição de ensino que promove a culinária italiana pelo mundo A Escola de Gastronomia em Flores da Cunha foi inaugurada no dia dez de agosto de dois mil e quatro. Em três anos de operação, já formou mais de oitocentos alunos nos cursos e workshops que vem realizando e levou para Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, interessados na gastronomia italiana vindos de todo o Brasil e até mesmo do exterior.
estimacom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário