terça-feira, 7 de agosto de 2012

Alcaparra





Alcaparra


A alcaparra (Capparis spinosa L.) é um arbusto que se desenvolve muito bem em solos secos ou até mesmo áridos. Deste vegetal, extrai-se o condimento conhecido pelo mesmo nome da planta.Planta originária do mediterrâneo, cujos delicados botões florais são apreciados na gastronomia, a alcaparra surgiu há mais de 2.000 anos e vem sendo usada desde os tempos bíblicos.As alcaparras são colhidas manualmente. Elas sofrem um tratamento inicial antes de poderem ser consumidas. Para que percam o seu sabor amargo, são colocadas em vidros em água com vinagre ou em salmoura. Estas duas soluções também podem ser utilizadas para conservá-las durante mais tempo.

Uso: a alcaparra funciona como tempero na preparação de antepastos, saladas, assados, molhos e como coberturas de pizzas. Ela reina na culinária italiana. Participa no molho do carpaccio e, no sudeste da Itália, usa-se no interior das almôndegas e em verduras cozidas. 


Flores da Alcaparra

Na Sicília, ela é muito utilizada e acompanha as especialidades de legumes como as berinjelas. O típico molho de alcaparra, feito com manteiga derretida, é excelente para acompanhar peixes, frutos do mar e ovos cozidos. A alcaparra é fundamental no célebre molho tártaro e no preparo do vinagrete.
Fonte-http://www.gostinhodointerior.com/2011/06/as-ervas-na-cozinha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário