O hibisco é originário da África e da Ásia. Hoje, o hibisco comestível pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, principalmente no Nordeste do País. As propriedades nutricionais do hibisco: Diversas partes da planta podem ser aproveitadas na culinária. As folhas são boas para saladas e o cálice na fabricação de geleias, doces, picles, vinho, vinagre e sucos. Mas é o chá, produzido com os cálices da flor, secos à sombra, a forma mais eficaz de aproveitar suas propriedades. Entre os nutrientes de destaque, estão os minerais (como cálcio, magnésio, ferro e potássio) e vitaminas A e C.
O auxílio para o emagrecimento fica por conta de outras substâncias, como polifenóis. Os polifenóis presentes no cálice das flores, elas inibem a formação dos tecidos gordurosos, auxiliando no processo de emagrecimento. Outra substância importante no hibisco são as antocianinas, pigmento presente no hibisco. As antocianinas ajudam a reduzir a oxidação do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. O ácido málico que existe também na planta ajuda a diminuir o risco de câncer e retarda o envelhecimento celular. O consumo regular do chá pode ter efeito digestido, atuar em dores articulares, reduzir a pressão arterial e proteger o fígado. O consumo excessivo pode causar intoxicação e diarréia. Procure um nutricionista funcional para avaliar sua real necessidade.
Postado por NutriClinic Funcional
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest
Fonte - http://clinicamirellafreire.blogspot.com.br/2013/07/conhecendo-o-hibisco.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário