FLOR (UMBIGO, CORAÇÃO) DA BANANEIRA
Da parte inferior do cacho da banana ainda imaturo (ou verde, como se usa dizer) sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas, que é a flor da bananeira. Popularmente, a flor da bananeira é chamada de umbigo [do cacho] da banana, coração da bananeira ou apenas umbigo da banana, que, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível de requintado sabor e alto valor nutricional.
"Do cacho da banana sai um pendão. No final deste, há um cone roxo. Seu miolo é comestível e é conhecido pelos pobres como umbigo de banana. Já os ricos, gente chique, costumam chamá-lo de coração de bananeira [ou coração de banana]".
Várias receitas culinárias usam o umbigo da banana: cozido com bacalhau, ou carne moída, ou linguiça de porco defumada; temperado e refogado simples; entre outras.
A tradição popular reporta ainda outros usos para o umbigo da banana. Alguns preparados caseiros com fins medicinais, como xaropes, são considerados eficazes.
Para ser utilizado como comestível (ou em preparações medicinais caseiras), o umbigo da banana precisa ser cortado, na posição certa (não muito próximo das pencas, apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho ainda imaturo ou verde), o que favorece, pelo fluxo forçado da seiva, o amadurecimento do próprio cacho. Do cacho já maduro, não mais se aproveita o umbigo da banana, que terá escurecido e perdido o viço e uso culinário ou medicinal, aproveitando-se apenas como adubo.
PASTEL DE ANGU COM UMBIGO DE BANANEIRA
· 4 de polvilho azedo peneirado
· 1 colher (sobremesa) de alho e sal
· 1 colher (sopa) de óleo
· 1 copo americano de farinha de trigo peneirada
· ½ litro de água quente (não fervente)
· 1 quilo de fubá peneirado
· 1 pitada de bicabornato
· 1 colher (sobremesa) de alho e sal
· 1 colher (sopa) de óleo
· Cebola, salsa e cebolinha à gosto
· 1 umbigo de banana
PREPARO DA MASSA
Refogar o óleo, o alho e sal e colocar a água quente. À parte, numa vasilha, misturar o fubá, o polvilho e a farinha de trigo. Colocar uma pitada de bicarbornato na água quente e em seguida despejar a mistura da vasilha. Misturar tudo até ficar consistente. Testar o ponto da massa. Fazer uma bolinha e abrir em forma de pastel. Se não quebrar, está no ponto. Sovar a massa ainda quente. Para isso proteja as mãos: enrolar um pano de prato e envolver numa sacola plástica. Depois de sovar bem, deixar a massa esfriar coberta com um pano de prato. Reservar.
PREPARO DO RECHEIO
Retirar as cascas do umbigo. Apenas o miolo é aproveitado. Picar o umbigo em pequenos cubinhos e colocar numa solução de água, 1 de sal e gotas de limão. É para o umbigo não ficar escuro. Retirar da água e colocar o umbigo na panela com água quente. É preciso deixar ferver 3 vezes. Coar e reservar. Numa panela refogar no óleo, o alho e sal. Misturar o umbigo, a cebola, a salsa e a cebolinha. Reservar. Untar as mãos. Abrir a massa com as mãos e colocar o recheio. Fechar e dobrar as bordas para que o pastel não abrir na hora de fritar. Fritar em óleo bem quente, no máximo 3 pastéis de cada vez.
REFOGADO DE UMBIGO DE BANANEIRA
· 1 umbigo de bananeira médio
· 1 dente de alho
· 1 xícara (chá) de cebola picada
· 5 colheres de óleo
· 1 xícara (chá) de azeitona picada
· Pimenta do reino a gosto
· Sal a gosto
MODO DE PREPARO
1. Pegue o umbigo e tire as e primeiras folhas, jogue fora pois são duras
2. Corte o umbigo em rodelas bem finas
3. Coloque tudo que cortou em uma panela com água e coloque no fogo para ferver
4. Repita o procedimento anterior 1 vez, trocando a água para tirar o amargo, depois coloque para escorrer
5. Em seguida em uma panela coloque o óleo, o alho amassado e quando fritar coloque o umbigo escorrido, mexa e coloque o sal
6. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos
7. Acrescente a cebola, a azeitona e a pimenta-do-reino
8. Veja se está bom de sal e o umbigo esta molinho
9. Desligue o fogo e esta prontinho para servir com arroz branco
TORTA DE CORAÇÃO DE BANANEIRA
- 10 corações de banana (tamanho médio) - 4 limões- 1 lata grande de sardinha- 4 ovos- óleo ou gordura- azeitonas (opcional)- queijo ralado (se quiser)
- 1 tomate sem pele
TEMPERO
- 1 pimentão, 2 cebolas, 3 gotas de pimenta malagueta, tempero verde, sal, pimenta-do-reino a gosto.
MODO DE PREPARO
- Preparar os corações de banana conforme receita abaixo.
- Cortar os temperos bem miudinhos.
- Juntar os pedaços de coração aos temperos (menos o sal, alho e pimenta) e passe na máquina de moer carne ou processador de alimentos.
- Fritar o alho, a pimenta e o sal no óleo (pode ser o próprio óleo da sardinha)
- Juntar, neste tempero, a sardinha amassada e os corações moídos. Mexa bem.
- Bater as claras em neve e juntar as gemas.
- Retirar o alimento do fogo e juntar aos ovos batidos, misturando bem de leve.
- Untar uma forma refratária e coloquar a massa. Salpicar por cima queijo ralado e enfeitar com rodelas de cebola, fatias finas de pimentão, azeitonas se quiser.
- Levar ao forno, em temperatura média, após assada, servir quente.
PREPARAÇÃO DO CORAÇÃO DE BANANEIRA
- 10 corações de bananeira
- 4 limões
- Sal
MODO DE PREPARO
- Coloque uma panela com água no fogo e deixe ferver.
- Passe o caldo de limão nas mãos para não ficarem manchadas.
- Descasque os corações, com faca de aço inoxidável. Retire a casca roxa até encontrar o miolo branco.
- Adicione à água caldo de 2 limões.
- Corte os corações em pedaços pequenos, com faca de aço inoxidável, diretamente na águaquente com limão, para não escurecer o produto.
- Ferva por 3 minutos. Escorra a água para retirar o amargo.
- Junte novamente a água fervente (o suficiente para cobrir) com limão e sal, deixe cozinhar por mais 3 minutos e escorra a água.
- Está pronto para ser usado no preparo de qualquer receita culinária.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
a) Use em preparações culinárias diversas, substituindo em suas receitas o palmito. Pode ser usado também como recheio de salgados, pizzas, rocamboles, tortas, etc. Use sua criatividade.
b) O produto se assemelha ao palmito, no gosto e na textura. No que se refere à cor, como às vezes acontece com o palmito, pode ocorrer que alguns pedaços fiquem escuros. Se isto acontecer, retire estes pedaços.
CONGELAMENTO
O produto, depois de beneficiado, pode ser congelado por até 2 (dois) meses. Deve-se, depois da fervura inicial, resfriá-lo isto é, dentro de uma escorredeira, mergulhá-lo em água com bastante gelo, até que se esfrie completamente. Escorra, enxugue com papel absorvente, e coloque-o em embalagens próprias para congelamento. Deve-se congelar porções para serem usadas de uma só vez, de acordo com a necessidade de cada família. Todo produto depois de congelado e descongelado deve ser consumido em 24 horas.
|