quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nhoque de Mandioquinha

Nhoque de mandioquinha
Nhoque de mandioquinha: saúde e fortuna no seu prato





Também conhecida como batata-baroa ou cenoura amarela, é um alimento bem completo: fonte importante de carboidrato e com uma boa quantidade de niacina (vitamina B3), que é importante para o metabolismo e um ingrediente que não pode faltar em sua geladeira.

Ao comprar, prefira as raízes que apresentam um amarelo mais intenso; evite comprar aquelas com áreas amolecidas ou manchas escuras. Uma dica: as menores mandioquinhas são as mais macias.


NHOQUE DE MANDIOQUINHA
RENDE: 10 porções

. 1 kg de mandioquinha descascada
. 2 gemas
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo aproximadamente
. Sal a gosto

Molho:
. 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
. 2 colheres (sopa) de sálvia picada
. Sal a gosto

Cozinhe a mandioquinha em água fervente até ficar macia. Escorra e passe-a por um espremedor de batatas.

Deixe as mandioquinhas espremidas por alguns minutos sobre a superfície de trabalho para que o excesso de água evapore.

Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa; apenas o suficiente para deixá-la homogênea.

Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços da massa (cada um deverá ter 2,5 cm em média). Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar.

Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sobremesa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e ponha em um refratário. Salpique pedacinhos de manteiga. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Para o molho, derreta a manteiga numa frigideira em fogo médio. Quando ficar com um tom acastanhado (não é escura), adicione as folhas de sálvia. Cozinhe por alguns segundos, virando as folhas uma vez.

Junte o nhoque, mexa delicadamente e sirva imediatamente com o queijo ralado.

Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/
Foto-Marcia Cavalieri
Por Marcia Cavalieri

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Juá

" Ai, juazeiro
Tô cansado de sofrer
Juazeiro, meu destino
Tá ligado junto ao teu,
No teu tronco tem dois nomes,
Ele mesmo é que escreveu"

Não é difícil entender por que o juazeiro é considerado a árvore confidente do sertão, a árvore conselheira, solidária às dores dos habitantes do semi-árido nordestino.

O poeta da música popular brasileira, Luiz Gonzaga, assim como o seu parceiro Humberto Teixeira, conhecedores da alma do sertanejo, sabem disso.





Foto - http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/juazeiro-ziziphus-joazeiro-mart/

 O Juazeiro...trata-se de mais uma daquelas dádivas da natureza, plantadas no sertão.

Juá


O juá, fácil de coletar, costuma ser aproveitado pelo sertanejo para o consumo no próprio local da coleta ou para a comercialização nas feiras nordestinas, onde a fruta é vendida com relativo sucesso. Com a polpa da fruta preparam-se refrescos e doces, podendo também ser misturada à farinha.

Juazeiro



Como a árvore, embora possa alcançar entre 10 e 12 metros de altura, tem características arbustivas com vários galhos bem próximos ao solo, é com facilidade que os animais se alimentem de seus ramos tenros, folhagens e frutos: os juás. Dessa forma, o juazeiro tornou-se importante recurso forrageiro, servindo de alimento complementar aos animais de criação, especialmente nos períodos de seca.

Durante a frutificação, toda a árvore se enfeita de frutos redondos, amarronzados, que encerram uma polpa translúcida. Tanto mucilaginosa como farinácea, essa polpa é difícil de ser separada da única semente do fruto. Agradável de ser comida ao natural, a um só tempo adocicada e um pouco ácida, a polpa do juá é muito rica em vitamina C.

O juazeiro, planta espontânea do interior do Piauí ao norte de Minas Gerais, habitante de toda a região conhecida como Caatinga, presta-se ainda a vários outros fins. Suas folhas são muito empregadas na medicina popular para tratar distúrbios estomacais. A entrecasca de seu tronco, rica em saponina - substância que proporciona a produção de espuma -, é utilizada na escovação dos dentes e na higiene corporal, podendo ser matéria-prima para a fabricação de sabões e pastas de dente.

Por tudo isso, trata-se de mais uma daquelas dádivas da natureza, plantadas no sertão para amainar um pouco a dura vida do sertanejo nordestino.

http://poderdasfrutas.com/tag/frutas/page/4/

 Juazeiro, música de Luiz Gonzaga 

Juazeiro, juazeiro
Me arresponda, por favor,
Juazeiro, velho amigo,
Onde anda o meu amor
Ai, juazeiro
Ela nunca mais voltou,
Diz, juazeiro

Onde anda meu amor
Juazeiro, não te alembra
Quando o nosso amor nasceu
Toda tarde à tua sombra
Conversava ela e eu
Ai, juazeiro

Como dói a minha dor,
Diz, juazeiro
Onde anda o meu amor
Juazeiro, seje franco,
Ela tem um novo amor,
Se não tem, porque tu choras,
Solidário à minha dor
Ai, juazeiro

Não me deixa assim roer,
Ai, juazeiro
Tô cansado de sofrer
Juazeiro, meu destino
Tá ligado junto ao teu,
No teu tronco tem dois nomes,
Ele mesmo é que escreveu
Ai, juazeiro

Eu num güento mais roer,
Ai, juazeiro
Eu prefiro inté morrer.
Ai, juazeiro...


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Melancia

Olá, ela faz a alegria da criançada no verão e oferece vários benefícios: estimula a vascularização do corpo e garante uma respiração ainda mais eficiente

Flor da melancia




Melancia



A melancia é rica vitamina do complexo B que ajuda a extrair energia das gorduras e proteínas.

Previne o aparecimento do câncer de próstata.

O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.
 
Fortalece o pulmão

A fruta fornece boas doses de vitamina A. Segundo a Sociedade Americana Torácica, o nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia média da fruta para suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada .


Aumenta a libido

Segundo pesquisa da universidade A&M (EUA), a parte branca da fruta é rica em citrulina. Esse aminoácido é convertido em arginina por enzimas, que atua na formação do óxido nítrico. Essa terceira substância relaxa os vasos sanguíneos e estimula a vascularização do corpo inteiro, incluindo os órgãos sexuais.
 
Combate a anemia

A melancia é fonte de ferro, mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A anemia ocorre quando a falta de ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos. A fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e para atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.
 
Não provoca inchaço

A melancia é rica em potássio, mineral que participa juntamente com o sódio e o cloro  do equilíbrio hídrico do corpo. Por esse motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e ainda regula o pH do sangue por tabela. Outro benefício é que 90% da composição da melancia é água, que estimula os rins a trabalharem melhor e dribla a retenção de líquidos.
 
Fornece energia

Isso porque a melancia é rica em vitamina do complexo B, principalmente a B5. Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.

Tem contraindicação

Algumas pessoas podem desenvolver intolerância à citrulina, um aminoácido presente na melancia. Boa parte dos pacientes com artrite reumatoide são intolerantes a essa substância, assim como aquelas pessoas que sofrem de uma deficiência genética conhecida por citrulinemia.
Texto: Leonardo Valle/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

domingo, 26 de fevereiro de 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cenoura

Olá, como vai?
Crua ou cozida ela é uma delícia. Vamos usar a criatividade e inserir esse legume no nosso cardápio!

Flores da cenoura

"Um dos ingredientes mais comuns na mesa dos brasileiros, a cenoura traz muitos benefícios para a saúde! Além de combinar com diferentes receitas, ela conta com fibras, potássio e vitamina A – todos essenciais em uma vida equilibrada e saudável. Quer saber mais sobre as vantagens do consumo desse legume?


Os benefícios da cenoura para a saúde
A cenoura é uma raiz comestível, de formato alongado e sabor levemente adocicado. É uma hortaliça de origem mediterrânea e do sudoeste asiático, que faz parte da família das umbelíferas (como o salsão e a erva doce). No Brasil, é uma das hortaliças mais cultivadas, principalmente de julho a novembro, período de clima mais ameno. Além de ser uma delícia, o consumo da cenoura é interessante por ser um alimento muito saudável! Ela tem um baixíssimo teor calórico, com 14 e 16 calorias em uma colher (sopa) crua ou cozida, respectivamente. Conheça outros nutrientes da cenoura: Compostos pró-vitamina A: Os chamados carotenoides, que no organismo formam a vitamina A, estão presentes nesse legume. Eles são essenciais para os sistemas reprodutivo e de defesa, além de promoverem a saúde da pele e olhos. Também possuem efeito antioxidante, protegendo o organismo de doenças. Menos da metade de uma cenoura cozida conta com 301 mg de pró-vitamina A. Isso equivale a 75% das necessidades diárias das crianças, 40% das mulheres e 33% dos homens. Potássio: Menos da metade de uma cenoura crua apresenta 30% das necessidades diárias desse mineral para uma criança, e 24% da recomendação para os adultos. O potássio é essencial para o equilíbrio do organismo. Fibras alimentares: São encontradas tanto na cenoura crua como cozida. Elas são importantes para a digestão, a saciedade (que diminui a sensação de fome) e para o controle dos níveis de colesterol.

Como incluir a cenoura no cardápio?


Por conta do sabor suave, a cenoura pode ser utilizada tanto em receitas doces como salgadas, como em um bolo de cenoura ou uma torta de legumes. Além disso, na forma crua você ainda pode consumi-la em sucos e saladas. Já cozida ela fica uma delícia como acompanhamento em pratos ou sopas. Isso sem contar que existem produtos industrializados que incorporam essa raiz nas receitas, para enriquecer o sabor e a composição nutricional. Basta usar a criatividade para inserir esse legume no cardápio diariamente!"

Fonte - http://www.saboremmovimento.com.br/os-beneficios-da-cenoura-para-a-saude/


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Banana




FLOR (UMBIGO, CORAÇÃO) DA BANANEIRA

Da parte inferior do cacho da banana ainda imaturo (ou verde, como se usa dizer) sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas, que é a flor da bananeira. Popularmente, a flor da bananeira é chamada de umbigo [do cacho] da banana, coração da bananeira ou apenas umbigo da banana, que, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível de requintado sabor e alto valor nutricional.

"Do cacho da banana sai um pendão. No final deste, há um cone roxo. Seu miolo é comestível e é conhecido pelos pobres como umbigo de banana. Já os ricos, gente chique, costumam chamá-lo de coração de bananeira [ou coração de banana]".

Várias receitas culinárias usam o umbigo da banana: cozido com bacalhau, ou carne moída, ou linguiça de porco defumada; temperado e refogado simples; entre outras.

A tradição popular reporta ainda outros usos para o umbigo da banana. Alguns preparados caseiros com fins medicinais, como xaropes, são considerados eficazes.

Para ser utilizado como comestível (ou em preparações medicinais caseiras), o umbigo da banana precisa ser cortado, na posição certa (não muito próximo das pencas, apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho ainda imaturo ou verde), o que favorece, pelo fluxo forçado da seiva, o amadurecimento do próprio cacho. Do cacho já maduro, não mais se aproveita o umbigo da banana, que terá escurecido e perdido o viço e uso culinário ou medicinal, aproveitando-se apenas como adubo.


PASTEL DE ANGU COM UMBIGO DE BANANEIRA
INGREDIENTES DA MASSA
·      4  de polvilho azedo peneirado
·      1 colher (sobremesa) de alho e sal
·      1 colher (sopa) de óleo
·      1 copo americano de farinha de trigo peneirada
·      ½ litro de água quente (não fervente)
·      1 quilo de fubá peneirado
·      1 pitada de bicabornato

INGREDIENTES DO RECHEIO
·      1 colher (sobremesa) de alho e sal
·      1 colher (sopa) de óleo
·      Cebola, salsa e cebolinha à gosto     
·      1 umbigo de banana

PREPARO DA MASSA
Refogar o óleo, o alho e sal e colocar a água quente. À parte, numa vasilha, misturar o fubá, o polvilho e a farinha de trigo. Colocar uma pitada de bicarbornato na água quente e em seguida despejar a mistura da vasilha. Misturar tudo até ficar consistente. Testar o ponto da massa. Fazer uma bolinha e abrir em forma de pastel. Se não quebrar, está no ponto. Sovar a massa ainda quente. Para isso proteja as mãos: enrolar um pano de prato e envolver numa sacola plástica. Depois de sovar bem, deixar a massa esfriar coberta com um pano de prato. Reservar.

PREPARO DO RECHEIO
Retirar as cascas do umbigo. Apenas o miolo é aproveitado. Picar o umbigo em pequenos cubinhos e colocar numa solução de água, 1  de sal e gotas de limão. É para o umbigo não ficar escuro. Retirar da água e colocar o umbigo na panela com água quente. É preciso deixar ferver 3 vezes. Coar e reservar. Numa panela refogar no óleo, o alho e sal. Misturar o umbigo, a cebola, a salsa e a cebolinha. Reservar. Untar as mãos. Abrir a massa com as mãos e colocar o recheio. Fechar e dobrar as bordas para que o pastel não abrir na hora de fritar. Fritar em óleo bem quente, no máximo 3 pastéis de cada vez.

REFOGADO DE UMBIGO DE BANANEIRA
INGREDIENTES

·      1 umbigo de bananeira médio
·      1 dente de alho
·      1 xícara (chá) de cebola picada
·      5 colheres de óleo
·      1 xícara (chá) de azeitona picada
·      Pimenta do reino a gosto
·      Sal a gosto

MODO DE PREPARO
1. Pegue o umbigo e tire as e primeiras folhas, jogue fora pois são duras
2. Corte o umbigo em rodelas bem finas
3. Coloque tudo que cortou em uma panela com água e coloque no fogo para ferver
4. Repita o procedimento anterior 1 vez, trocando a água para tirar o amargo, depois coloque para escorrer
5. Em seguida em uma panela coloque o óleo, o alho amassado e quando fritar coloque o umbigo escorrido, mexa e coloque o sal
6. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos
7. Acrescente a cebola, a azeitona e a pimenta-do-reino
8. Veja se está bom de sal e o umbigo esta molinho
9. Desligue o fogo e esta prontinho para servir com arroz branco

TORTA DE CORAÇÃO DE BANANEIRA
INGREDIENTES
- 10 corações de banana (tamanho médio) - 4 limões- 1 lata grande de sardinha- 4 ovos- óleo ou gordura- azeitonas (opcional)- queijo ralado (se quiser)
- 1 tomate sem pele

TEMPERO
- 1 pimentão, 2 cebolas, 3 gotas de pimenta malagueta, tempero verde, sal, pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO
-  Preparar os corações de banana conforme receita abaixo.
-  Cortar os temperos bem miudinhos.
-  Juntar os pedaços de coração aos temperos (menos o sal, alho e pimenta) e passe na máquina de moer carne ou processador de alimentos.
- Fritar o alho, a pimenta e o sal no óleo (pode ser o próprio óleo da sardinha)
- Juntar, neste tempero, a sardinha amassada e os corações moídos. Mexa bem.
- Bater as claras em neve e juntar as gemas.
- Retirar o alimento do fogo e juntar aos ovos batidos, misturando bem de leve.
- Untar uma forma refratária e coloquar a massa. Salpicar por cima queijo ralado e enfeitar com rodelas de cebola, fatias finas de pimentão, azeitonas se quiser.
- Levar ao forno, em temperatura média, após assada, servir quente.

PREPARAÇÃO DO CORAÇÃO DE BANANEIRA
- 10 corações de bananeira
- 4 limões
- Sal

MODO DE PREPARO
- Coloque uma panela com água no fogo e deixe ferver.
- Passe o caldo de limão nas mãos para não ficarem manchadas.
- Descasque os corações, com faca de aço inoxidável. Retire a casca roxa até encontrar o miolo branco.
- Adicione à água caldo de 2 limões.
-  Corte os corações em pedaços pequenos, com faca de aço inoxidável, diretamente na águaquente com limão, para não escurecer o produto.
-  Ferva por 3 minutos. Escorra a água para retirar o amargo.
-  Junte novamente a água fervente (o suficiente para cobrir) com limão e sal, deixe cozinhar por mais 3 minutos e escorra a água.
-  Está pronto para ser usado no preparo de qualquer receita culinária.

CONSIDERAÇÕES GERAIS
a) Use em preparações culinárias diversas, substituindo em suas receitas o palmito. Pode ser usado também como recheio de salgados, pizzas, rocamboles, tortas, etc. Use sua criatividade.

b) O produto se assemelha ao palmito, no gosto e na textura. No que se refere à cor, como às vezes acontece com o palmito, pode ocorrer que alguns pedaços fiquem escuros. Se isto acontecer, retire estes pedaços.

CONGELAMENTO
O produto, depois de beneficiado, pode ser congelado por até 2 (dois) meses. Deve-se, depois da fervura inicial, resfriá-lo isto é, dentro de uma escorredeira, mergulhá-lo em água com bastante gelo, até que se esfrie completamente. Escorra, enxugue com papel absorvente, e coloque-o em embalagens próprias para congelamento. Deve-se congelar porções para serem usadas de uma só vez, de acordo com a necessidade de cada família. Todo produto depois de congelado e descongelado deve ser consumido em 24 horas.


A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo, só fica atrás do arroz, trigo e milho. É cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. 
 Fonte apreciável de vitaminas A e C, fibras e potássio, o consumo da banana, em combinação com banhos de sol, produz a vitamina D no organismo, a principal vitamina no combate à depressão.
saladasparaodiaadia.blogspot.com.br


A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.
Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).
Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas. São também, muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.
suapesquisa.com

Bananeira