Nhoque de mandioquinha: saúde e fortuna no seu prato |
Também conhecida como batata-baroa ou cenoura amarela, é um alimento bem completo: fonte importante de carboidrato e com uma boa quantidade de niacina (vitamina B3), que é importante para o metabolismo e um ingrediente que não pode faltar em sua geladeira.
Ao comprar, prefira as raízes que apresentam um amarelo mais intenso; evite comprar aquelas com áreas amolecidas ou manchas escuras. Uma dica: as menores mandioquinhas são as mais macias.
NHOQUE DE MANDIOQUINHA
RENDE: 10 porções
. 1 kg de mandioquinha descascada
. 2 gemas
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo aproximadamente
. Sal a gosto
Molho:
. 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
. 2 colheres (sopa) de sálvia picada
. Sal a gosto
Cozinhe a mandioquinha em água fervente até ficar macia. Escorra e passe-a por um espremedor de batatas.
Deixe as mandioquinhas espremidas por alguns minutos sobre a superfície de trabalho para que o excesso de água evapore.
Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa; apenas o suficiente para deixá-la homogênea.
Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços da massa (cada um deverá ter 2,5 cm em média). Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar.
Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sobremesa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e ponha em um refratário. Salpique pedacinhos de manteiga. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.
Para o molho, derreta a manteiga numa frigideira em fogo médio. Quando ficar com um tom acastanhado (não é escura), adicione as folhas de sálvia. Cozinhe por alguns segundos, virando as folhas uma vez.
Junte o nhoque, mexa delicadamente e sirva imediatamente com o queijo ralado.
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/
Foto-Marcia Cavalieri
Por Marcia Cavalieri
Nenhum comentário:
Postar um comentário