quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Baunilha




Ah, baunilha verdadeira! Nada comparável, esqueça as imitações artificiais. O sabor único, pungente e facilmente reconhecido de longe.

Não é a primeira vez que ela se torna o foco, já falei em: Fava de Baunilha, dando uma visão mais pontual do que ela é.

Agora que já sabemos o quê é, quais seriam os outros usos dela, além do usual cortar ao meio e raspar as sementes?

Baunilha



Depois de uma compra excessiva (bom, depende do ponto de vista) e mesmo antes, utilizo as favas para fazer extrato de baunilha em casa. Percebam a vasta seleção que reside na minha cozinha:

Baunilha


Cada uma das garrafas possuem tempos e concentrações diferentes. Para a extração uso vodka como veículo alcóolico para remover todo o aroma e sabor que essas belezas da natureza possuem.

É bom lembrar, não tenho ideia se o método pode ser feito do ponto de vista da segurança. Faço já faz alguns bons anos, até hoje não aconteceu nada. Mas isso não quer dizer lá muita coisa, só para deixar avisado.

Os extratos mais fracos uso para repor os mais concentrados a medida que vou usando, praticamente o mesmo processo de solera feita na produção do Xerez, heheheh. E deixo para completar com mais vodka pura justamente os mais novos.

Adoraria usar vodka russa, mas o preço é quase proibitivo para esse fim. Então, optei por uma nacional. Essa mesma que começa com S.

Para que exista uma boa extração não mexo nas garrafas por alguns bons meses, no mínimo, dois. A garafona do meio irá completar quase 6 meses. Mexer no sentido de usar o extrato, mas de tempos em tempos é sempre bom dar uma sacudida nelas para homogeneizar bem o líquido. Sempre guardando em lugar escuro e não muito quente.

O ideal é usar fava nova para ter um extrato mais encorpado. Porém, como a baunilha tem um aroma forte que impregna em tudo, logo, é possível reutilizar aquela usada para fazer um Crème Pâtissière ou Sorvete de Baunilha.

A quantidade de fava por líquido é: quanto mais, melhor. Caso fosse um extrato industrial seguindo as normas do FDA (U.S. Food and Drug Administration), deve ser composto por 100g de fava de baunilha por 1L de líquido (não menos que 35% álcool). Adaptei as medidas para o sistema métrico. [CITE: 21CFR169.3; 21CFR169.175]


Dando uma boa lavada para retirar os sólidos do líquido da infusão e secando. Pode ir para o vidro do extrato (mais fraco). Não me olhe assim, é um ingrediente com alto valor agregado, então, usar totalmente é primordial.

Outra opção é fazer o verdadeiro açúcar baunilhado que não poderia ser mais simples possível: colocar a fava dentro do vidro de açúcar e deixar o tempo agir.
Baunilha


Fonte e Fotos-http://pratofundo.com/
Foto-http://confrariadobaraodegourmandise.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário