quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cominho

Olá, como vai?
O cominho foi trazido para a Europa pelos árabes, que lhe atribuíam um poder afrodisíaco.

Flores do Cominho
O Cominho teve a sua origem no Egito e foi trazido para a Europa pelos Árabes, nomeadamente para os países mediterrâneos; o seu cultivo estendeu-se também aos países do Médio Oriente, da Índia e da China.
Ao longo da história tem desempenhado um papel importante não só a nível alimentar e medicinal, como ainda como símbolo cultural para muitos povos.
O Cominho vem mencionado na Bíblia não apenas como um tempero para a comida, mas também como moeda usada para pagar o dízimo aos sacerdotes.

Cominho em Pó
Também no antigo Egito, o cominho não foi apenas utilizado como tempero culinário, foi um ingrediente usado para embalsamar faraós.
A semente de cominho reinava sobre os temperos culinários nas cozinhas grega e romana; a sua popularidade deveu-se em grande parte ao seu sabor picante, que o tornou num bom substituto da pimenta preta que era muito cara e difícil de encontrar.
O Cominho foi também apreciado pelas suas propriedades medicinais e cosméticas; a sua aplicação dava um tom pálido á pele e era freqüentemente empregado por muitos estudantes que tentavam convencer os professores que tinham passado as noites a estudar.

Cominho Planta
Na Europa, durante a Idade Média, o cominho era um dos temperos mais utilizados. Nessa altura o cominho juntou mais um atributo ao seu repertório: passou a ser um símbolo de amor e fidelidade. As pessoas levavam cominhos nos  bolsos quando iam a casamentos, as esposas davam aos seus maridos pão de cominhos para eles levarem, quando iam para aguerra; também na cultura árabe o cominho tem o seu simbolismo como ajudando a fortalecer o amor e, de acordo com as suas tradições, um colar feito com cominhos, pimenta e mel tem propriedades afrodisíacas.

Semente de Cominho
O cominho manteve até hoje um papel importante nas cozinhas indiana e do médio oriente; contudo a sua popularidade declinou bastante na Europa, depois da Idade Média.
Hoje em dia o cominho está a ter um valor renovado devido à sua recente redescoberta e consequente valorização das suas propriedades culinárias e terapêuticas.

Fonte - http://www.i-legumes.com/cominho-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário