segunda-feira, 31 de março de 2014

Canjiquinha


Canjiquinha

INGREDIENTES
500 g de canjiquinha amarela (mungunzá)
600 g de costelinha de porco fresca (suã)
200 g de costelinha de porco defumada
100 g de lombo de porco fresco
1 paio
½ xicara de óleo vegetal
1 cebola grande cortada
2 dentes de alho
cebolinha e pimenta dedo-de-moça, para enfeitar o prato.

MODO DE PREPARO

Deixe a canjiquinha de molho por meia hora na panela onde será cozida. Coloque para cozinhar até ficar macia. Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, frite as costelas frescas, até soltar bastante gordura, e o lombo, até dourar bem. Por fim, coloque as costelinhas defumadas e o paio. Adicione a canjiquinha com a água de cozimento. Acrescente mais água e vá mexendo, até ficar um caldo bem cozido. Sirva com cebolinhas picadas e pimentas vermelhas.
Dicas e informações adicionais
Dica 1: você também pode optar pela panela de pressão, pois o cozimento é mais rápido. Assim, poderá refogar a cebola, o alho, fritar as costelas e o lombo até dourar bem. Após acrescentar as costelas defumadas e o paio, refogue junto a canjiquinha e complete a panela com água, pelo menos até a metade. Tampe e deixe cozinhar. Dica 2: a canjiquinha fica bastante inchada durante o cozimento. É importante ficar atento ao nível da água, caso opte pela panela de pressão. Coloque, no mínimo, água pela metade da panela.
CRÉDITOS
Grupo 3corações
Publicada em: 31/03/2014
Fotógrafa e culinarista: Stela Morat
Fonte-http://www.revistain.com.br/culinaria/tipicas/canjiquinha.html

domingo, 30 de março de 2014

Bolo de Espresso Vibrante

Bolo de espresso vibrante   Bolo de espresso vibrante


Esse bolo quase se faz sozinho. E também não suja nada, só a forma e o fouet. Aprendi com a mestra Martha Stewart, que faz a cozinha parecer um lúdico afazer infantil.

Eu faço reverências à culinária americana praticada nos subúrbios, naquelas cinematográficas casas implantadas em meio a gramados verdíssimos.  Normalmente os moradores não contam com auxílio de uma funcionária doméstica. Portanto, desde o armazenamento dos ingredientes até o preparo das receitas, tudo é facilitado. Afinal, não é como nos centros urbanos onde temos uma vendinha em cada esquina.

Nem por isso o resultado compromete o sabor. Essa receita é ótima e o nosso tempo é sagrado. Vamos dar graças à santa Martha Stewart e à máquina TRES?

Confira.

RECEITA DE BOLO DE ESPRESSO VIBRANTE

Tempo de preparo: 7 minutos (mais 40 minutos de forno)
Rendimento: 6 porções

INGREDIENTES

1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada1 xícara de açúcar3 cápsulas de Espresso Vibrante TRES (suficiente para completar um copo)3 colheres (sopa) de cacau em pó1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio1 pitada de sal6 colheres (sopa) de óleo vegetal (de milho ou canola)1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha1 colher (sopa) de vinagre

MODO DE PREPARO

Coloque a farinha e o açúcar, cacau, bicarbonato e sal em uma forma de 24 cm X 14 cm. Misture bem com um fouet.

Adicione o óleo e a baunilha. Tire o espresso da máquina TRES e coloque na massa. Misture bem e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Fonte-http://www.mexidodeideias.com.br/

sábado, 29 de março de 2014

Nhoque de Ricota ao Pesto Diferente

Nhoque de Ricota ao Pesto Diferente
Nhoque de Ricota ao Pesto Diferente

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de FARINHA DE TRIGO COM FERMENTO DONA BENTA
3 batatas médias cozidas e amassadas (300g)
1 xícara (chá) de ricota peneirada
1 colher (chá) de sal
1 ovo
½ xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho grandes, amassados
½ xícara (chá) de nozes trituradas
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manjericão picado
Produtos nesta receita
Farinha de Trigo com Fermento Dona Benta 1kg

Modo de preparo

1 Em uma tigela, misture a farinha com fermento DONA BENTA com as batatas, a ricota, o sal, o ovo até obter uma massa leve, que solte das mãos.
2 Cubra e deixe descansar por 20 minutos.
3 Coloque uma panela com 3 litros de água para ferver.
4 Pegue porções de massa com duas colheres de chá e vá colocando na água.
5 Quando a massa retornar a superfície, retire com escumadeira e coloque em um refratário.
6 Repita a operação até finalizar toda massa.
7 Em uma panela, aqueça o azeite e doure levemente o alho.
8 Retire do fogo, junte as nozes, o sal e a manjericão.
9 Despeje rapidamente sobre os nhoques.
10 Sirva em seguida.

Dicas

Ao retirar os nhoques cozidos, reserve-os em local aquecido.
Se desejar, sirva com queijo parmesão ralado grosso.
Fonte - http://www.donabenta.com.br/receitas/prato-principal

sexta-feira, 28 de março de 2014

PÁSCOA - Celebrando a Vida, o Renascer e a Esperança

Seja qual for a sua fé - judaica, cristã, na natureza, no homem - esse é um bom momento para se lembrar que o renascer é um milagre possível. E, tomara, que a energia renovadora da Páscoa inspire a cada um de nós a renascer melhor e mais forte a cada dia.



Eostre, Ēostre, Ostara ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação à ela associados.

História da Páscoa


Nos primórdios da humanidade, os povos que viviam no Hemisfério Norte promoviam grandes festas nesta época do ano, comemorando o final do longo e gelado Inverno e a tão ansiada chegada da Primavera. Festejava-se a alegria da passagem de um tempo escuro, frio e triste para um mundo iluminado, que fazia a natureza reviver, trazendo em seu bojo o calor e a fartura.


Na região do atual continente europeu, estas festas pagãs tinham como grande homenageada Eostre, a Grande Deusa Mãe teutônica da Alvorada e da Primavera, cuja figura é representada segurando um ovo na mão. A deusa e o ovo eram símbolos da chegada de uma nova vida. Eostre equivale, na mitologia grega, à Perséfone. Na mitologia romana, a Ceres. O nome feminino Esther também se origina daí.


Da festa profana à festa religiosa


A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, a chamada "Páscoa Judaica", que começou a celebrar-se há cerca de 3500 anos, quando os hebreus, pelas mãos de Moisés, iniciaram o "êxodo" (a viagem de libertação do seu povo de 400 anos de escravidão no Egito e a passagem através do Mar Vermelho. Comemoravam, assim, a passagem da escravidão para a libertação. Livres, eles passaram a formar um povo com uma religião e um destino comuns. É com o sentido de libertação e vida nova que, até hoje, os judeus celebram essa festa.  A comemoração inclui (entre outras coisas) uma refeição, o Seder, onde se come o Cordeiro Pascal, pão sem fermento, ervas amargas e muito vinho.


Os cristãos também comemoram a Páscoa. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo. Nela, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a Bíblia, ocorreu três dias depois da sua crucificação. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo. Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados pelas igrejas cristãs de todo o mundo à celebração da ressurreição de Cristo (o que é feito por meio da Eucaristia), no domingo de Páscoa, esse acontecimento ganha destaque, já que se festeja uma espécie de aniversário da ressurreição

Fonte-http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_15_grandes_datas_festivas_pascoa_01_historia.htm
Por Virgínia Brandão

quinta-feira, 27 de março de 2014

Brazil PatchWork Show e Brazil Scrapbooking Show

Brazil-Patchwork

O maior evento do Brazil dedicado à tradicional arte do patchwork, reunindo novidades em máquinas e kits de tecidos nacionais e importados, peças para a decoração da casa, bolsas, bonecas e acessórios.
DATA
De 02 à 05 de Abril de 2014
LOCAL
Centro de Convenções Frei Caneca
R: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo – SP – Brasil
Próximo ao Metrô Consolação Ver mapa 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA
De quarta a sexta: das 13 às 20 horas.
Sábado: das 11 às 17 horas
VALOR DO INGRESSO
Inteira R$ 14, 00 / Meia R$ 7,00 - Conforme previsto em lei.
IMPORTANTE: Ingressos para maiores de 60 anos só serão vendidos na bilheteria da feira.
Clique aqui e veja onde comprar seu Ingresso Antecipado!
CARAVANAS
Cadastre sua caravana e adquire os ingressos antecipadamente
Telefone: 11 3722-3344
E-mail: juli.paiossin@wrsaopaulo.com.br
RESTRIÇÃO PARA MENORES
Menores de 12 anos não terão acesso à feira, mesmo que acompanhados pelos seus responsáveis
imperdivel
IMPERDÍVEL
LANÇAMENTOS, CURSOS, DEMONSTRAÇÕES, VARIEDADE DE MARCAS E PRODUTOS,
SÃO OS PONTOS FORTE DA FEIRA!
Fonte - http://www.wrsaopaulo.com.br/index.php/eventos/patchwork-sao-paulo

quarta-feira, 26 de março de 2014

Brasil a La Carte


Brasil a La Carte reúne últimos lançamentos do universo gastronômico



De utensílios de cozinha à literatura culinária, evento traz o que há de mais novo no mercado

O universo da gastronomia tem um único endereço neste final de semana (28, 29 e 30 de março). O Brasil a La Carte está reunindo os grandes nomes do setor que, além de comidas e bebidas para todos os gostos, expõem no Expo Renault Barigui os últimos lançamentos em infraestrutura e utensílios de cozinha.

No estande da Regali Per La Casa, o público encontra exclusividades em utensílios criativos e funcionais. Um dos destaques é a linha de facas da Kyocera, que usam tecnologia de cerâmica avançada, e as panelas da Roichen, que garantem alta durabilidade e mais saúde na cozinha. Já a Consul e a Brastemp apresentam formas diferenciadas para facilitar o cotidiano e melhorar a conservação dos alimentos. Enquanto as marcas LoL e Bambu Welf trazem novidades em silicone e produtos sustentáveis. Quem visitar o evento participa de sorteios no estande da loja.

Fornos e fogões de última geração também estão entre as atrações do Brasil a La Carte. A PSX Indústria e Comércio levou ao evento os últimos lançamentos em fornos gourmet, com destaque para a linha Fornetto, que integra as funções de forno e defumador em um eletrodoméstico que agrega mobilidade e praticidade. Único no Brasil, o Fornetto conta com um sistema exclusivo de câmaras internas, que permitem uma defumação constante a temperaturas controladas, atingindo 300°C em apenas 20 minutos, otimizando o tempo de preparo.

Já o estande da Todeschini Móveis Planejados, que também é apoiador oficial do festival, traz inúmeras novidades, como a nova linha "Identidade", inspirada nas raízes brasileiras. No espaço, foi montada uma cozinha gourmet, na qual inúmeros chefs de renome preparam pratos para os visitantes do evento. A empresa, uma das maiores fabricantes do ramo da América Latina, está presente no mercado há 70 anos, oferecendo qualidade em produtos que unem tradição e tecnologia.

A Livraria Nobel também conta com um estande exclusivo, com livros de culinária de sucesso nacional e internacional. Dentre os títulos à venda, best-sellers como "Le CordonBleu - Todas as Técnicas Culinárias", "Na Cozinha com Nigella" e "Chef Profissional", da editora Senac, que trazem informações e receitas de instituições e chefs de cozinha consagrados mundialmente, além de dicas que servem para ajudar os "chefs de final de semana" a fazer bonito na hora de servir o almoço em família ou o jantar entre amigos.

SOBRE O BRASIL A LA CARTE
O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Brewchef, o Deck SunsetCelebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, área com FoodTrucks, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença dos apresentadores do programa de TV "Homens Gourmet" e de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas. O evento tem realização da OC PromotionArts, co-patrocínio da GVT e apoio da Citroën Boulevard, Citroën Granville, Todeschini Água Verde, Abrasel PR, Instituto Municipal Curitiba Turismo, MSul, PVR, Espaço Gourmet e Procerva. Mais informações em www.brasilalacarte.com.br.
Fonte - http://www.revistain.com.br/

terça-feira, 25 de março de 2014

Conheça os Benefícios do Amendoim

Amendoim ajuda a perder peso, afasta o risco de doenças cardiovasculares e pode até incendiar a libido.

Amendoim
Descubra os segredos do petisco.
Seja para acompanhar a cerveja ou no pé de moleque, o amendoim é uma preferência nacional: 75% dos brasileiros costumam comer a leguminosa (sim, ele é um parente do feijão e da soja). Apesar disso, 63% dos entrevistados do Ibope para uma pesquisa encomendada pela Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados desconhecem as propriedades nutricionais da semente e 12% acreditam que ela é constituída apenas de gordura e colesterol ruim.

Embora bastante calórico, o amendoim é um aliado da boa forma. Um de seus principais predicados é promover a sensação de barriga cheia. "Ele precisa ser muito mastigado, o que ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer", explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Além disso, é fonte de fibras, que demoram mais tempo para ser digeridas, prolongando esse efeito.

Defensores do amendoim

Para dar um basta definitivo à má fama que ronda o petisco, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo observaram ratos que o consumiam regularmente e chegaram a duas conclusões importantes: mesmo sem restrição de calorias, o amendoim ajudou a controlar o peso dos animais e "até quando o amendoim é bem triturado pelos dentes, nem todas as moléculas de gordura são quebradas", observa a pesquisadora Neuza Maria Brunoro Costa, que liderou a investigação

Outro trabalho, dessa vez da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, revelou que o amendoim dá uma acelerada de 11% no metabolismo - pelo menos no dos roedores analisados. Em seres humanos, a pesquisadora Sandra Bragança Coelho, autora da investigação, constatou que indivíduos com peso normal deixavam de beliscar a torto e a direito depois de se deliciarem com amendoim. No entanto, esse fenômeno não se repetiu entre os obesos, que devoravam a leguminosa sem excluir itens pró-pneus do cardápio. "O ideal é substituir fontes de gorduras saturadas, como os embutidos, por ela", adverte. Daí, vale o alerta: é preciso ter autocontrole para não fugir da recomendação de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada. Do contrário, o auxílio vira sabotagem.

Além da mãozinha na hora de emagrecer, o amendoim também é um protetor do coração. Isso porque contém nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL, a faceta ruim da molécula, e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares. É o caso dos fitoesteróis, substâncias que competem com o LDL na hora em que ele gruda em células específicas para ser assimilado. "Os fitoesteróis enganam o organismo, tomando o lugar do mau colesterol e favorecendo sua eliminação", esclarece a pesquisadora Neuza Maria Brunoro Costa.

Outro defensor do peito encontrado aos montes no amendoim é o resveratrol, aquele corante natural que também dá pinta em uvas e cebolas roxas. Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto.

Um trunfo pouco estudado desse primo do feijão é a presença da arginina, um aminoácido que, dentro do corpo, se transforma em óxido nítrico. "Ele relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial", ensina o nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia. E, como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as gorduras do bem - incluindo o ômega-3. "Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E", elenca Lara. Por falar nesses dois últimos nutrientes, trata-se de uma dupla essencial para deixar o cérebro funcionando nos trinques. Já o potássio é célebre por evitar cãibras e fortalecer os ossos. Tudo isso é, sem dúvida, um prato cheio para a sua saúde.

O jeito certo de consumir

Apesar de tão nutritivo, nessa altura já está claro que não pode ser saboreado aos montes. Até porque algumas versões industrializadas, aquelas coloridas e com cascas bonitas, têm sódio a rodo. Essas pitadas a mais do ingrediente fazem o risco de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, disparar. É importante também se atentar à quantidade. Para fugir das armadilhas, a nutricionista ensina uma dica: torrá-lo em casa.

Se optar pelo industrializado, procure marcas com o selo da Fundação Pró- Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção do tira-gosto, atestando sua boa procedência. É que a aflatoxina, uma substância maligna presente em um fungo, pode dar as caras se o amendoim teve problemas na armazenagem ou empacotamento. "Ela então se aloja na casquinha e produz sérios danos ao fígado", adverte Sandra Bragança Coelho. Mas, com cuidado na hora da compra, é possível incluir essa delícia no cardápio numa boa.

Atenção à mesa

Nem todas as formas de consumo do amendoim freiam o ponteiro da balança. Conheça as mais populares e acerte na hora da compra:

Torrado: ele preserva todos os nutrientes da leguminosa.
Paçoca: na versão tradicional, o açúcar vem em excesso.
In natura: liberado! Sua casca vermelha é nutritiva.
Pé de moleque: o caramelo é uma doce armadilha para a dieta.
Japonês: o alto teor de sódio é seu ponto fraco.

Um verdadeiro afrodisíaco

A sabedoria popular já dizia e a ciência comprova: o amendoim turbina, sim, a libido. O segredo de seu sucesso está na grande oferta de zinco, nutriente vital para o cérebro. "Quando estamos sob estresse, nossos neurônios gastam mais zinco do que o previsto. Daí, sobra pouco para a produção dos hormônios sexuais, o que derruba o desejo", explica a nutricionista Vanderlí Marchiori. A ajuda vale para ambos os sexos, mas atenção: não adianta comer minutos antes do bem-bom. "Esse efeito só pode ser observado com o consumo frequente da leguminosa", completa ela.
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/conheca-beneficios-amendoim-752725.shtml
Publicado em 06/09/2013Reportagem: Hilda Sabino | Fotos: Alex Silva

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolo Ovo de Páscoa

Bolo ovo de Páscoa: envolva todos com essa delícia de Páscoa!



Ingredientes

. 1 1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada sem sal
. 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
. 6 ovos
. 1 pitada de sal
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 500 g de chocolate para cobertura picado
. 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (200 ml)
. 1 colher (sopa) de conhaque (15 ml)

Modo de preparo

1. Prepare a massa: preaqueça o forno a 180 °C por 10 minutos.

2. No liquidificador, triture a castanha de caju até formar uma farinha um pouco grossa.

3. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a castanha de caju e reserve.

4. Separe as claras e as gemas dos ovos. Reserve.

5. Bata as claras com o sal e o açúcar em ponto de neve firme.

6. Continue batendo e acrescente, uma a uma, as gemas.

7. Desligue a batedeira e, com uma espátula, misture delicadamente a farinha e a castanha.

8. Divida a massa em duas assadeiras retangulares (de 21 x 30 cm), forradas com papel-manteiga untado.

9. Leve ao forno por 15 minutos ou até que as bordas e o centro estejam levemente dourados.

10. Para esfriar, retire o papel-manteiga e reserve. A massa deve ficar fina e maleável.

11. Prepare o recheio: derreta o chocolate com o creme de leite no micro-ondas ou em banho-maria.

12. Misture bem e acrescente o conhaque.

13. Reserve 1 xícara (200 ml) para a cobertura e leve o restante à geladeira por 15 minutos.

14. Forre um molde para ovo de Páscoa (1 kg) com filme plástico e acomode o bolo.

15. Com uma faca, corte o excesso do bolo.

16. Coloque o recheio e cubra com o outro bolo.

17. Corte as rebarbas e, com os pedaços de bolo restantes, preencha os buracos.

18. Leve à geladeira por 2 horas.

19. Desenforme, retire o filme plástico e cubra com o recheio reservado.

20. Leve à geladeira até firmar.

21. Na hora de servir, decore a gosto.
Foto: Ormuzd Alves
Fonte - http://mdemulher.abril.com.br/

domingo, 23 de março de 2014

Curso Gratuito de Introdução à Agrofloresta

entrada do Terrapia
Entrada do Terapia


CONVITE

O Projeto Terrapia - Alimentação Viva na promoção da Saúde e do Ambiente vem oferecer à comunidade o



CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO À AGROFLORESTA

Local - Horta do Terrapia, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP/FIOCRUZ.
Período: 28/03 a 23/05/14, todas as sextas-feiras, de 8 às 17h.


Nosso endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1480, térreo, Manguinhos. Tel. (21) 2598 2659.
E-mail: terrapia@ensp.fiocruz.br

Após a primeira experiência deste sistema de produção na Unidade de Extensão Terrapia em Teresópolis, iniciado há 6 meses por Maria Luiza Branco com assessoria dos instrutores Victor e Valentine, já podemos colher resultados. A transformação local e a produção de alimentos com grande vitalidade nos motivou a trazer esta tecnologia agora para um centro urbano.

"A metodologia de produção de alimentos em sistema agroflorestal foi desenvolvida no Brasil por Ernst Gotsch, alemão que desde a década de 80 trabalha em sua fazenda com a implantação de agroflorestas fundamentadas na Sucessão Natural de Espécies, propiciando a recuperação dos solos trabalhados. Por meio de um modelo de agricultura que prescinde de insumos externos, reflorestou 480 hectares de área degradada no sul da Bahia. A fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. O efeito extra de sua intervenção é a colheita agrícola. O experimento tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos." Fonte: www.agendagotsh.com

O objetivo deste curso é criar relações de aprendizagem através de uma forma diferente de manejo da terra e dos alimentos, incentivando a promoção da saúde, onde o cuidado com o meio ambiente está diretamente ligado à saúde da comunidade, gerando troca de experiências, beneficiando áreas verdes, restabelecendo áreas degradadas com reflorestamento e ampliando áreas de plantio com a agricultura urbana. Essa é mais uma das iniciativas do Terrapia/CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ dentro das ações da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

O curso será oferecido gratuitamente e feito em forma de mutirão, onde todos colocam em prática as teorias aprendidas no dia. Estaremos abertos a colaborações financeiras para custear despesas da atividade.
O Terrapia oferecerá suco de clorofila pela manhã e almoço vivo com sementes germinadas.

Os instrutores Victor e Valentina se farão presentes uma vez por mês, onde serão definidas tarefas para as semanas seguintes, com orientação de Geraldo Guimarães.
Certificados serão entregues para quem frequentar 75% das aulas.

É preciso levar um documento com foto para se cadastrar na portaria.
Fonte-http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=apresenta%C3%A7%C3%A3o

sábado, 22 de março de 2014

Comida Viva


Prato do dia: verduras, legumes, frutas e sementes germinadas. É a comida viva!



"Eu tomava remédio para pressão e não tomo mais. Emagreci dez quilos com uma alimentação natural que qualquer um pode fazer em casa", conta o aposentado Orlando Asse dos Santos.

Não é milagre. É o resultado da orientação médica, que seu Orlando recebeu em um posto de saúde de Campos do Jordão, em São Paulo. Tudo de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi com o médico Alberto Gonzalez, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que ele e muitos outros pacientes começaram a aprender que comida é remédio.

"Há influências bastante claras na obesidade, na constipação, na inflamação crônica, na dislipidemia – que é o desequilíbrio do colesterol –, nas doenças gastrointestinais e respiratórias e no diabetes", aponta Alberto Gonzalez.

Mas, afinal, o que é comida viva? A receita é simples: nada pode ser cozido, frito ou assado. Os alimentos são de origem vegetal. E para começar bem o dia, um suco poderoso.

Se uma pessoa que não tem uma doença diagnosticada nem se sente mal resolver experimentar esse alimento vivo, que resultados vai sentir?

"É muito importante que eu, me apresentando como médico, diga que alimento vivo é bom para quem está doente, mas o alimento vivo é uma alimentação para quem está sadio e quer se manter sadio", esclarece Alberto Gonzalez.

Decidi experimentar. Em dez dias, que resultados eu veria?

"Em dez dias, vai haver uma grande liberação de água do seu corpo. Muita água retida vai ser eliminada. Você também vai notar mudanças no âmbito da digestão e da disposição, principalmente após as refeições, Você vai se sentir muito bem disposto", adiantou Alberto Gonzalez.

Doutor Alberto troca o jaleco pelo avental. Hora de arregaçar as mangas e mostrar como se prepara o suco. "O grande equipamento é um liquidificador. Depois de tudo lavado, você começa a fazer o suco. Primeiro, picota o pepino. O pepino vai para perto da hélice, porque ele é um grande gerador de água. Aí vem a maçã. Vamos extrair a água do pepino, da maçã e das verduras orgânicas disponíveis com uma cenoura. E, finalmente, as sementes de girassol germinadas. Você pode usar só trigo, girassol, quinoa, gergelim, amêndoa. O ideal é a semente germinada”, ensina Alberto Gonzalez.

Este é o grande segredo da comida viva: grãos germinados. E se você já está se perguntando como vai fazer para conseguir essas sementes, não se preocupe.

"Em seguida, coamos. Fica uma massa consistente. É um coador de voal, que qualquer um pode ter. As pessoas com mais recursos usam uma centrífuga. É o café da manhã. É bom que seja um copo grande. Tem pão, manteiga, café e leite, só que em forma natural, viva e repleta de nutrientes vivos", ressalta Alberto Gonzalez.

Não é um suco ralinho, parece um leite ou algo muito cremoso. É em um casarão que doutor Alberto Gonzalez ensina receitas de alimentos vivos. Alguns pacientes são encaminhados para o local e aprendem que, além do suco, podem fazer pratos coloridos e saudáveis, como a caldeirada de frutos do mato.

Legumes ralados, picadinhos. Basta prensar os alimentos, uma técnica feita com as mãos, para controlar a temperatura da panela. Afinal, nos chamados alimentos vivos, legumes e verduras não podem ser cozidos.

"Se começar a queimar as mãos, tem que desligar. Se não queimar a mão, não vai queimar os alimentos também", explica uma funcionária do hospital.

“A carne é uma questão de herança cultural. Eu não vou chegar em uma aldeia de pescadores e dizer: parem de comer peixe. Comam o peixe, mas incluam na sua vida os alimentos que vêm da mãe terra. Porque eles vêm com a informação que você precisa", diz Alberto Gonzalez.

"Não posso dizer que sou vegetariano. Uma vez por mês eu não recuso um churrasquinho, mas também não sou escravo da alimentação. Como tudo que eu gosto, com uma certa regra", conta seu Orlando.

"Sempre digo que tudo que é verde faz bem para o que é vermelho. Quem está com doença cardiovascular volte-se para o reino vegetal. Alimente-se de tudo que é verde possível que a recuperação cardiovascular vem a reboque", aconselha Alberto Gonzalez.

Em casa, seu Orlando segue a orientação diariamente e faz questão de plantar suas verduras: "Eu aproveito qualquer cantinho. Uma jardineirinha da loja de R$ 1,99, um pouquinho de terra e brota um trigo bonito".

A grama de trigo usada no suco nasce de sementes comuns compradas no supermercado e simplesmente jogadas por seu Orlando na terra. "Todos os espaços, o quintal do vizinho, por exemplo, eu coloquei trigo há 15 dias e já está nascendo. Temos couve e outras hortaliças espalhadas no meio da vegetação. Uso de sete a oito qualidades para fazer o suco por dia", conta.

Será que é mesmo tão fácil assim? Nos dez dias em que testamos o suco também experimentamos a preparação dele, até em cozinhas de hotel. Se eu consegui, qualquer um consegue.

Mas, antes, é bom lembrar: estávamos no restaurante de um hotel na cidade turística de Campos do Jordão, e as tentações estavam servidas. Eram 9h. Eu jantei no dia anterior, às 20h30. Ou seja, havia mais de 12 horas. O estômago já estava reclamando. A mesa do café da manhã era farta. Em vez de optar por tudo o que eu normalmente comeria, fiquei só com as frutas e o suco verde.

Logo pegamos a estrada. Acompanhamos doutor Alberto Gonzalez até a casa de um paciente. A viola dá o tom. O lavrador Benedito Vicente da Rosa leva uma vida simples. Mora com a mulher no alto de uma colina, em um lugar onde não tem luz elétrica. Mas sobram ar puro e produtos tirados da terra sem agrotóxicos. Faltava saber como aproveitar todos os seus nutrientes. Foi o que seu Benedito aprendeu nas consultas pelo SUS. Visitas periódicas fazem parte do Programa de Saúde da Família.

Há um ano, o lavrador mal conseguia ir ao posto de saúde, por causa de uma trombose na perna esquerda, uma ferida enorme não cicatrizava.

"Estava muito machucado, era uma ferida só. Tinha um roxo que parecia uma lesão só. Tomei o suco e fechou tudinho, foi uma beleza. Eu já estava até desenganado", comemora o lavrador.

Doutor Alberto Gonzalez explica: "Os vasos da perna dele não chegavam até a intimidade do tecido, por conta do problema vascular. O suco promoveu o fenômeno denominado neovascularização, de crescer novos capilares onde não tinha".

Mas o médico alerta: "Se você está usando remédios e quer mudar para o suco, consulte um profissional médico. A pessoa que tem um problema grave de pressão arterial ou problema grave de perfusão sanguínea do próprio coração não pode parar de tomar o remédio. Eu trabalho usando remédios e o suco. Os remédios vão sendo tirados à medida que os resultados com o suco vão aparecendo. E isso depende da adesão do paciente".

Seu Benedito se empenhou de verdade para ver o resultado. Afinal, o que já seria difícil na cidade grande poderia até ser impossível para quem vive sem energia elétrica – sem um liquidificador.

"Tentei socar no pilão, mas espirrou muito. Tive que inventar outro modo. Daí, foi no ralador. Achei que foi importante", diz seu Benedito, que colhe os ingredientes, rala e espreme tudo com as mãos. "É um verdadeiro remédio. A perna sarou que é uma beleza! Não tem mais nada, está forte. Já estou imaginando até jogar bola. Eu gostava muito de jogar bola. Fazer isso todo dia é difícil, mas sem esforço ninguém consegue nada".

A germinação dos grãos é que dá força ao alimento, potencializa os nutrientes. É o que garante a mais antiga pesquisadora da comida viva no Brasil, a designer e professora Ana Branco, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A primeira semente foi ela que plantou. Há 15 anos, Ana Branco reúne conhecimentos que ela passa adiante.

Preste atenção: é o passo-a-passo para você também aprender a germinar as sementes na sua casa.

"Colocamos a semente de girassol de molho na água. Vamos dormir e a semente vai acordar. São oito horas de molho na água. É o tempo de dormirmos e ela acordar. Na manhã do dia seguinte, jogamos a água fora e deixamos escorrendo em algum apoio por mais oito horas. Depois de oito horas de molho na água e oito horas no ar, é só darmos uma lavadinha antes de consumirmos. Podemos olhar o que aconteceu com a semente germinada. Dá para ver o narizinho que está nascendo. Nesse ponto, podemos consumir. Assim, comemos a energia vital contida nela. E ficamos forte que nem ela", diz Ana Branco.

Para ela, uma filosofia de vida que germinou e deu frutos. Muitos já aprenderam os segredos da alimentação viva em cursos e em uma feira na PUC-RJ.

"Nós começamos com o suco quando eu estava grávida da minha terceira filha. Meu marido faz o suco, fazemos para a família toda. Isso já acontece há três anos", conta a professora Rosana Cunha Pinto. "O grande barato é chamar as crianças para fazerem junto com você. Pede para uma pegar uma maçã, pede para outra segurar uma hortelã. E assim a gente vai cortando e preparando o alimento junto".

Eu bebi suco durante dez dias. E não foi difícil, mesmo fora de casa, dormindo em hotéis, comendo em restaurantes. Logo no primeiro dia, eu fiz exames de sangue que mostraram que a minha saúde vai muito bem. Taxas como colesterol e glicose, por exemplo, estão ótimas. E, por causa disso, eu resolvi não mudar mais nada na minha alimentação. No almoço e no jantar, continuei comendo o que estou acostumado e gosto: arroz, feijão, carne.

Mesmo assim, substituindo só café da manhã, o suco fez efeito. Perdi 2,1 quilos. Eu também senti outras mudanças que não podem ser medidas. A primeira: comecei a sentir menos fome nos últimos dias. E a segunda: mudança no apetite. Já não tenho tido mais tanta vontade de comidas pesadas. Pode ser resultado do suco.
http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20159-3-328478,00.html
Reportagem: Ismar Madeira (Campos do Jordão, São Paulo)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Arroz de Bacalhau com 3 Pimentões

Arroz de Bacalhau com 3 pimentões
Arroz de Bacalhau com 3 Pimentões 

Ingredientes

700 g  bacalhau da noruega
2 folha(s)  louro
   pimenta do reino
   azeite de oliva
0,5   pimentão amarelo
0,5   pimentão vermelho
0,5   pimentão verde
100 ml  vinho branco
1   cebola(s)
2 colher(es) de sopa  tomate(s)
1   coentro
400 g  arroz
2 dente(s)  alho
1,5 litro(s)  água
   sal

Procedimento

Aromatizar a água onde vai ser cozinhado o Bacalhau da Noruega (colocar o louro, a pimenta do reino e umas gotas de azeite)
Colocar o bacalhau e levar à fogo médio
Desligar quando a água começar a ferver
Cortar os três pimentões em tiras; em seguida corte-os ao meio
Cortar a cebola
Picar o alho e o alho de coentro
Tirar a pele e espinhas do bacalhau e desfazê-lo em camadas
Tirar a pele e espinhas do bacalhau e desfazê-lo em camadas
Levar uma panela ao fogo, refogar a cebola com os três pimentões e juntar as duas colheras de tomate pelado em pedaços
Juntar o arroz e mexer. Use o vinho branco
Deixar evaporar um pouco o vinho branco
Juntar a água que foi utilizada para cozinhar o bacalhau
Juntar sal a gosto
Deixar cozinhar por 10 minutos
Juntar o Bacalhau da Noruega, deixar cozinhar por mais 10 min
Juntar o coentro
Fonte-http://www.bacalhaudanoruega.com.br/

quinta-feira, 20 de março de 2014

Pudim de Amendoim Light


Pudim de Amendoim Light



Ingredientes



• 1/2 xíc. (chá) de açúcar light
• 1 lata de leite condensado light
• 1 xíc. (chá) de amendoim torrado
• 2 xíc. (chá) de leite desnatado
• 1 envelope (12 g) de gelatina em pó, sem sabor
• Gotas de essência de baunilha

Modo de fazer
Caramelize o açúcar numa panela e despeje o leite. Depois de ferver, junte a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem e deixe amornar. No liquidificador, bata o amendoim, a baunilha e o leite condensado. Misture o leite, que foi ao fogo, e bata por mais 3 minutos. Coloque numa fôrma e leve para gelar. Desenforme e enfeite a gosto.
Por Thaís Cavalheiro | Fotos ALFREDO FRANCO
Fonte-http://boaforma.abril.com.br
Rende: 6 porções
Calorias por porção: 134

quarta-feira, 19 de março de 2014

Sopa de Inhame


sopa de inhame





Ótima opção para quem está de dieta, a sopa de inhame é fácil de fazer e cheia de sabor.

Ingredientes

• 1 cebola picada
• 2 col. (sopa) de margarina (ou manteiga) light
• 1 kg de inhame sem casca e picado
• 1 litro de leite desnatado
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• Cebolinha verde picada a gosto para polvilhar

Modo de fazer

Refogue a cebola na margarina. Junte o inhame e o leite. Tempere com o sal e a pimenta. Quando o inhame estiver cozido, bata tudo no liquidificador. Se ficar grosso, adicione um pouco mais de leite até obter a consistência cremosa. Sirva quente e polvilhada com a cebolinha.

Rende: 6 porções
Calorias por porção: 527
Fonte-http://boaforma.abril.com.br

segunda-feira, 17 de março de 2014

Suco Verde

Suco Verde

Desde que Flávia Alessandra, Letícia Spiller, Giovanna Antonelli, Guilhermina Guinle e outras estrelas globais se declararam fãs do suco verde, a bebida virou um ícone de beleza e boa forma no cardápio de quem quer estar sempre bem-disposta, com a pele jovem e lisinha. Para garantir esses benefícios, o segredo é você tomar um copo generoso do suco feito com folhas verdes, frutas, legumes, brotos ou sementes pela manhã, ainda em jejum. "É o horário em que o corpo absorve os nutrientes com mais facilidade", explica Patrícia Davidson, da Clínica Patrícia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro. Esse efeito é ainda melhor se der para esperar 30 minutos para comer outros alimentos. Logo você sente os efeitos na pele e no pique.

Seu objetivo é emagrecer? Combine o suco verde com uma alimentação balanceada em nutrientes. E, claro, evite doces, frituras e produtos carregados em corantes e conservantes. Afinal, o ponto forte dessa bebida é promover uma faxina no organismo para que, livre do acúmulo de toxinas, ele funcione melhor e, consequentemente, elimine mais facilmente as gordurinhas. O suco tem ainda o poder de combater a inflamação nas células, o que também favorece a dieta!

Qual é a receita?

Não existe um modelo único. Os ingredientes do suco verde podem variar de acordo com seu gosto (ou com as possibilidades que você tem na geladeira e na fruteira). Mas tenha cuidado para que estejam fresquinhos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, tenham sido cultivados sem agrotóxicos. "Livres de fertilizantes e defensivos agrícolas, os alimentos orgânicos combinam mais com o propósito de desintoxicar e desinflamar o organismo", diz Patrícia. Caso não encontre tempo de ir ao supermercado com frequência para renovar o estoque, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo , e vá usando aos poucos. Outra regra básica, segundo Daniela Jobst, nutricionista da clínica Nutrijobst, em São Paulo, é variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. “Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte”, avisa Daniela. Veja os grupos de alimento que devem fazer parte do suco e quantos itens usar de cada um deles.

· Folhas: até dois tipos
· Frutas: até dois tipos
· Legumes: até dois tipos
· Raízes: apenas um tipo
· Brotos: apenas um tipo
· Sementes: apenas um tipo

Combinações perfeitas

Antes de colocar sua criatividade em prática, combinando os ingredientes do suco a seu gosto, experimente estas receitas sugeridas pela nutricionista Daniela Jobst. Elas dão ideia da quantidade dos ingredientes e da textura da bebida.

Suco verde diurético

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1/2 limão inteiro (polpa e casca) + 1/2 pepino japonês com casca, cortado em pedaços + 1 maçã com casca e sem sementes, cortada em pedaços + 1 punhado de folhas de hortelã + 1 copo (200 ml) de água gelada

· Modo de fazer: Retire as sementes e o filamento branco do limão. Bata no liquidificador com os outros ingredientes. Beba sem coar.

Suco verde energizante

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1 cenoura com casca, cortada em pedaços + 1 pera média com casca e sem semente, cortada em pedaços + 1 pedaço (2 cm ) de gengibre + Suco de 1 limão

· Modo de fazer: Passe os ingredientes na centrífuga e junte ao suco de limão (ou bata tudo no liquidificador com um pouco de água - apenas o suficiente para bater). Beba sem coar.

Suco verde desintoxicante

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1 maçã média com casca e sem semente, cortada em pedaços + 1 cenoura com casca, cortada em pedaços + 1 punhado de salsinha + 1 col. (sopa) de linhaça ou de chia hidratada + Suco de 1/2 limão + 1/2 copo de água de coco

· Modo de fazer: Passe os quatro primeiros ingredientes na centrífuga e junte ao suco de limão e à água de coco (ou bata tudo no liquidificador). Beba sem coar.

Suco verde antioxidante

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1 ½ xíc. (chá) de frutas vermelhas congeladas (morango, framboesa, amora) + 2/4 de copo (150 ml) de suco de laranja (ou água de coco) + 1 punhado de folhas de hortelã

· Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba sem coar.
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/
Foto: Alfredo Franco

domingo, 16 de março de 2014

Buchada de Tilápia

Uma iguaria sertaneja. Boa opção para a semana santa.





As vendas da "buchada" de peixe são crescentes e garantem renda para as 25 famílias associadas no Centro-Sul

Iguatu. A "buchada" de tilápia conquistou a preferência de consumidores na região do Cariri e em Fortaleza. Produzida inicialmente por um projeto comunitário de criação e beneficiamento do pescado, no Sítio Jurema, nas margens do Açude Orós, na região Centro-Sul, as vendas são crescentes e garantem renda para as 25 famílias associadas, que também fazem bolinha de peixe, filé, linguiça, risole e "fishburguer".





"A ideia deu certo", comemora Maria Cândido, conhecida por Aurilene, que é coordenadora da unidade de processamento de pescado do Sítio Jurema. "Nos últimos três anos, a vida dos moradores melhorou muito". O exemplo do pioneirismo vem se espalhando para outras comunidades rurais que também passaram a criar tilápias em gaiolas e fazer o processamento do pescado para agregar valor ao produto final.

INSPIRAÇÃO

A tradicional buchada de bode, prato típico da culinária nordestina, inspirou as produtoras rurais do Sítio Jurema a criarem um produto semelhante. A nova "buchada" é recheada de filé de tilápia picado, temperado com cheiro verde, alho, pimentão, cebola e pimenta, envolta na pele do peixe, que é costurada e fica na forma de um saco ou bucho. É um prato ideal para ser servido cozido, em tempero caseiro, entretanto, pode receber molhos, segundo a criatividade do cozinheiro.



No Sítio Jurema, Marineide Venâncio costura com paciência a pele da tilápia para colocar o recheio da "buchada", que vem tendo boa aceitação em Fortaleza e na região do Cariri. "Se tivéssemos 500 quilos por semana, venderíamos tudo", disse. "Nunca imaginava que um dia iria fazer ´buchada´ de peixe, mas dá certo e é gostoso". Atualmente são produzidos 300 quilos da "buchada".

ACEITAÇÃO

Os consumidores confirmam que o produto é bom como tira-gosto ou mesmo como entrada para um prato principal de pescado. "Quem gosta de peixe vai adorar a ´buchada´ que é feita com recheio de filé", garante o funcionário público, Carlos Ribeiro, que incluiu o alimento em seu cardápio semanal. "Faz bem à saúde".

As atividades no Sítio Jurema não cessam. No geral, são 75 pessoas trabalhando na criação de tilápia em 1.125 tanques-redes e na unidade de processamento do pescado que ocupa parte da escola da comunidade. A produção semanal há dois anos era de dois mil quilos de pescado. Hoje, saltou para 10 toneladas. A renda mensal dos produtores que era de R$ 300,00, dobrou e a perspectiva é de crescimento.

Os produtos mais vendidos são filé, linguiça e a buchada de tilápia. O grupo de 25 produtores trabalha com o objetivo de obter financiamento para aquisição de equipamentos que possibilitem ampliar a produção da unidade de processamento de pescado. "O nosso objetivo é equipar melhor a unidade e obter um prédio próprio com melhor estrutura", disse Aurilene.

A associação recebeu uma proposta de uma empresa de Fortaleza para comprar mil quilos de buchada de tilápia por semana. "Vamos ter de adquirir máquinas para costurar a pele e processar o produto porque da forma manual como fazemos hoje não dá mais para atender a demanda que é crescente", explica Aurilene Cândido.

PRODUÇÃO

300 quilos de buchada são produzidos no Sítio Jurema, na cidade de Iguatu. Para fabricar o produto, é preciso costurar com paciência a pele da tilápia para colocar o recheio feito do pescado

Mais Informações:
Associação Comunitária do sítio Jurema no município de Orós
(88) 3584. 8001
(88) 9953. 1137


Honório Barbosa(Repórter)06-11-2009

Fonte-diariodonordeste.verdesmares.com.br

Fotos-http://naoseicozinhar.com

sábado, 15 de março de 2014

Inhame


Escondido sob a terra, muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer.


No Norte e no Nordeste do nosso país, o inhame faz parte do cardápio diário. Por lá, esse tubérculo está presente até no café da manhã. Mas deveria ser item obrigatório na dieta de todo brasileiro, especialmente das mulheres, e em qualquer idade. Só para listar alguns benefícios: ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da TPM – a famigerada tensão pré-menstrual –, reforça as defesas do organismo e (uau!) estimula a libido. Sua preocupação é com a balança? O inhame tem ação anti-infl amatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Isso significa tirar da frente dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite!
Fonte-http://boaforma.abril.com.br  


Inhame, conhecido no Centro Sul do Brasil como cará


O inhame é nutritivo, melhora o sistema imunológico e, de quebra, pode ajudar a engravidar 

Escondido sob a terra, muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer. O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Há poucas pesquisas acadêmicas sobre as aplicações médicas, mas a experiência já elevou o vegetal à categoria de alimento funcional.



Maravilha da terra
Plantação de inhame - 8ª linha
Plantação de Inhame
Foto-http://www.panoramio.com/

As principais beneficiadas são as mulheres.

Desde que a reposição hormonal na menopausa foi colocada sob suspeita - há várias pesquisas indicando que aumenta a incidência de câncer -, a diosgenina transformou-se em um tratamento alternativo para os calores, o ressecamento da mucosa e outros sintomas que acompanham essa fase. "Um estudo avaliou a ação desse fito-hormônio na saúde da mulher pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais", diz Roseli. "Seus efeitos são benéficos também para reduzir a irritabilidade durante a tensão pré menstrual", completa a nutricionista.

A ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais


Consumir inhame todos os dias é uma boa dica também para as mulheres que estão tentando engravidar. "O vegetal contém fitoestrógenos, que bloqueiam a ação dos estrógenos no organismo. Ao fazer isso, aumenta a ação das gonadotrofinas, o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez", diz Frederick Naftolin, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Alimento resistente

Aprenda o que observar na hora de comprar e como o vegetal pode ser consumido. Os tipos mais comuns de inhame são o japonês e o chinês. Na hora de comprar, preste atenção à firmeza. Se tiverem áreas amolecidas ou sinais de brotação, devem estar estragados. O inhame não precisa ser conservado em geladeira, desde que fique em um local arejado. Dura até 10 semanas, mas, se guardados no congelador, chegam a resistir por seis meses. Pode ser consumido de duas formas:

Cru
Salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Se quiser, pode acrescentar outros vegetais. Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.

Cozido
Cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre. Cozido, é usado como ingrediente de sopas, carnes, patês, pães, bolos e tortas.


por Ivonete Lucirio  produção Janaina Resende 
Fonte-http://revistavivasaude.uol.com.br

Bolo Pina Colada

Bolo Pina Colada




Ingredientes

    Ingredientes do Bolo
    2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
    1/2 colher (chá) sal
    1 colher (sopa) de fermento em pó
    1 xícara (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
    2 xícaras (chá) açúcar
    4 ovos
    1 copo de iogurte
    1 garrafinha de leite de coco
    1/4 xícara (chá) abacaxi em calda picado
    1 colher (chá) casca de limão ralada
    1 colher (chá) baunilha
    1 colher (chá) essência de coco (opcional)

    Ingredientes do Glacê
    2 colheres (chá) suco de limão fresco
    1/2 xícara (chá) açúcar de confeiteiro

    Ingredientes da Decoração
    Coco ralado adoçado e tiras finas de limão e casca de limão

Modo de preparo

    Modo de preparo do bolo

    Aqueça o forno a 170 graus. Unte uma forma de buraco. Polvilhe com farinha; tirar o excesso de farinha.

    Misture a farinha, o bicarbonato e o sal em uma tigela de tamanho médio até ficar bem misturado.

    Bata a manteiga e o açúcar em uma segunda tigela até formar um creme, cerca de 3 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.

    Misture o iogurte, o leite de coco, abacaxi e casca de limão em uma tigela pequena.

    Em velocidade baixa, bata a mistura de farinha na mistura de manteiga em 3 adições, alternando com a mistura de iogurte, começando e terminando com a mistura de farinha. Adicione a essência de coco e baunilha e bata em velocidade média por 3 minutos. Despeje a massa na forma preparada.

    Asse em forno 170 graus por 60 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Transfira a forma para a gradinha do fogão e deixe esfriar por cerca de 15 a 20 minutos. Desenforme o bolo sobre um prato. Esfriar completamente.

    Ingredientes do glacê:

    

    Misture o suco de limão e açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena até obter boa consistência. Regue sobre o bolo. Decore com coco ralado e casca e fatias de limão.

Alessandra Von - Culinarista
www.facebook.com/amarmitinha
Fonte - http://mulheres.tvgazeta.com.br

sexta-feira, 14 de março de 2014

Sanduíches Saudáveis em forma de Bichinhos

foto
Crie a Centopeia e o Gato de Bigodes com mozzarella de búfala e pão integral.



Em mais uma parceria com a chef Carla Elage, especializada em alimentação saudável e responsável pelo conceituado buffet Brilat Gourmet de São Paulo, O Selo de Pureza 100% Búfalo pediu a culinarista que fizesse sanduichinhos light, saudáveis, com derivados de leite de búfala e legumes, para celebrar o Dia das Crianças em casa. O objetivo da receita é lembrar que a alimentação infantil precisa estar livre de frituras e elementos prejudiciais à saúde como gorduras hidrogenadas, corantes e muito açúcar. A educação alimentar começa já na infância e usar a criatividade para ensinar aos filhos desde cedo a optarem por uma dieta rica em legumes, verduras e produtos puros, com certificações de qualidade, é uma ótima ideia. Que tal levar as crianças à cozinha e criar “sandubas” em forma de bichinhos que são verdadeiros quebra-cabeças de montar? Conheça a Centopeia e o Gato de Bigodes feitos com “mozza” e creme de ricota de búfala. É pura diversão.

Centopeia

Ingredientes:

3 fatias de pão de forma integral cortadas em rodelas

3 fatias de pão preto cortadas em rodelas

3 fatias grossas de blanquet de peru em rodelas

3 fatias de mozzarella 100% de búfala em barra cortada em rodelas

1 colher sopa de creme de ricota de búfala ou requeijão de búfala

1 tomate-cereja

1 Pepino para os pés

Modo de preparo

Passar creme de ricota de búfala ou requeijão de búfala nos 2 lados dos pães e intercalar pão preto, blanquet, pão de forma, mozzarella, creme ou requeijão, blanquet, pão preto e assim por diante. Colocar a cabeça encostada no primeiro. Cortar o pepino japonês em rodelas e recortar os pezinhos, conforme a foto. Use palitinhos para as antenas da cabeça e um pouco de salsa crespa para esconder o ligamento entre a cabeça e o corpo. Usar folhas verdes de sua preferência para decorar o cenário. Crie os pés com pedaços de pepino conforme a foto.

Gato de bigodes

Ingredientes:

1 fatia de pão branco light ou integral cortado em quadrado grande

1 colher de café de creme de ricota de búfala ou requeijão de búfala

1 fatia grossa de mozzarella de búfala em barra cortado em quadrado médio

2 fatias de pepino japonês para os olhos

1 fatia grossa de blanquet de peru cortada em rodela um pouco maior que o pepino

1 corte em V de tomate para a boca

Azeitonas pretas para os olhos

Tirinhas de cenoura para o bigode

Salsa crespa para o cabelo

Modo de preparo: Coloque o pão sobre um prato e sobre ele espalhe o creme ou requeijão, sobreponha a mozzarella e sobre ela, sobreponha duas rodelas de blanquet no lugar das bochechas do gato, duas rodelas de pepinos no lugar dos olhos, use as tirinhas de cenoura para os bigodes e complete o acabamento.
Fonte-selodabufala.com.br

quinta-feira, 13 de março de 2014

Cerâmica de Tracunhaém-PE


Tracunhaém - Estátuas de Barro na entrada da cidade
Estátua de Barro (Entrada da Cidade)



Tracunhaém, que significa em tupi-guarani “panela de formiga” ou “formigueiro”, situa-se na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e é um dos maiores centros de produção de cerâmica do Brasil. Grande produtora de cana de açúcar no século 19, a cidade surgiu como um povoado na segunda metade do século 17. Hoje, o artesanato em barro é importante fonte de renda para muitos moradores do município.



Além da cerâmica utilitária, que remonta ao período colonial, Tracunhaém se destaca pela arte figurativa e decorativa do barro, criando santos, anjos, bichos – como o famoso leão com cachos – e figuras humanas, inspirados nas imagens do cotidiano, da cultura popular e, sobretudo, da fé religiosa.



Sua confecção era prática comum às filhas de louceiros e oleiros, que davam à argila formas lúdicas a partir da invenção de brinquedos: ferros de brasa, panelinhas, bonecos e bichinhos diversos, como boizinhos, cavalinhos, lagartixas e tatus. Os pais valorizavam a criação dos filhos levando tais peças para vender nas feiras das cidades vizinhas junto com as suas cerâmicas utilitárias.



A partir da década de 1940, a cerâmica ganha fama com a arte de Lídia Vieira e seus familiares, e posteriormente de Antônia Leão, Severina Batista e Baé, já falecidos. Hoje, Zé Tamanquinho, Luiz Gonzaga e Nano de Baé continuam o legado dos três. Maria Amélia, Zezinho, Nuca e Maria de Nuca, que também ajudaram a construir essa história, ainda estão em atividade. Ricardo de Maria Amélia bem como Guilherme e Marcos de Nuca herdaram a maestria de seus pais, dando continuidade à arte do barro, passada de “pai para filho”.
 Fonte - http://www.promoart.art.br/

quarta-feira, 12 de março de 2014

Girassol

A flor de girassol significa felicidade.

Mercado do girassol cresce no Brasil
http://ruralcentro.uol.com.br


Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

Sementes do Girassol

Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

Flor de Girassol na Mitologia Grega

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.
Fonte-http://www.significados.com.br

A Semente De Girassol Na Culinária e Seus Benefícios Para o Organismo Humano

O Helianthus annuus, conhecido popularmente como girassol, é originário do Arizona e Novo México. Segundo historiadores, os povos indígenas dessa região utilizavam todas as suas partes. Da semente se fazia a farinha e o óleo, do caule vinha a fibra têxtil, as folhas alimentavam a criação de animais e da flor surgia o corante. Ao longo do tempo o girassol foi levado para outras regiões, e já no século XVIII a Rússia começou a plantar girassóis e explorar a sua semente. Atualmente, a Rússia é o país que tem mais plantações de girassol no mundo.

As sementes são principalmente usadas na fabricação do óleo de girassol, um óleo diferenciado, pois é vegetal, rico em ômega 6 e ômega 9 e de uso culinário. Da mesma forma que o gergelim, a semente de girassol tem muita gordura em seu interior. No entanto, diferentemente de outras fontes de gordura, essa não possui gorduras ruins (saturadas, por exemplo). A gordura encontrada nessa semente é do tipo mono e poliinsaturadas, que são exatamente as “boas” gorduras que o organismo precisa.

Mas o uso do óleo extraído da semente vai além do culinário. Com o óleo não refinado são produzidos sabonetes e velas. Além de possibilitar o tratamento de bronquite, artroses, problemas renais, intestinais e cardíacos. E também dores de cabeça, tromboses, eczemas e úlcera de estômago.

A Semente De Girassol

Como dito anteriormente, a semente de girassol é rica em gordura. Assim, é importante ressaltar que apesar de ser o tipo de gordura que faz bem para o organismo, deve ser consumida moderadamente. Uma porção de 50 gramas que contém aproximadamente 280 calorias é a quantidade diária indicada. Mas a semente não é só importante pela “boa” gordura que tem, pois ela também é rica em potássio (que é bom para os ossos), em cobre (que é um antioxidante essencial para o organismo), em fibras, em fósforo, em selênio (que ajuda a prevenir contra o câncer) e em magnésio (que melhora a asma, pressão alta e enxaquecas). Além disso, é fonte de vitamina E que combate o envelhecimento precoce e também age como um antioxidante junto com o cobre.

Nos lugares que vendem produtos naturais, a semente está disponível de duas formas: sem casca e com casca. Normalmente, a semente que vem com a casca é usada em receitas culinárias como pães, bolachas e arroz integrais. Já a semente sem casca é servida como aperitivo substituindo salgadinhos e suas gorduras saturadas.
Outros elementos que fazem bem para a saúde e estão presentes nas sementes de girassol são os fitoesteróides. Esses compostos têm semelhança química com o que chamam popularmente de “colesterol bom”, que diminui o colesterol ruim do organismo. Assim, na medida em que se consome a semente de girassol, o risco de ter colesterol cai consideravelmente.
Fonte - http://flores.culturamix.com/informacoes/a-semente-de-girassol

terça-feira, 11 de março de 2014

Cupcake Funcional de Espinafre e Semente de Girassol


Cupcake Funcional de Espinafre e Semente de Girassol


A partir de agora o time de chefs que assina a coluna Gastronomia Funcional do Cuecas na Cozinha ganha um reforço especial. A chef Nadia Campeotto, que acabou de desembarcar da Itália, junta-se a um outro colunista da nossa equipe, o chef Marcelo Facini.
Os dois tem desenvolvido um ótimo trabalho com seus cursos de gastronomia funcional, e são procurados não só por intolerantes a glúten ou lactose, mas também por portadores de doenças auto-imunes e inflamatórias ou apenas pelos que desejam aprender novas formas de se alimentar bem.
A regra aqui não é a restrição e sim a expansão para as infinitas possibilidades que a gastronomia funcional proporciona. Há muitas farinhas, leites, ingredientes, temperos, aromas e sabores a serem descobertos.
Bem-vinda chef Nadia Campeotto

Cupcake Funcional de Espinafre e Semente de girassol
Ingredientes
3 ovos orgânicos em temperatura ambiente
½  xícara de chá de biomassa de banana verde
½  xícara de chá de óleo de canola
1 xícara de chá de farinha de arroz
2 colheres de sopa de farinha de quinua
½  xícara de chá de leite de soja
150g de folhas de espinafre
½  cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de sopa de fermento químico
3 colheres de sopa de semente de girassol

Modo de preparo
Coloque o azeite, o alho e a cebola (picados) em uma panela, refogue até que estejam macios e acrescente as folhas de espinafre. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 4 minutos ou até que as folhas estejam macias. Retire a tampa, misture bem e deixe esfriar.
Bater 2 claras em neve com a pitada de sal e reservar.
Bater (com a batedeira ou planetária) as duas gemas e um ovo inteiro até formar uma espuma clara. Adicionar o óleo de canola e bater por 2 minutos, em seguida adicionar a biomassa,  o leite, as farinhas, o sal e por último o fermento.
Despejar o espinafre refogado (frio) na massa e misturar suavemente com as claras em neve.
Colocar a massa em formas para cupcake, decorar com as sementes de girassol e assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos.
Rendimento: 12 cupcakes
Possíveis substituições
- para a farinha de quinua: farinha de grão-de-bico, farinha de amaranto, farinha de mandioca torrada
- para o leite de soja: leite de arroz, leite de amêndoas, leite de painço, leite de macadâmia, leite de inhame.
- para o fermento químico: cremor de tártaro ou bicarbonato de sódio
- para as sementes de girassol: sementes de abóbora ou gergelim
Fonte e Foto - http://cuecasnacozinha.com.br/
Texto na íntegra - http://cuecasnacozinha.com.br/

segunda-feira, 10 de março de 2014

Bolo de Fubá

Bolo de fubá (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)
Bolo de Fubá



Ingredientes

165 g de açúcar;
65 g de margarina;
2 ovos;
125 ml de leite;
150 g de farinha de trigo;
40 g de fubá;
5 g de erva-doce;
10 g de fermento em pó.

Modo de fazer

1 Misture a farinha com o fubá e o fermento em pó. Reserve.
2 Bata a margarina com um batedor globo até que ela amoleça. Continue a bater na velocidade 2 e vá acrescentando o açúcar aos poucos.
3 Adicione os ovos, um de cada vez. Em seguida, despeje o leite, a farinha com fubá e fermento e a erva-doce.
4 Despeje a massa numa fôrma untada com margarina e farinha. Para não transbordar, a massa deve ficar três dedos abaixo da altura da fôrma.
5 Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Sirva com manteiga ou geleia caseira.

Rendimento Serve 6 pessoas
Tempo de preparo 40 min
Receita da Padaria Benjamin Abrahão
07/03/2014 - 09H00 - Por Casa e Jardim
Fonte - http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Bolos-e-biscoitos/noticia/2014/03/bolo-de-fuba.html

domingo, 9 de março de 2014

Suco Rosa






O suco rosa, sucesso na Europa

O ideal é que o suco não seja coado, mantendo as fibras dos ingredientes.

O suco rosa, sucesso na Europa, é a mais nova promessa do mundo fitness. Para ajudá-la a emagrecer, turbinamos a famosa receita que é uma bomba de energia. Docinha, a bebida que normalmente combina beterraba com laranja, agora leva também frutas vermelhas, linhaça, gengibre ou chá de hibisco. "Além da boa quantidade de vitaminas e minerais, essas combinações ajudam a acelerar o metabolismo e desintoxicam, o que também colabora com a perda de peso e diminui a retenção de líquido", explica a nutricionista Mayra Madi. E a beterraba tem ainda óxido nítrico, que ajuda a absorver melhor os nutrientes e melhora o desempenho físico. 
 
O novo queridinho
 
Existem diferentes versões do suco rosa e a nutricionista Mayra Madi dá a receita de uma combinação poderosa da bebida. "O ideal é que o suco não seja coado, mantendo as fibras dos ingredientes. Elas dão sensação de saciedade: assim você come menos. E ainda melhoram a função intestinal", diz.
 
Ingredientes
1 col. (sopa) de beterraba crua + 1 col. (sopa) de goji berry + 1 col. (sopa) de morangos picados + 150 ml de água ou água de coco + 50 ml de suco de laranja
 
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador. Rende 1 copo de 200 ml.
Foto: Getty Images
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/

sábado, 8 de março de 2014

08 de Março - Dia Internacional da Mulher


Parabéns! Parabéns pelo seu, meu, enfim, nosso dia. Dedico este poema a você, que é esta MULHER!



Eu sou aquela mulher

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.

Creio na força imanente
que vai gerando a família humana,
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.

Creio na solidariedade humana,
na superação dos erros
e angústias do presente.
Aprendi que mais vale lutar
do que recolher tudo fácil.
Antes acreditar do que duvidar.



Cora Coralina

(1889-1985)

sexta-feira, 7 de março de 2014

Pirâmide de Brownie

Brownie
Pirâmide de brownie: sua mesa vai ficar linda e saborosa!



Surpreenda a sua família e amigos e prepare uma sobremesa de arrasar com um toque de flores na decoração.

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 1/4 de xícara (chá) de chocolate em pó
. 1 pitada de sal
. 2 xícaras (chá) de manteiga
. 3 xícaras (chá) de açúcar
. 8 ovos
. 2 colheres (chá) de baunilha
. 2 xícaras (chá) de nozes
. Minimargaridas para decorar

Modo de preparo

1. Unte 1 assadeira de 36 x 23,5 cm com manteiga e aqueça o forno em temperatura média.

2. Numa tigela, peneire 1 xícara (chá) de farinha de trigo com metade do chocolate em pó e o sal.

3. Na batedeira, bata uma xícara (chá) de manteiga com metade do açúcar.

4. À parte, bata ligeiramente 4 ovos e junte à manteiga batida com o açúcar.

5. Adicione metade da baunilha e bata novamente.

6. Despeje aos poucos a mistura de farinha, mexendo bem.

7. Junte 1 xícara (chá) de nozes e despeje a massa na assadeira.

8. Alise a superfície e asse por 25 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saio limpo.

9. Repita a operação com os ingredientes restantes para fazer outra receita.

10. Quando os bolos estiverem frios, corte-os em quadrados com 6 cm de lado.

11. Arrume os pedaços cortados até formar uma pirâmide.

12. Nos espaços entre os pedaços, decore com as flores e sirva em seguida.

Foto: Eduardo Delfim
Fonte-