segunda-feira, 3 de março de 2014

Cagaita

Cagaita - Flores
Flores da Cagaiteira

Cagaita
Acima, frutos maduros da cagaita; e abaixo, a cagaiteira, árvore.


A cagaita (Eugenia dysenterica DC) pertence à família Myrtaceae, e é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo mais encontrado nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em cerrados e cerradões. Sua árvore, a cagaiteira, é de porte médio e pode atingir até 10 metros de altura. Na época de sua floração, nos meses de agosto e setembro, a cagaiteira emite flores brancas em abundância, muito perfumadas. A época de frutificação dessa árvore é nos meses de setembro e outubro.

Seus frutos são muito suculentos e consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes. Com sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico. Os frutos da cagaiteira são fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, além de glicídios e proteínas.

A cagaiteira é melífera e sua madeira é utilizada na construção civil. Por ter porte médio e ser muito bonita quando se encontra na época da floração, a cagaiteira é utilizada como ornamentação. Suas folhas são usadas com fins medicinais, pois, ao contrário dos frutos, têm ação antidiarreica. Em Brasília, no Distrito Federal, é comum vermos cagaiteiras enfeitando a cidade, compondo um paisagismo público que agrega beleza e benefícios à população.
Fonte-http://www.mundoeducacao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário