terça-feira, 2 de outubro de 2012

Porto Velho-RO

Aniversário da cidade - 2 de outubro.

bandeira Rondônia
Bandeira de Rondônia
A capital surgiu no começo do século 20, durante a histórica construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, via de escoamento da borracha produzida na região. Desativada, as memórias da estrada estão preservadas no Museu Ferroviário, instalado em um galpão às margens do rio Madeira. No acervo estão tornos, máquinas, móveis, fotografias, livros e documentos, além de uma locomotiva de 1878.

Rio Madeira: Passeio de barco está entre os programas típicos -
Rio Madeira: Passeio de barco está entre os programas típicos - Foto: Luis Olarte - Embratur
A vida noturna também é famosa, concentrando-se na "Calçada da Fama", repleta de bares e boates
Atualmente, a construção de duas hidrelétricas no leito dos rios e a oferta de instituições de ensino faz da cidade uma das mais movimentadas da região.

O principal atrativo de Porto Velho é o passeio de barco pelo rio Madeira. O tour dura 45 minutos e leva à corredeira de Santo Antônio, um dos cartões-postais da capital. Prefira os passeios do final de tarde para curtir o pôr do sol e, quem sabe, ganhar a companhia dos botos, inclusive os cor-de-rosa. A vida noturna também é famosa, concentrando-se na "Calçada da Fama", repleta de bares e boates.

Apesar das avenidas planejadas, a cidade ainda tem muitas ruas de terra, especialmente nos trechos às margens do rio. O clima de cidade do interior é mantido também no Mercado Central, tradicional ponto de encontro dos moradores para tomar café da manhã. Entre as opções cheias de sustança estão mingaus, tapioca, bolos, queijos e frutas típicas.

Para queimar as calorias, aproveite as pistas em meio aos seringais do Parque José Adelino da Silva; ou as trilhas do Parque Natural de Porto Velho, uma área de 200 hectares que oferece ainda zoológico, viveiros, museu, nascentes e cascatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário