terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 de Outubro - Dia Mundial do Pão



Hoje é comemorado o Dia Mundial do Pão, homenagem mais do que justa a este alimento, cuja importância vai muito além da gastronomia. O pão é um alimento presente em praticamente qualquer cultura atual, além de ser uma das preparações mais antigas das quais se tem notícia. Logo, mais do que uma receita, ele foi um grande marco na história das civilizações.

A história dos primórdios do pão ainda é desconhecida e a cada dia são descobertos registros mais antigos de sua existência. Os indícios mais recentes apontam para grãos de amido achados em pedras de moinho na Itália e Leste Europeu, com idade de 30 mil anos. A evidência aponta que já naquela época era preparada uma versão rudimentar e achatada, semelhante ao pão sírio. Tais pães não-fermentados de fato são os mais antigos dos quais se tem notícias, apesar de consumidos até hoje.

Aproximadamente em 10 mil A.C. um fator contribuiu decisivamente para a popularização do pão: o início do período neolítico, marcado pelo advento da agricultura. Com o plantio de grãos e produção de pão em larga escala, foi possível sustentar populações cada vez maiores do que quando os bandos sobreviviam da caça e coleta. Com isso, a humanidade pôde fincar raízes e se definir de forma mais próxima à que conhecemos hoje!

FOTO: Reprodução
Fonte-http://www.salvadorshopping.com.br/
Postado por: Alexandre Takei em 16/10/2012 na categoria Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário