domingo, 8 de abril de 2012

Cuiabá-MT

Aniversário da cidade - 8 de abril.

bandeira Mato Grosso
Bandeira do Mato Grosso


No dia 8 de abril de 1719, Cuiabá foi fundada por Antônio Pires de Campos. Mas a condição de cidade só veio em 1818. Sete anos mais tarde, tornou-se capital do estado de Mato Grosso.
Chamada de "cidade verde", Cuiabá é uma das principais atrações turísticas do estado por abrigar a região conhecida como Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
portalsaofrancisco.com.br



Casarões antigos na Praça da Catedral





Museu Rondon do Índio





Espaço Cultural Arsenal do SescAdicionar legenda




Bacia do rio Cuiabá


Cidade histórica, Cuiabá conserva inúmeros prédios históricos e foi cenário de grandes disputas territoriais, em especial na Guerra do Paraguai. Fundada por bandeirantes paulistas em 1719, a cidade é cortada pelo rio Cuiabá, um dos principais afluentes do rio Paraguai. Foi destino de exploradores e aventureiros em busca de ouro e diamantes.

Hoje em dia é bastante procurada para o turismo de negócios e eventos. A cidade foi escolhida como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 Sua localização é bastante privilegiada, pois está na "porta" da Amazônia, na entrada do Pantanal e a poucos quilômetros da famosa Chapada dos Guimarães. Portanto, Cuiabá e o centro de todas essas atrações. É só escolher a direção.



Centro GeodésicoO ponto mais central da América do Sul foi demarcado pela Comissão Rondon, em 1909. O monumento, que exibe uma placa com as coordenadas da cidade, fica na Praça Moreira Cabral, perto da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Apesar de ser um dos pontos turísticos de Cuiabá, as pesquisas mais recentes indicam que o centro geodésico fica, na verdade, na Chapada dos Guimarães.  
Museu Rondon do ÍndioPossui acervo de várias etnias indígenas, com fotos, livros, artesanato, vestimentas e utensílios. É também um centro de pesquisa, catalogação e valorização da cultura indígena. 
turismobrasil.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário