domingo, 15 de abril de 2012

Cherimoia






Cherimoia
Parecida com a fruta-do-conde, tem polpa cremosa e doce e sementes escuras, que não devem ser ingeridas. O sabor lembra uma mistura de banana, abacaxi, mamão, pêssego e morango - o tutti frutti clássico. Essa fruta encontrada em países sul-americanos fornece vitamina A e muitas fibras.
Foto: Getty Images
mdemulher.abril.com.br


Também conhecida  como Cheremoya e Cherymoya, a Annona Cherimola Mill por nós brasileiros conhecida como Cherimóia, é oriunda dos Andes ocorre espontaneamente  (Equador e Peru).  Calcula-se que os Incas cultivavam cerca de setecentas espécies vegetais, dentre essas espécies a Cherimóia.
Da família das Anonáceas a qual pertencem o Biribá, a Fruta-de-conde, o Araticum, a Graviolae a Atemoia, a Cherimóia esparramou-se desde o século XVIII  por todas as Américas, Europa, Madeira, Índia, Hawaí e demais regiões de clima ameno.  Propagada ao longo dos séculos por sementes, foram aparecendo numerosas variedades que diferem entre si por conta dos pormenores de seu formato, aspecto da casca, época de maturação,   características da polpa e quantidade de sementes.
saudepelasplantas.blogspot.com.b
A cherimóia é um fruto de polpa cremosa, branca, ligeiramente ácida e tem um frescor agradável ao paladar. Embora a cherimóia e seu híbrido, a atemóia, produzam somente uma vez por ano, florescem por diversos meses, sempre propiciando a colheita. São de fácil cultivo comparadas às outras plantas frutíferas, e pouco atingidas por parasitas. A cherimóia e a atemóia já podem ser consideradas a pinha da região sul. 
todafruta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário