terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jenipapo


Olá, como vai ?
Vamos conhecer um pouco sobre essa fruta de sabor inebriante.
Desejo a você um lindo dia! 

Jenipapo, em tupi-guarani, significa "fruta que serve para pintar". Os índios usavam o suco da fruta para pintar o corpo. A pintura permanecia vários dias e ainda protegia contra os insetos.

Flor do jenipapo


Jenipapo... floresce em abril e maio, com sua floração amarela contrastando com as folhas verde escuro. Os frutos amadurecem de novembro a fevereiro. Fruteira indígena, o jenipapeiro tem importância ecológica para o repovoamento de animais da fauna brasileira, sendo muito útil para plantio em áreas brejosas degradadas, crescendo com mais facilidade em regiões de clima quente, como os Estados do Nordeste e do Norte do Brasil. 



O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite, indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C. 

O jenipapo é uma planta nativa do Brasil, pertencente a mesma família do café (Rubiaceae). Tem sido encontrado em toda faixa tropical de nosso país, de São Paulo até a região amazônica, podendo atingir de 8 a 14 metros de altura. Sua ocorrência esta associada a solos úmidos e de boa fertilidade podendo atingir até três metros em dois anos.


Fruto-Sua polpa tem cheiro forte e é comestível,  mas é mais apreciada na forma de compotas, doces,  xaropes, bebida refrigerante, bebida vinhosa e licor.

Apesar do frutos serem muito utilizados na forma de doces, licores e fermentados e citados popularmente como afrodisíacos, ele ainda não é cultivado em lavouras. Quase toda produção é originária do extrativismo. Poucas pesquisas são atualmente realizadas com esta espécie, concentrando-se principalmente, na área de botânica, de sementes e de produção de mudas.



Fonte-http://www.ecologio.com.br/
Fonte-http://revistagloborural.globo.com/
Fonte-http://www.espacoecologiconoar.com.br/

Curiosidade: Hoje, comemora-se: 

  1. Dia Nacional do Aposentado  
  2. Dia da Constituição Brasileira                                                                    





Nenhum comentário:

Postar um comentário