terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Brigadeiro - Orígem

detalhe receita


O Brigadeiro surgiu de uma campanha eleitoral. Hoje é um docinho que não pode faltar nas festas de aniversário e nem mesmo quando junta toda a galera. Um doce simples e muito conhecido é passado de geração para geração.
Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''. Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado. 


Brigadeiro

Ingredientes:

1 lata de Leite MOÇA
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o Leite MOÇA com o  chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

DICA:

- Símbolo da culinária brasileira, o Brigadeiro tradicional é enrolado e coberto com chocolate granulado.

Fonte - https://www.nestle.com.br 
Por Raquel Stapait



Curiosidade: Hoje, comemora-se:
  1. Dia dos Tribunais de Contas do Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário