terça-feira, 2 de setembro de 2014

Toucinho do Céu

Olá, como vai você?
O Toucinho do Céu é um doce tradicionalmente português, de origem conventual.

Toucinho do Céu
Ingredientes

Calda
200 ml de água;
400 g de açúcar;

Massa
11 gemas;
4 ovos inteiros;
200 g de amêndoas trituradas;
1 colher (sopa) de amido de milho;
1/2 tampa de essência de amêndoas;
Manteiga para untar e farinha de trigo para enfarinhar a fôrma;
Açúcar de confeiteiro;
30 ml de vinho do Porto;

Modo de fazer

Calda
1 Leve ao fogo a água e o açúcar e deixe engrossar a calda até o ponto de fio. Tire do fogo e reserve.

Massa
1 Coloque as gemas, os ovos, as amêndoas, o amido de milho e a essência na batedeira e bata por aproximadamente 2 minutos.
2 Transfira a mistura para uma panela, adicione a calda e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. A massa irá formar uma espuma. Quando essa espuma sumir, é o sinal de que a massa está no ponto certo. Apague o fogo.
3 Forre uma fôrma de fundo removível com papel-alumínio (somente o fundo), unte-a com manteiga e farinha de trigo. Acrescente a mistura da massa e cubra com outra camada de papel-alumínio.
4 Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC. Dica: coloque uma fôrma retangular com água na parte inferior do forno, para que a massa cozinhe com o vapor. Quando o toucinho estiver soltando das bordas da assadeira, estará no ponto. Retire a cobertura de alumínio e deixe assar por mais 10 minutos.
5 Tire do forno e deixe esfriar. Depois, desenforme o toucinho e vire-o ao contrário, de forma delicada para não quebrá-lo, desgrudando o alumínio. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o doce e sirva cada porção com 2 colheres (sopa) de vinho do Porto. 

Fonte - http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Bolos-e-biscoitos/noticia/2014/02/toucinho-do-ceu1.html
Receita de Ilda Vinagre, do A Bela Sintra  |
Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)
Rendimento 10 porções
Tempo de preparo 50 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário