sexta-feira, 5 de outubro de 2012

São Benedito - Protetor dos Cozinheiros







São Benedito, nasceu na Itália e era Capuchinho. No Covento onde morava uma das funções que exerceu foi a de cozinheiro.
Ele se preocupava com os mais pobres que não tinham nem o alimento diário e procuravam o Covento em busca de ajuda. São Benedito movido pelo amor ao próximo retirava alguns alimentos do Covento, escondia-os dentro de suas roupas e levava-os para os famintos.
"Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Covento o surpreendeu e perguntou: "Que escondes aí, embaixo deste manto, irmão Benedito?" E o santo humildemente respondeu: "Rosas, meu senhor!" e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que seuspeitava o Superior". (Fonte: Wikipédia)
Existe dois tipos de imagens de São Benedito: uma que tem o Menino Jesus no colo e a imagem que carrega flores nas mãos, que simboliza o primeiro milagre, a transformação de alimentos em flores.
O santo negro conquistou o coração dos brasileiros e se tornou muito popular. Em muitas cozinhas brasileiras não falta a imagem do santo. Patrono de todas as cozinheiras e cozinheiros.
Entre as panelas de cobre próprias para peixe, panelas francesas Le Creuset, facas alemãs, pratos e copos antigos a Chef de Cozinha, Carole Crema, exibe uma imagem de São Benedito. "Ele não sai daí por nada. É o santo protetor das cozinheiras", disse ela com devoção. (Fonte: Bempará - O Portal Paraense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário