segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Brotos na Alimentação


vantagens de incluir brotos na alimentacao Vantagens de incluir brotos na alimentação
Vantagens de incluir brotos na alimentação:

Leve, saudável e de baixas calorias, os brotos são uma excelente e nutritiva opção para incrementar a dieta deixando-a mais saudável e gostosa.

Muito comuns nas culinárias orientais e indianas, o consumo de brotos tem crescido muito no Brasil como complemento de saladas, sanduiches, farofas, sucos, molhos e em diversas receitas.

Para quem não abre mão de ter uma alimentação saudável e equilibrada, os brotos são uma excelente opção para incrementar o cardápio.

Saudáveis, leves, naturais, nutritivos, ricos em minerais como fósforo, magnésio, zinco e cálcio, os brotos possuem baixas calorias, auxiliam no funcionamento do intestino e ainda proporcionam a sensação de saciedade que ajuda na perda de peso.

Na realidade, os brotos são uma planta em seu estágio inicial de desenvolvimento, a germinação, momento em que as proteínas, carboidratos e gorduras são decompostas respectivamente em aminoácidos, açúcares e ácidos graxos, ficando mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo.

Existe uma grande variedade de brotos disponíveis para consumo, sendo que os mais comuns são os de feijão, bambu, alfafa, quinua, brócolis, trigo, girassol, trevo e ervilha. Cada um deles possui propriedades nutritivas diferentes que variam conforme o tipo.

Confira alguns dos benefícios da inclusão de brotos na alimentação:

    Sua ação antioxidante protege as células contra a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele.
    Ricos em fibras, colaboram com o bom funcionamento do intestino e também dos pulmões.
    Melhoram a disposição física e suas vitaminas e antioxidantes combatem o cansaço e o estresse.
    Colaboram com a liberação de toxinas do organismo e com o bom funcionamento do fígado.
    Melhoram as defesas imunológicas do organismo contribuindo para a recuperação de gripes e resfriados.
    Por possuir clorofila, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de desintoxicar o organismo e participar do processo de renovação de células e tecidos deixando a pele lisa e luminosa.
    Os brotos possuem vitamina C aumentada em 600% e vitamina E e betacaroteno triplicados, substâncias antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.
    As enzimas favorecem a multiplicação das vitaminas e dos minerais e facilitam a digestão.
    Especialmente os brotos de trigo e soja, possuem leucina, valina e isoleucina, aminoácidos da cadeia ramificada que formam o BCAA, importante para a recuperação e ganho de massa magra depois de exercícios com carga.
    O broto de brócolis possui alto teor de suforafano, substância que aumenta a resitência à carcinogênese e reduz a incidência de tumores.
    Podem ser utilizados como complemento na dieta de crianças e também de atletas.
    Podem fazer parte da dieta de pessoas com doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças vasculares, mas no caso de doenças renais, por possuírem alto teor de potássio, a ingestão de brotos não é recomendada.

O broto dura aproximadamente 7 dias, mas quanto mais rápido for o seu consumo, maior será o potencial de aproveitamento de seus nutrientes.

A maioria dos brotos pode ser consumida crua, com exceção do broto de soja, que contém toxinas liberadas pelo cozimento. Pessoas que sofrem de Lúpus não devem consumir brotos de alfafa, pois isso pode desencadear o aparecimento dos sintomas da doença.

A seguir, sugerimos duas receitas práticas e deliciosas feitas com brotos para você se inspirar e quem sabe incorporar esse alimento à sua dieta.

Salada de Brotos

Ingredientes


    1 xícara de brotos de trigo
    1 xícara de brotos de grão-de-bico
    2 colheres de sopa de salsa picadinha
    1 colher de sopa de shoyo
    3 colheres de sopa de azeite extravirgem
    1 colher de sopa de suco de limão

Preparo

Misture os brotos com a salsa e demais condimentos. Adicione os líquidos por último. Arrume tudo sobre pedaços de alface e sirva imediatamente.

Broto de Feijão Refogado
Ingredientes


    5 xícaras de broto de feijão (moyashi) lavado
    3 colheres de sopa de óleo
    1/2 cebola picadinha
    2 dentes de alho picadinho
    Sal à gosto
    Pimenta-do-reino a gosto
    1 xícara de salsinha com cebolinha picadinha

Preparo

Coloque o óleo em uma panela e frite o alho e a cebola. Acrescente o moyashi, o sal e a pimenta-do-reino e deixe refogar. Desligue o fogo e salpique a salsinha e a cebolinha. Sirva quente.

Como você pode perceber, incluir os brotos na alimentação não é difícil e pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde. Comece aos poucos a trazer os brotos para sua dieta e aproveite tudo de bom que este alimento pode oferecer.


Fonte - http://www.dicasdemulher.com.br/vantagens-de-incluir-brotos-na-alimentacao/
Por Daniela Azevedo
2 de janeiro de 2013 13:30
Foto: Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário